Ministério da Saúde abre inscrições para 70 técnicos de enfermagem

Saiu o edital do novo processo seletivo do Ministério da Saúde, com 70 vagas temporárias para o cargo de técnico de enfermagem.

Autor:
Publicado em:17/04/2020 às 07:03
Atualizado em:17/04/2020 às 07:03

O edital do novo processo seletivo do Ministério da Saúde foi publicado no dia 17 de abril, no Diário Oficial da União. Como antecipado por FOLHA DIRIGIDA, são oferecidas 70 vagas temporárias para técnicos de enfermagem, no Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro. As inscrições foram abertas nesta segunda, 20.

Para concorrer, é necessário ter o nível médio completo mais o curso técnico na área. A exigência do curso não consta no edital, no entanto, os profissionais devem ter o registro regular no respectivo conselho de classe, sendo assim, no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

O prazo de validade dos contratos será de seis meses, com possibilidade de prorrogação, desde que devidamente justificada pelo Ministério da Saúde. Os aprovados na seleção receberão uma remuneração mensal de R$2 mil.

Confira o edital do Ministério da Saúde

Acesse o edital


[VIDEO id="9203"]
 

Inscrições abertas até 30 de abril

As inscrições para a seleção do Ministério da Saúde foram abertas nesta segunda, 20 de abril, no site do Núcleo do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Nerj). Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de abril. Não há taxa de inscrição.

O candidato deve preencher todos os campos solicitados no formulário, anexando ao final seu currículo para a avaliação. Os aprovados deverão comprovar todos os documentos informados no ato da inscrição.

Somente poderão ser contratados os candidatos que estiverem devidamente inscritos no processo seletivo. As convocações não têm data definida.

No entanto, os candidatos selecionados serão convocados via endereço eletrônico cadastrado no ato da inscrição, sendo, de inteira responsabilidade do concorrente a verificação de seu e-mail e atualização deste, se for o caso.

Sai novo edital do Ministério da Saúde (Foto: Departamento de Gestão Hospitalar/SAS MS)
Sai edital do Ministério da Saúde, com 70 vagas de técnico de enfermagem
(Foto: Departamento de Gestão Hospitalar/SAS MS)


Os contratados irão atuar na assistência ao enfermeiro no planejamento, programação e orientação das atividades de enfermagem, além de prestar cuidados diretos de enfermagem e atuar na prevenção e no controle sistemático da infecção hospitalar e nos protocolos de segurança do paciente.

Os técnicos ainda deverão prestar cuidados de enfermagem no pré e pós operatórios, circular em sala de cirurgia e instrumentar, executar atividades de desinfecção e esterilização, organizar o ambiente de trabalho e dar continuidade aos plantões, além de realizar demais atividades inerentes ao cargo.

Ministério da Saúde pode abrir mais 8 mil vagas

Como adiantado por FOLHA DIRIGIDA, está em tramitação no Ministério da Economia um pedido de autorização para uma nova seleção de ingresso nos hospitais federais do Rio de Janeiro. A solicitação, a princípio, era para 4 mil vagas temporárias.

Porém, com o avanço do Coronavírus no país, o Ministério da Saúde aumentou a oferta para 8 mil vagas. O empasse, no momento, é a liberação do orçamento para abertura do processo seletivo.

A decretação do Estado de Calamidade Pública da União, por sua vez, pode ajudar para que o orçamento seja liberado de forma mais rápida.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

 

As informações foram confirmadas à FOLHA DIRIGIDA pela Assessoria de Imprensa do Nerj. É esperada que a nova seleção contemple o cargo de médico e as áreas de Enfermagem e Administrativa.

Os trâmites para o edital já estão em elaboração, porém dependem da liberação do orçamento pelo Governo Federal para serem concluídos. Desde março, são realizadas reuniões com o Ministério da Economia com este objetivo. 

O processo seletivo servirá para recompor o quantitativo de profissionais nas seis unidades do Ministério da Saúde na capital fluminense, sendo elas: Bonsucesso, Andaraí, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado.