Para evitar aglomeração, Unesp muda formato para o vestibular 2021

A universidade paulista divulgou as regras para preencher mais de 7,6 mil vagas, com inscrições a partir de outubro. Primeira fase será realizadas sem aglomerações, em dois dias.

Autor:
Publicado em:31/08/2020 às 16:00
Atualizado em:31/08/2020 às 16:00

A Universidade Estadual Paulista divulgou no último sábado, 29, as novas regras para a realização do vestibular Unesp 2021. Quer saber o que mudou? A Folha + te conta tudo nesta matéria!

A novidade é que a Unesp mudou o formato de seu vestibular em virtude da pandemia do novo Coronavírus. Para isso, a universidade fez algumas adaptações necessárias, visando evitar maiores aglomerações entre os candidatos.

A Unesp dividiu a primeira fase do exame em dois grupos. E, por isso, será realizado em dois dias: 30 e 31 de janeiro.

Como será feita a divisão?

Nesta primeira fase, os candidatos que prestarão o Vestibular Unesp realizarão uma prova de Conhecimentos Gerais, com 90 questões de múltipla escolha.

Para evitar aglomeração, os concorrentes aos cursos da área de Ciências Biológicas farão prova em um dia e os candidatos aos cursos das áreas de Ciências Exatas e Ciências Humanas, em outro.

A segunda fase do vestibular também já tem data definida. Este exame ocorrerá no dia 28 de fevereiro e os candidatos realizarão uma redação dissertativa, com mais 60 questões de Conhecimentos Específicos.

Após todas as etapas, o resultado final do vestibular Unesp 2021 será divulgado em 19 de março, no site da universidade.

 

(Foto: Divulgação)
Unesp muda diretrizes do vestibular 2021 para evitar aglomeração
(Foto: Divulgação)

Unesp abrirá inscrições do vestibular em outubro

Além de confirmar as novas diretrizes para evitar aglomerações em meio ao pós-pandemia, a Unesp também já divulgou o calendário dos demais eventos. Entre eles, o período de inscrição.

Os cadastros serão aceitos a partir do dia 1º de outubro e vão até 27 de novembro, deste ano, pelo site da Fundação Vunesp, a banca organizadora.

Para ingressar, os concorrentes terão mais de 180 opções de curso para escolher e iniciar uma graduação na universidade. No último exame, a Vunesp recebeu exatos 95.440 inscritos para o vestibular da Unesp.

A Unesp ofertará 7.630 vagas para 23 cidades paulistas. Além disso, ainda serão destinados 50,18% do total das vagas por reserva para Educação Básica Pública (SRVEBP).

A Unesp está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

Das chances para egressos de escolas públicas brasileiras, 1.349 serão para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. As demais 3.801 vagas serão para preenchimento por meio do Sistema Universal (ampla concorrência).

Segundo a Unesp, nos próximos dias serão divulgadas as regras e critérios para pedidos de isenção ou redução de 50% da taxa. Além disso, haverá redução de 75% da taxa para todos os candidatos no último ano do ensino médio público paulista (Secretaria Estadual da Educação e Centro Paula Souza).

Notícias de cursos de capacitação