O que é concurso unificado? Entenda como funciona a modalidade

Entenda o que é um concurso unificado e como funciona essa modalidade de seleção pública.

Concursos Previstos
Autor:Fernanda Gomes
Publicado em:18/10/2023 às 14:01
Atualizado em:18/10/2023 às 15:15

Concurso unificado: o termo tem estado em alta nos últimos meses, mas você sabe o que significa e como isso impacta as seleções e a vida do concurseiro?


Entenda agora!


O que é concurso unificado?

O termo é realmente o que parece! Significa que será feita uma única seleção para diferentes áreas ou instituições públicas.


Ou seja, em vez de divulgar separadamente editais, em períodos diferentes, com inscrições diferentes, com provas diferentes e regras para cada um, se optou por reunir as vagas e divulgar conforme um único concurso.


Esta modalidade, porém, não é tão comum no serviço público. Para isso, é utilizado um regulamento, que estabeleça com clareza as regras que serão aplicadas. 


É também preciso que as instituições que irão participar sejam da mesma esfera (municipal, estadual ou federal). 


Para entender o concurso unificado, pode se pegar como exemplo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), onde uma única prova é aplicada aos estudantes, sendo válida como vestibular de entrada em diferentes universidades. 


O que quer dizer edital unificado?

O edital unificado é o documento que vai trazer todas as informações do concurso. 


Entre elas: quantidade de vagas, requisitos para participar, período de inscrições, salários oferecidos, informações das provas e outras necessárias para a seleção. 


Um concurso chamado unificado pode divulgar mais de um edital unificado, separado por áreas ou carreiras, por exemplo, porém todos fazem parte daquele único processo seletivo. 


Exemplos de concursos unificados na prática

Atualmente temos dois concursos unificados conhecidos. Um deles é o da Justiça Eleitoral: o concurso TSE Unificado. 


Este concurso vai trazer as vagas de 25 Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) pelo Brasil em dois editais, um para técnico e um para analistas.


Portanto, no lugar de cada estado abrir concurso separado para seu TRE, isto será feito ao mesmo tempo, com as mesmas regras aplicadas aos candidatos. 


Este tipo de concurso já foi feito pela Justiça Eleitoral, sendo o último em 2006.


Concurso Nacional Unificado


A novidade de 2023 foi o anúncio do Governo Federal sobre o Concurso Nacional Unificado. Este concurso vai trazer vagas para 22 órgãos públicos da esfera Federal.


Serão oferecidas mais de 6 mil vagas, que estão divididas em blocos temáticos conforme áreas e carreira.


O governo decidiu por reunir boa parte dos concursos autorizados para 2023 e realizar a seleção desta maneira única. Para isso, foi publicado em setembro o regulamento apontando as regras. 


De acordo com o governo, entre os objetivos está democratizar o acesso ao serviço público. O candidato poderá escolher vagas dentro de uma área (bloco temático) pagando uma única inscrição.


Neste concurso, haverá vagas para níveis médio e superior.


O Concurso Nacional Unificado também está sendo chamado de Enem dos concursos, já que os candidatos participaram de uma seleção concorrendo à vaga em diferentes órgãos.


Veja quais os órgãos e as vagas que serão oferecidas e todas as informações sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU) em um só lugar!

Baixe aqui o ebook GRATUITO "Guia do Concurso Nacional Unificado"