O que a OAB faz? Entenda a importância da instituição!
Para além da responsabilidade para com o Exame da Ordem, a OAB é quem fiscaliza e orienta o exercício da advocacia. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:10/08/2020 às 05:00
Atualizado em:10/08/2020 às 05:00
Criada em 1930, com a publicação do Decreto 19.408/30, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a instituição máxima de representação da classe profissional dos advogados, mas você sabe o que ela faz?
Além de ser responsável pelo Exame da OAB - que possibilita que bacharéis de Direito exerçam a função de advogado -, a Ordem dos Advogados é a entidade que fiscaliza e orienta o exercício da advocacia.
Segundo o artigo 44 do Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/94), a instituição é um "serviço público, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, [e] tem por finalidade":
I. defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas;
II. promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.
Para o advogado, a entidade garante o direito de: exercer a profissão em qualquer lugar; se comunicar com o cliente em qualquer ocasião; acessar qualquer repartição judicial; apontar irregularidades em audiências e julgamentos; examinar qualquer processo que não seja sigiloso; e, em caso de acusação, se manter livre até julgamento.
A instituição não é só importante para os profissionais da área, mas também para sociedade como um todo. Isso porque a advocacia é indispensável para a administração da Justiça e para a manutenção da democracia.
OAB fiscaliza e orienta o exercício da advocacia no país
(Foto: Divulgação/OAB)
Composição da OAB
A Ordem dos Advogados está presente em todos os estados do país. De acordo com as Leis 4.215/63 e 8.906/94, a OAB é composta da seguinte maneira:
Conselho Federal
Sediado em Brasília, o conselho federal é a instância superior da OAB. Entre os seus deveres, se destacam a luta pelos interesses da profissão e zelo pelo cumprimento do Código de Ética da Advocacia.
Conselhos Seccionais
São os conselhos sediados em cada estado do país, além do Distrito Federal. Cada um deles é responsável por exercer as funções atribuídas ao Conselho Federal, porém dentro da sua unidade federativa.
Quer preparação para a OAB?
Subseções
Cada conselho seccional possui subseções - distribuídas em seus territórios -, com objetivo de cumprir as finalidades da OAB dentro da área de jurisdição.
Caixas de Assistência dos Advogados
As caixas de assistência dos advogados são órgãos assistenciais destinadas a prestar assistência aos profissionais em cada unidade federativa.