O que pode ser cobrado em Direito Constitucional do concurso TJ RJ?

Competências do STF e do STJ, além das competências Legislativas e Administrativas dos entes Federativos devem cair no concurso TJ RJ.

Autor:
Publicado em:25/02/2020 às 05:21
Atualizado em:25/02/2020 às 05:21

 

"Constituição Federal de 1988 e seus artigos em sua literalidade, que é a base para todo o estudo de direito Constitucional", disse o professor.

Com isso, o professor comentou quais os tópicos que costumam apresentar o maior nível de dificuldade aos candidatos. Dentre os que são considerados complexos da disciplina, ele cita dois:

  • Competências do STF (artigo 102 da Constituição Federal) e do STJ (artigo 105 da Constituição Federal); e
  • Competências Legislativas e Administrativas dos Entes Federativos (União, Estado, DF e Municípios) - do artifo 21 ao 32 da Constituição Federal.

Para que a história mude e os conteúdos que são considerados mais difíceis possam ter um nível mais regular de dificuldade, o professor aconselha que os estudantes realizem uma grande quantidade de questões sobre esses temas.

"Assim irão observar como o Cebraspe costumam cobrar esses assuntos em suas provas, aumentando assim a chance de acertos", comentou André.

Como aproveitar o carnaval para estudar Direito Constitucional?

O edital do concurso TJ RJ já tem data prevista para ser publicado. O documento com todas as regras deverá ser divulgado no Diário Oficial do tribunal na próxima sexta-feira, 28, com os prazos e instruções para participar da seleção.

Partindo dessa premissa, o professor André Garcia comenta que a expectativa pelo edital nos próximos dias deve levar o candidato a uma concentração maior nesse carnaval. Segundo ele, a sua dica é para que reservem boa parte do feriado para estudar e seguir o cronograma de estudos que já tenha montado.

André comenta ainda que esse é o preço a ser pago para que o sonho possa se tornar realidade. Abdicar de alguns momentos e se concentrar em uma preparação eficar fazem parte de um processo produtivo. 

Além disos, ele comenta sobre não deixar de aproveitar esse período para planejar as próximas ações e metas, pois, considera que planejamento e organização são as bases que norteiam a aprovação.

"O feriado prolongado é um excelente período para se concentrar nos estudos e é muito importante que os candidatos façam uma programação para potencializar sua preparação durante os dias de folga, principalmente para quem trabalha e tem pouco tempo para se dedicar."

Saiba tudo sobre o concurso TJ RJ 2020

(Foto: Diego Santos)
Direiro Constitucional será umas disciplinas do concurso TJ RJ 2020
(Foto: Diego Santos)

Característica da banca vai além da letra de lei

O próximo concurso para servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro já tem banca organizadora definida. O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) foi o escolhido para realizar as principais etapas e receber as inscrições da seleção da área de apoio.

Perguntado sobre as principais características da banca para a disciplina de Direito Constitucional, o professor André Garcia comenta que a principal é que vai muito além da simples 'decoreba' ou a famosa 'letra de lei'.

Ele diz que o modelo de prova adotado pelo Cebraspe traz muito mais o aspecto da contextualização e interdisciplinaridade. Dessa forma, pede que o candidato tenha um conhecimento amplo da matéria, além do básico no que consiste fixar os principais tópicos.

"É preciso ter um conhecimento amplo, incluindo, também, a doutrina, jurisprudência e as súmulas do STF."

A importância de se antecipar ao edital

Se antecipar ao edital é uma das principais características de um concurseiro, que acompanha todas fases pré-edital e aproveitam o tempo de especulações para dar aquels gás nos estudos. Segundo André, essa cultura adotada deve ser mantida e aprimorada, pois auxilia e proporciona melhor rendimento aos candidatos.

Ele explica que a antecedência permite que o candidato tenha segurança na hora de estudar com mais tranqulidade, além de fazer com que o o processo seja ainda mais efetivo. Isso porque ele terá um tempo ainda maior para estudar boa parte de um conteúdo programático que costuma ser extenso.

Confira mais dicas para as provas do concurso TJ RJ

✎ Professor ensina como estudar Português para o concurso TJ RJ 2020
✎ Concurso TJ RJ: como estudar para prova de raciocínio lógico?
✎ Concurso TJ RJ: confira dicas de estudo para Direito Administrativo

André ainda comente sobre as chances de ampliar o sucesso no dia da prova objatica, pois larga na frente com relação aos candidatos que não adotam este método.

"Se você faz parte das pessoas que estudam antecipadamente, parabéns. Se não faz, chegou o momento de mudar essa mentalidade e começar agora mesmo."

Sobre o melhor médoto de estudos para quem já está na corrida contra o tempo, o professor cita a Constituição Federal de 88, que deve estar em mãos para todo o concurseiro que fará concurso que cai Direito Constitucional. 

Ela, segundo ele, será sempre a base dos estudos dessa disciplina. No entanto, recomenda ainda um bom material didático de orientação profissional com acompanhamento teórico mais aprofundado. Sua dica é sublinhar e anotar as informações mais relevantes, que podem virar um material de resumo para reviões futuras.

"Resolva provas de concursos anteriores, de mesmo nível de escolaridade e, de preferência, de área similar àquela para a qual o candidato está se preparando. Isso permitirá ao candidato perceber se o estudo está sendo adequado ou se algum assunto deva ser aprofundado. E não se esqueça, a aprovação em um concurso público depende de dedicação,pois não conheço ninguém que conseguiu realizar seus sonhos sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes."

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas