A autarquia, inclusive, já encaminhou um pedido aos ministérios da Previdência Social e da Gestão e Inovação (MGI), para aumentar a lista de nomeados.
Além disso, segundo o presidente, também já foi solicitado um novo concurso INSS. A nota técnica enviada, ao qual Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso, visava ao preenchimento de 7.655 vagas, sendo:
- nível médio: técnico do seguro social (5.819 vagas); e
- nível superior: analista do seguro social (1.836 vagas).
No entanto, segundo Glauco Wamburg, o INSS destacou ao MGI a necessidade de autorizar, pelo menos, as vagas de analista, de nível superior. A expectativa é para que cerca de 1,6 mil postos sejam abertos.
O pedido de concurso, priorizando a carreira de nível superior, está alinhado aos trabalhos do MGI, que vem autorizando seleções federais, principalmente, para cargos superiores.
Segundo Wamburg, a seleção é necessária, considerando que o INSS perdeu mais de 50% dos servidores nos últimos dez anos. O efetivo do órgão é hoje de 19,3 mil profissionais, incluindo os quase mil recém-empossados.
"A gente vem perdendo servidores para a aposentadoria sem uma reposição compatível com o número dos que saem. A necessidade está evidenciada. Os caminhos administrativos necessários a que novos servidores sejam admitidos também já foram estartados pelo INSS e a gente aguarda a análise dos órgãos que têm competência", disse ao Extra.
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Presidente confirma necessidade de novo concurso INSS
(Foto: Victor Soares)
Convocados no concurso INSS têm exames agendados/realizados
Ainda de acordo com o presidente do INSS, dos candidatos aprovados no concurso e convocados, até a última sexta-feira, 23, 664 já tinham seus exames admissionais agendados ou realizados.
"Temos quase a integralidade dos exames agendados ou já feitos, faltando uma pequena minoria que talvez não tenha apresentado os documentos. Há uma expectativa de que não tenhamos nenhuma dificuldade e que dentro do prazo legal os novos mil servidores ingressem nos quadros do INSS", disse ao Extra.
Os exames precisam ser agendados na Gerência-Executiva (GEX), que o nomeado se apresentou.
No dia do atendimento é necessário levar preenchido o formulário Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) preenchido e assinado pelo nomeado (confira aqui), exames e laudos médicos.
Os candidatos que tiveram os nomes publicados no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 14, precisam se apresentar na GEX escolhida, no ato da inscrição no concurso, até o dia 13 de julho. Ou seja, 30 dias após a publicação no DOU.
Caso percam o prazo, a nomeação será tornada sem efeito.
Confira abaixo os exames a serem apresentados:
- exames laboratoriais: grupo sanguíneo; fator RH; hemograma completo; glicemia (de jejum); sorologia para Chagas; VDRL; PSA total (para homens com idade acima de 40 anos); ALT; AST; Gama-GT; uréia; ácido úrico e creatinina. Urina: elementos anormais e sedimentos (EAS);
- Raio X de Tórax: PA e perfil;
- exames cardiológicos: eletrocardiograma com laudo (para candidatos com idade de até 39 anos); teste ergométrico em esteira com laudo (para candidatos com idade igual ou superior a 40 anos);
- avaliação psiquiátrica com laudo elaborado por médico psiquiatra; e
- outros exames poderão ser solicitados na realização da perícia médica.
Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79 para jornada de trabalho de 40 horas.
Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social contou com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!