O que priorizar em Língua Portuguesa no concurso Bombeiros RJ?

Com banca ainda a ser contratada, o concurso Bombeiros RJ para temporários de nível médio deve ter edital publicado ainda este ano.

Autor:
Publicado em:20/10/2020 às 10:58
Atualizado em:20/10/2020 às 10:58

Concurso terá etapa física antes das provas objetivas


O ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, coronel Roberto Robadey Jr., chegou a confirmar as etapas de seleção. Na ocasião, o comandante disse que a primeira fase contará com uma corrida de 5 km, em que os candidatos serão monitorados por chip e filmagens.

Nesta fase, serão aprovados até três vezes o número de vagas previsto no edital. Sendo assim, até 15 mil candidatos serão habilitados para as provas objetivas, que contará com questões de Português e Matemática. No entanto, o quantitativo de questões não foi informado.

Caso a estrutura do último concurso para soldado efetivo, realizado em 2014, seja mantida, os candidatos terão que resolver 40 questões, sendo 20 para cada disciplina (Matemática e Língua Portuguesa).
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Sobre a realização da avaliação física antes da prova objetiva, a professor Nívia Xavier acredita que a decisão seja para "enxugar" o número de candidatos, em um primeiro momento.
 

“Logo, haverá aí uma pré-seleção de candidatos para a prova objetiva, segunda etapa, pois o número de pessoas inscritas neste concurso será alto.”


+ Leia também → Por que o edital do concurso PF deve sair na frente da PRF? Veja 4 motivos!


Como se preparar para as questões de Língua Portuguesa?


A seleção para temporários no Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro ainda está em processo de escolha da banca organizadora. Então, como estudar para o concurso, que promete ser bastante concorrido?

Segundo Nívia Xavier, o programa do último concurso Bombeiros RJ para o cargo de soldados pode ser utilizado como guia para os estudos, mesmo tendo sido uma seleção para efetivos.
 

"A melhor referência de estudos para essa seleção de temporários é o programa do último concurso, porque é o que temos de mais recente como base de estudos. Portanto, estudar por ele é um caminho para quem almeja conseguir essa vaga. Ainda que não haja uma organizadora definida, se os candidatos estudarem pelo último programa e também os conteúdos mais recorrentes cobrados em concursos, haverá uma grande chance de não serem surpreendidos quando o nome da organizadora sair.”


Em relação a quantidade de questões que podem ser cobradas na prova de Língua Portuguesa, a professora acredita que seguirá os moldes da última seleção e que talvez possa ter diferenças quanto ao nível de dificuldade.
 

"É difícil de imaginar que eles aumentem o quantitativo de questões, mas também não acho que farão uma redução. No meu ponto de vista, eles devem manter as 20 questões, como no concurso anterior e, talvez, modificar o nível das questões cobradas nesta seleção de temporários."


+ Leia também → É possível conciliar os estudos para investigador da PC RJ e PC PA?
 

Especialista aponta assuntos que podem estar na prova para temporários (Foto: CBMERJ)
Especialista aponta assuntos que podem estar na prova para temporários
(Foto: CBMERJ)


Tópicos que podem ser cobrados em Língua Portuguesa


Ainda sem uma banca definida e por ser uma nova forma de ingresso no Corpo de Bombeiros RJ, o que deve ser cobrado na seleção? Iniciar a preparação para o concurso com antecedência é essencial e pode ser o diferencial para a aprovação.

Nívia Xavier orienta para o tópico de Interpretação e Compreensão Textual. Para a professora esse será o assunto destaque na avaliação.
 

"Ao observarmos as provas de Língua Portuguesa nesses últimos concursos, notamos assuntos recorrentes sendo cobrados pelas mais diversas bancas de seleção. Isso significa dizer que pontos cruciais como interpretação e compreensão textuais devem ganhar destaque, a fim de avaliar a capacidade de interação social do candidato com o meio, bem como a capacidade de interpretar e compreender os textos e comandos das questões. Por isso, o quantitativo de questões cobradas é maior."


+ Leia também → O que a pandemia pode ensinar sobre a preparação a longo prazo?


Parte gramatical também deve ser estudada


A especialista em Língua Portuguesa orienta aos candidatos a não menosprezarem a parte gramatical. Nina aponta os assuntos que podem ser cobrados nesta parte da prova.
 

"Podemos contar com questões que versem sobre o uso dos pronomes demonstrativos e relativos, o Novo Acordo Ortográfico, assim como questões que explorem a conjugação, modo e os tempos verbais. Acredito também em questões sobre os valores semânticos dos conectivos (conjunções e preposições), regência, concordância e pontuação. Por fim, acredito que os valores morfológicos do “que” e do “se” podem ser a grande surpresa da prova objetiva desse processo de seleção."


+ Leia também → 5 dicas para desenvolver inteligência emocional para concursos
 

Concurso Bombeiros RJ deve oferecer 3 mil vagas


Apesar da troca de comando, o novo concurso para temporários não deve sofrer impactos. Em resposta à Folha Dirigida, os Bombeiros RJ informou que o atual comandante, coronel Leandro Monteiro, ainda está conhecendo de perto as demandas dos militares, da sociedade e está se inteirando de todos os projetos que estão em andamento no CBMERJ.
 

"Entretanto, nenhum projeto viável, importante e desejado pela população e pela corporação será abandonado", disse a corporação.


A seleção deve oferecer 3 mil vagas, segundo o ex-comandante Roberto Robadey Jr. O edital era esperado para este mês de outubro. No entanto, ainda é preciso aguardar os novos direcionamentos da CBMERJ.

No entanto, em contato com o Corpo de Bombeiros do Estado, a corporação já informou que o edital "está em fase de conclusão". A banca organizadora ainda está em definição.

Assim, a possibilidade do edital sair em outubro fica um pouco mais distante, mas ainda é possível que saia até o fim deste ano. Somente após a escolha da organizadora e assinatura do contrato é que o documento poderá ser publicado.

As oportunidades deverão ser para soldados temporários. Neste caso, as vagas serão para ambos os sexos, com nível médio completo e idade mínima de 18 e máxima de 25 anos. É possível ainda que seja exigida uma altura mínima, mas a informação ainda não foi confirmada.

Os aprovados receberão um salário mínimo no primeiro ano de atuação, passando para um valor similar ou menor que um soldado (R$3.352,55 bruto), a partir do segundo ano.