Professor orienta preparação para Informática no concurso PGE-RJ

Professor de Informática dá dicas sobre a disciplina de Informática para o próximo concurso PGE-RJ, previsto para ocorrer ainda em 2020.

Autor:
Publicado em:02/06/2020 às 10:08
Atualizado em:02/06/2020 às 10:08

O cargo de técnico processual, função que exige nível médio, tem remuneração inicial de R$3.860. Os contratados ainda recebem auxílios-alimentação e refeição, cujos valores ainda serão informados pela PGE-RJ.

Aguardada a bastante tempo, a seleção foi confirmada para este ano pelo próprio procurador-geral do estado, Marcelo Lopes. No entanto, é necessário aguardar os próximos passos por conta da pandemia do novo Coronavírus.
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Jorge Ruas reforça a importância da preparação para as questões das disciplinas de Informática e Língua Portuguesa. Para o especialista são matérias que possuem grande número de questões da avaliação.
 

"É comum nesses concursos em Informática e Português cobrarem um maior número de questões e quem sair na frente com Informática e Português sem sombra de dúvida tem um passo muito grande para a aprovação e a classificação."

+ Especialista orienta como manter o equilíbrio mental na quarentena

Referência de estudos pré-edital


Quanto ao conteúdo programático da disciplina de Informática, o professor não acredita em mudanças. Porém, o docente pede atenção às atualizações de alguns assuntos da matéria.
 

"O que caiu lá está defasado, mas precisamos atualizar, haja vista os novos programas, novas versões, inovações, conceitos que vêm caindo no campo da informática para concurso."


+ Ajuda a estados e municípios sancionada: o que muda nos concursos?

O professor, inclusive, dá dicas aos candidatos dos concursos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e até mesmo para a Polícia Civil do estado.
 

"No que tange à legislação quem vai fazer PGE-RJ, quem vai fazer TJ-RJ, assim como MPE e até mesmo a polícia civil há informações que são comuns. Sem sombra de dúvida. Muito embora a banca possa ser outra deve-se aproveitar."


Além disso, Jorge Ruas indica que candidatos que estão estudando para concursos organizados pela banca Cebraspe podem utilizar os conhecimentos no concurso da PGE-RJ no futuro.
 

"Pode-se estudar, inclusive, pela banca Cespe/UnB. Muitos podem discordar, mas eu tenho observado em minhas pesquisas e comparações que algumas bancas vêm buscando questões com estilo de abordagem da Cespe/UnB, atual Cebraspe. Muito embora as questões Certo ou Errado também podem ser aproveitadas no campo da informática, inclusive inovando a tecnologia."

 

PGE RJ prepara novo concurso para a área de apoio (Foto: Divulgação/PGE-RJ)
PGE RJ prepara novo concurso para a área de apoio
(Foto: Divulgação/PGE-RJ)


O que pode ser cobrado na próxima prova de Informática do concurso PGE-RJ?


O professor Jorge fez uma análise das questões que foram cobradas no último concurso PGE-RJ. Ao todo foram dez questões sobre a disciplina.

Segundo o Ruas, a avaliação cobrou questões de editor de texto e planilha eletrônica, representados pelo Pacote Office, da empresa Microsoft, pelos softwares Word e Excel.
 

"Lá a versão foi 2003, mas hoje com as inovações, atualizações, novas versões, o candidato deve se preocupar com a versão do Word de 2010 e 2016. Até temos 2007, mas vamos esquecer. Isso já não está sendo cobrado mais."


Quando se trata de Word e Excel, o professor alerta para os chamados softwares livres como o Calc e o Writer, do Libre Office. Ruas explica porque os candidatos precisam conhecer sobre esses softwares.
 

"Existe uma situação que todo o governo, seja na esfera federal, estadual e municipal estão implantando o sistema de software livre na questão de contenção de despesa."


Jorge Ruas explica que atualmente os órgãos públicos têm adotado esses sistemas de forma gratuita, baixando diretamente da internet e diminuindo os custos dos órgãos.

O docente também alerta para os estudos sobre apresentação de slides tanto no Power Point, do Pacote Office, quanto do Impress, do Pacote Libre Office.
 

+ Coronavírus e concursos: coach fala sobre metas e ansiedade


Entre outros assuntos que podem ser cobrados dentro do conteúdo de Informática, Ruas indicou os estudos sobre Internet, Introdução a Informática, Noções básicas do Direito envolvendo o backup, Memória, Organização e Armazenamento de dados, Arquitetura computacional.

Além de questões que abordam assuntos de Correio eletrônico, na parte de Outlook e Outlook express. Software livre de correio eletrônico, Mozilla Thunderbird e Mozilla Firefox.
 

Redes sociais e vírus podem ser cobrados na prova do concurso PGE-RJ?


Ruas faz um alerta aos candidatos sobre assuntos que envolvam o tema Segurança da Informação. Para o professor não há dúvida de que o conteúdo será cobrado na avaliação.

Assuntos como "Back up", "Tipos de vírus", "Bactérias", "Trojans" e "Antivírus" são alguns dos temas que podem estar nas questões. Jorge Ruas faz questão de falar sobre "Spans" e "Scans".
 

"As pessoas desconhecem. Muito sabem o que são os "Spans", invasões, mensagens em massa. E os "Scans", ou seja, "Phishing scam", quando se tem uma fraude eletrônica em que um determinado invasor tenta induzir o candidato, no caso o usuário, ao erro."


As "Redes Sociais" também devem ser estudadas, segundo Jorge Ruas. O professor cita algumas mudanças recentes no aplicativo What´s Up, por exemplo.
 

+ À espera de concurso, Sefaz RJ adota ações para otimizar os serviços


A plataforma de comunicação antes só poderia fazer chamadas de vídeo com quatro pessoas, mas agora, com a pandemia, até oito pessoas podem se comunicar em uma chamada de vídeo.

A comunicação pelo aplicativo, inclusive, tem sido adotada por alguns tribunais, de acordo com Ruas, que também chama a atenção para o Skype.
 

"Como que funciona essa característica de quatro pessoas numa relação de comunicação passando para oito? Como surgiu o What´s Up"? Como que hoje se pode programar a atividade-fim do aplicativo? Então é a tecnologia trazendo para as pessoas essa comunicação."

 

Concurso PGE-RJ é aguardo desde 2014


A seleção para a área de apoio da PGE-RJ é aguardada desde 2014. Em 2020, o procurador-geral do estado, Marcelo Lopes, já confirmou a necessidade e o desejo de realizar um novo concurso ainda em 2020.

A oferta de vagas para o cargo de técnico processual, que exige o nível médio e tem remuneração inicial de R$3.860, também foi confirmada por Lopes.
 

+ Presidente da Agetransp RJ reconhece carência e indica novo concurso


Para iniciar a preparação, os candidatos podem se guiar pelo projeto básico do concurso que seria realizado 2016, mas devido aos problemas financeiros do estado não teve prosseguimento.

O documento informava uma possível estrutura das provas que contaria com 60 questões objetivas sobre Português, Noções de Informática e Noções de Direito (Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual) para o cargo de técnico processual, de nível médio.

É possível que essa seja a estrutura de prova a ser adotada pela PGE-RJ no concurso que será aberto este ano.