"Perdi emprego na pandemia". O que fazer? Especialista responde!

Especialista orienta sobre como o profissional pode garantir sua recolocação no mercado de trabalho

Autor:
Publicado em:28/07/2020 às 09:00
Atualizado em:28/07/2020 às 09:00

Com a crise provocada no mercado de trabalho pela pandemia do novo Coronavírus, muitos profissionais precisaram lidar com uma situação complicada: a perda do emprego. Mas, o que fazer diante desse cenário?

Algumas mudanças simples na rotina podem ser eficazes para a conquista de uma nova colocação no mercado. Segundo a gestora de carreira, Madalena Feliciano, o trabalhador deve aproveitar esse momento para rever suas realizações e traçar novos planos

Normalmente, após uma demissão, o profissional passa por três fases:

  1. Choque: por que eu? O que eu fiz? Onde errei? Me dediquei tanto é agora é isso? Como assim?
  2. Aceitação: estou fora então devo procurar me preparar para este novo cenário.
  3. Ação: vou me preparar e traçar uma nova estratégia.

“Perder o emprego não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam, esses momentos são necessários para que o trabalhador repense suas estratégias, melhore suas habilidades e busque novas oportunidades”, reforçou Madalena.

A especialista destacou que o maior desafio para quem perdeu o emprego durante a pandemia é, justamente, a recolocação no mercado. Isso porque muitas empresas ainda estão retomando suas atividades no ritmo permitido e de acordo com as regulamentações.

Leia também:

Notebook
Profissionais devem investir em qualificação para garantir reinserção no
mercado de trabalho (Foto: Pixabay)

Profissionais precisam se reinventar e sair da zona de conforto

Mas, a gestora de carreira ressaltou que esta é a hora do profissional se reinventar e se apresentar para o mercado. Para isso, vale fazer network, mapear novas empresas e negócios, entre outras estratégias.

 “Tem muita coisa acontecendo no mundo agora, mas não podemos ficar parados, a pessoa que foi desligada deve montar uma nova rotina e um planejamento elaborado, para que ela não se perca no dia a dia”, explicou.

De acordo com a especialista, depois de um tempo que o empregado trabalha em um negócio, ele acaba entrando em uma zona de conforto e é dessa zona que ele precisa sair. Por isso, é necessário que o profissional se atualize, replaneje, direcione suas habilidades, saiba o que precisa melhorar, no que investir neste momento e trace metas objetivas e claras, que os auxiliem no futuro.

Fique por dentro de todas as novidades sobre o mercado de trabalho

Muitas empresas também estão passando por um momento de adaptação, com a adoção do home office como modelo de trabalho. Entrevistas de emprego, reuniões e outros encontros profissionais estão acontecendo de forma on-line. Diante desse cenário, é imprescindível saber lidar com as tecnologias.

“Se o trabalhador tiver todo um planejamento, ele não sairá prejudicado dessa. Sair da zona de conforto, aprender sobre as novas tecnologias, novos ofícios e até quem sabe montar o seu próprio negócio são estratégias a seguir neste momento”, indicou Madalena.