O que estudar para as provas do concurso MPU? Confira!

Ministério Público da União prepara novo concurso MPU para cargos dos níveis médio e superior. Confira o que vai nas provas!

Concursos Previstos
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:17/08/2023 às 07:12
Atualizado em:16/08/2023 às 15:13

Um novo concurso MPU deve ter edital em breve, de acordo com informações obtidas pela equipe de jornalismo da Folha Dirigida por Qconcursos. A previsão é de seleção em agosto e provas em outubro.


No entanto, os candidatos que não querem perder tempo na preparação pode conferir o que foi cobrado no último edital de concurso do Ministério Público da União.


A expectativa é que o novo edital contemple oportunidades para os cargos de técnico e analistas, de níveis médio e superior.


Ainda de acordo com o jornalismo Folha Dirigida por Qconcursos, o processo de escolha da banca organizadora já foi iniciado e algumas instituições já demonstraram interesse em organizar a seleção.


Com os preparativos avançando, é preciso dar um gás nos estudos e mesmo que as especialidades contempladas não tenham sido oficialmente confirmadas, a expectativa é de que o MPU ofereça vagas nas áreas de Polícia Institucional, Tecnologia da Informação e Perícia.


+ Leia também → Concurso MPU 2023: saiba tudo sobre cargos, requisitos e salários


Materiais gratuitos


Comece a estudar gratuitamente com o Qconcursos:


Resolva mais de 7 mil questões do concurso MPU

Resolva provas de concursos anteriores


O que foi cobrado no último edital do concurso MPU?


Para manter a preparação aquecida, os interessados no próximo concurso MPU podem ter como base o último edital publicado. A seleção foi realizada em 2018 e ofereceu vagas para técnico, na área de administração, e analista, na área de Direito.


A expectativa é de que o conteúdo, principalmente a de Conhecimentos Básicos, não passe por muitas alterações. Já Conhecimentos Específicos pode variar de acordo com a área.


No caso da última seleção realizada foi cobrada uma prova objetiva com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. O organizador foi Cebraspe. Os analistas ainda tiveram que passar por uma prova discursiva.


Conforme o edital de 2018 para todos os cargos as disciplinas de Conhecimentos Básicos foram


  • Língua Portuguesa
  • Acessibilidade
  • Ética no Serviço Público
  • Legislação Aplicada ao MPU e ao CNMP


Já em Conhecimentos Específicos da área de Direito foram cobradas as disciplinas de:


  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Direito do Trabalho
  • Direito Processual do Trabalho
  • Direito Civil, Direito Processual Civil
  • Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Direito Penal Militar
  • Direito Processual Penal Militar


Já para o cargo de técnico em administração foram cobrados conteúdos específicos de:


  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Administração
  • Noções de Arquivologia
  • Noções de Administração Orçamentária, Financeira e Orçamento Público


+ Leia também → Concurso MPU: Orçamento prevê mais de 180 nomeações em 2024


Quais serão os cargos do próximo concurso MPU?


As áreas que serão contempladas no próximo edital do Ministério Público da União ainda não foram reveladas. No entanto, movimentações internas do MPU apontam para:


  • Polícia Institucional do MPU;
  • área de Tecnologia da Informação; e
  • área de Perícia.


Polícia Institucional do MPU


A Polícia Institucional do MPU é a área que tem maior chance de ser contemplada no próximo edital. Isso porque o procurador-geral da República, Augusto Aras, já afirmou que as vagas para policiais do MPU está previsto para 2023. 


A portaria que criou a Polícia do MPU foi publicada em 2022. O objetivo do MPU é diminuir a necessidade do apoio de policiais militares, civis e federais, além de soldados das Forças Armadas, para proteção de membros e servidores. 


Ainda de acordo com o texto, os atuais servidores que exercem funções de segurança no órgão e que estão lotados em unidades desta área passam a ser denominados agentes e/ou inspetores da polícia do MPU. 


Ainda não é possível cravar quais serão os requisitos para ocupar o cargo. Em breve as exigências devem ser confirmadas pelo órgão.


Analista da área de Tecnologia da Informação


Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, a Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Trabalho PT confirmou os preparativos d eum concurso para a área de Tecnologia da Informação (TI).


Servidores de Tecnologia da Informação também integram a comissão organizadora do próximo concurso MPU. O que colabora com a estimativa de que essa área estará no edital. Outras especialidades ainda podem constar na seleção.


Área de Perícia


Em vídeo publicado nas redes sociais, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, disse que existem tratativas, com a Procuradoria-Geral da República (PGR), para que o concurso seja realizado este ano.


Além disso, informou que um novo edital para peritos e servidores em geral está em estudo.


No caso do MPT, seriam direcionadas vagas para analista do MPU - Perícia e outras áreas. 


"Estamos em tratativas com a PGR para realizar concurso público para perito específico para o MPT, bem como servidores em geral. Com previsão, inclusive, de realização em 2023", disse o procurador-geral do Trabalho, que busca a recondução ao cargo. 


Último concurso MPU segue válido, mas não impede novo edital


O último concurso MPU foi realizado em 2018 e contemplou os cargos de técnico de Administração e analista em Direito. Além disso, segue com a validade em andamento.


As áreas até podem estar no próximo edital, porém o órgão precisará nomear, primeiro, todos os aprovados dessa seleção, antes de convocar os futuros aprovados. 


É importante ressaltar que ao ser aprovado no concurso MPU, é possível ter lotação nos quatro ramos do órgão: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).