PC RJ institui curso de formação para segunda turma de convocados

Polícia Civil do Rio de Janeiro institui o curso de formação para a segunda turma de convocados do concurso PC RJ. Veja!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:26/04/2024 às 09:44
Atualizado em:26/04/2024 às 10:48

A Polícia Civil do Rio de Janeiro instituiu nesta sexta-feira, 26, o curso de formação profissional para a segunda turma de convocados do concurso PC RJ.


O ato é válido para as carreiras de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador e inspetor.


Os cursos de formação foram iniciados em março, mas o ato que os institui só foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta, 26.


A duração dos cursos é de 840 horas-aulas distribuídas em seis eixos formativos, com disciplinas voltadas para o desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e de gestão. 


A estrutura curricular dos cursos apresenta os seguintes eixos formativos:

  • estado, sociedade e sistema de justiça criminal: 40 horas-aula;
  • valorização profissional e segurança no trabalho: 20 horas-aula;
  • fundamentos e técnicas de investigação criminal: 320 horas-aula;
  • inteligência policial e sistemas de informação: 100 horas-aula;
  • protocolos e táticas operacionais policiais: 300 horas-aula; e
  • gestão estratégica em segurança pública: 60 horas-aula.

Os alunos matriculados terão aulas na modalidade híbrida, ou seja, presenciais na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) e também à distância.


É obrigatória a presença em todas as atividades acadêmicas, não podendo a frequência ser inferior a 75%. 


A exceção é para as disciplinas do eixo formativo "Protocolos e Táticas Operacionais Policiais", bem como das disciplinas "Comunicação e Sistemas Informatizados" e "Estágio Supervisionado", as quais, em razão das especificidades técnicas, exigem frequência integral.


Nas avaliações somativas, o aluno deverá obter 70% de aproveitamento em cada uma das disciplinas integrantes do programa do curso. 


> Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Polícia Civil RJ inicia curso de formação para 2ª turma

(Foto: Divulgação/Alerj)


Em março, a Polícia Civil do Rio iniciou a convocação de mais centenas de aprovados no concurso PC RJ, para a matrícula no curso de formação.


O concurso segue em validade. Enquanto o resultado final estiver válido, a corporação poderá convocar mais aprovados para suprir a necessidade de novos policiais. 

Governo busca ampliar as vagas no concurso PC RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou que busca aumentar o número de vagas do concurso, para absorver os cerca de 3 mil candidatos já aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF).


A posição foi informada em audiência pública da Comissão de Servidores Públicos, da Assembleia Legislativa (Alerj), no dia 21 de março.


Representando o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, o diretor de Recrutamento e Seleção da pasta, delegado Wilson Palermo, explicou que o governo estadual já autorizou a abertura de 1,7 mil vagas, restando ainda esses 3 mil candidatos para a chamada.


O diretor ressaltou que a intenção é convocar esse contingente até o ano de vencimento do concurso, em 2026.


Ele ainda destacou que a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol) está se estruturando para oferecer o curso de formação profissional a esses candidatos.

"A gente vai necessitar de um aumento de vagas para absorver o restante desses candidatos. Nesta audiência, foi dado um pontapé inicial para dialogarmos a fim de conseguir isso. A vacância existe, temos uma previsão total de 25 mil policiais na corporação. Mas precisamos dessa autorização para convocar de modo que o governo tenha condições de pagar esse efetivo", explicou Palermo.

A presidente da Comissão de Servidores Públicos, deputada Martha Rocha, frisou o déficit de servidores na corporação. De acordo com ela, de 11 mil policiais civis, em 2014, foi para 8 mil, em 2024.

"A Acadepol está firmando conosco um compromisso que, tão logo o governo libere o aumento das vagas, imediatamente estará pronta para fazer mais uma convocação para o Curso de Formação Policial. A Alerj está à disposição para ajudar no TAF, buscando parcerias", afirmou a deputada.

O vice-presidente da comissão, deputado Luiz Paulo, também ressaltou a importância dos órgãos estaduais convocarem os candidatos aprovados em concursos.

"Nós queremos que nosso estado tenha funcionários públicos, sempre concursados, devidamente qualificados e justamente remunerados. O concurso público tem que ser regra, não exceção. Há essa demanda reprimida de tantos concursados que não foram chamados. Eles têm de ser compatibilizados com o número de vagas existentes e questões orçamentárias", enfatizou o parlamentar.

Concurso PC RJ já teve aumento no número de vagas

Inicialmente, o concurso para Polícia Civil do Rio de Janeiro ofereceu 400 vagas imediatas. O Governo do Rio de Janeiro, por sua vez, já autorizou um aumento de 1.341 oportunidades na seleção. 


Desta forma, a oferta total passou de 400 para 1.741 vagas, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 24 de maio de 2023. 


Veja os quantitativos por cargo:

  • auxiliar de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as dez previstas inicialmente);
  • técnico de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as dez previstas inicialmente);
  • investigador: 700 vagas (500 a mais que as 200 previstas inicialmente);
  • inspetor: 600 vagas (500 a mais que as 100 previstas inicialmente);
  • perito legista: 87 vagas (62 a mais que as 25 previstas inicialmente);
  • perito criminal: 38 vagas (33 a mais que as cinco previstas inicialmente); e
  • delegado: 116 vagas (66 a mais que as 50 previstas inicialmente).

As nomeações das primeiras turmas de aprovados já foram iniciadas. Até o término do prazo de validade, mais aprovados poderão tomar posse. 


> Quer estudar para concursos? Inicie já a Mentoria, com Fernando Mesquita e seu time!

Promessa é de novos concursos PC RJ a cada dois anos

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou que a intenção é abrir novos concursos PC RJ a cada dois anos.


A afirmação foi em dezembro de 2023, na formatura de 844 novos policiais civis aprovados no último concurso. 

“Temos que ter concurso de dois em dois anos para que a gente possa repor e para que o concurseiro possa ter o seu sonho de pertencer à polícia”, pontuou o governador.

Em seu discurso, Cláudio Castro ainda destacou que, além do ingresso de novos agentes, tem investido na reestruturação da Polícia Civil do Rio e nas forças de Segurança do Estado.

“A primeira fronteira contra a impunidade é a Polícia Civil. Eu acredito tanto nisso que em dois anos, quase três, já foram investidos mais de 2 bilhões de reais nas nossas forças de segurança, quase o dobro investido pelo Governo Federal na época da intervenção federal”. 

No vídeo abaixo, tire suas dúvidas sobre concursos policiais:


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoPolícia Civil do Rio de Janeiro

Salário

Até R$ 5.840,37

Cargos

1

Vagas

200
AO VIVOVer todas
Imagem do vídeo principal

Como iniciar os estudos para o concurso da PP/GO?

Equipe Qconcursos