Prova OAB 2020: veja 7 conteúdos para te ajudar na 2ª fase do exame
Folha OAB reuniu alguns conteúdos com dicas importantes que vão te ajudar a se sair bem na 2ª fase do Exame da Ordem.
Autor:
Publicado em:30/11/2020 às 17:10
Atualizado em:30/11/2020 às 17:10
Está chegando o dia da 2ª fase do XXXI Exame da OAB! Neste ano, a pandemia do novo Coronavírus fez com que a data da prova fosse adiada cinco vezes, mas, finalmente, foi confirmada para 6 de dezembro.
O exame por si só já é bastante complicado. São duas fases que contam, ao todo, com 80 questões objetivas de 17 matérias, quatro questões discursivas e uma peça processual.
Os assuntos cobrados abrangem disciplinas do curso de Direito e até conhecimentos exigidos pela própria Ordem dos Advogados. Imagina estudar para uma avaliação com essa complexidade em um ano atípico? O que já era difícil se torna ainda mais complicado, porém não impossível!
Para ajudar os futuros advogados a conquistarem a tão sonhada aprovação, Folha OAB produz inúmeros conteúdos com dicas de preparação. Nesta matéria, foram separadas sete publicações que vão ser úteis na reta final dos seus estudos. Confira!
#1. O que você precisa saber sobre a 2ª fase da OAB
Antes de você ir fazer a prova, é preciso entender como ela funciona. De antemão, pode-se dizer que nesta etapa existem algumas peculiaridades, como a escolha da área e a possibilidade de consulta, por exemplo.
Você sabia que a prova é corrigida através de um espelho de correção? Por isso, não adianta sair escrevendo qualquer coisa e não responder o que foi exigido pela banca. Nesse caso, a dica é ter atenção ao que está sendo cobrado em cada questão.
Neste conteúdo, você vai saber quanto vale cada questão, qual o tempo de duração da prova, como funciona a repescagem e outras curiosidades sobre a prova discursiva.
Durante a sua preparação, é importante descobrir se você está tendo evolução nos estudos. Por isso, além da teoria e revisão, é necessário realizar exercícios práticos. E uma das técnicas que ganha destaque é o simulado.
Além de ser possível mensurar os seus acertos e erros, você vai ter uma experiência mais realista da prova. As simulações de prova ajudam a relembrar e fixar os temas que foram estudados e, além disso, auxiliam no controle de tempo.
Para fazer um simulado em casa, você precisa separar um espaço adequado para isso. Se você mora com outras pessoas, converse com elas e explique que você precisará ficar um tempo sem ser interrompido.
Confira conteúdos que vão te ajudar na 2ª fase do Exame da OAB
(Foto: Freepik)
#3. Dicas de Direito Constitucional
Se você escolheu Direito Constitucional para o exame prático-profissional, o professor Paulo Nasser relata que essa prova não costuma ter surpresas, o que torna a preparação mais fácil de ser feita.
Isso não quer dizer que a prova seja fácil, mas que, do ponto de vista teórico, o conteúdo é previsível, "o que facilita muito na hora de estudar”, explica o professor. Segundo ele, com dedicação nos estudos, é possível observar bastante evolução até o dia da prova.
Quando você entende como o exame funciona, se torna mais fácil para trabalhar, durante a preparação, naquilo que o examinador quer de você. E, para uma melhor organização, Nassar indica fazer umplano de estudos.
Ao longo das 22 edições do Exame OAB organizadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), 27% dos participantes escolheram Direito do Trabalhopara a prova prático-profissional.
Essa é a segunda área mais escolhida, ficando atrás apenas de Direito Penal que teve preferência de 30% dos candidatos.
O professor de Direito e Processo do Trabalho Leandro Antunes deu dicas de preparação para as duas fases do Exame da Ordem. Segundo ele, existem três peças que são mais recorrentes no histórico de provas da Ordem e, por isso, possuem maior probabilidade de serem cobradas. São elas:
Você sabe como estudar para 2º fase da OAB? Para te ajudar nessa, o professor Fabrizio Rubinstein listou algumas dicas de preparação. Um ponto de atenção é utilizar nos estudos o Vade Mecum que será usado no dia da prova.
Para se sair bem na peça profissional, o professor indica bastante treino. Uma dificuldade comum é não ter alguém que possa corrigir as peças produzidas durante os estudos. Nesse caso, uma alternativa é formar uma rede de colaboração com os amigos - um colega pode corrigir a peça do outro, por exemplo.
Elaborar um cronograma de estudos também pode ajudar durante a preparação. A dica é que você faça um cronograma de estudos de acordo com suas áreas, com um calendário de peças que serão elaboradas.
#6. Como trabalhar o emocional para o Exame da OAB
Durante os seus estudos, você já se sentiu desmotivado, angustiado ou até mesmo ansioso? Pois saiba que isso é bastante comum, especialmente por essa prova estar diretamente ligada ao seu futuro profissional.
O psicanalista Marcelino Viana explica que qualquer profissional recém-formado tem dúvida sobre o mercado que o espera e, no caso dos bacharéis em Direito, ainda há uma avaliação que visa validar os seus conhecimentos.
A antecipação é uma das formas de diminuir a sensação de incerteza.
"As ações preventivas sempre serão mais efetivas do que as ações corretivas, ou seja, aqueles que deixam para última hora tendem a sofrer emocionalmente muito mais", explica.
Como a 2ª fase tem duração máxima de cinco horas, se você não souber como manusear o Vade Mecum, pode acabar perdendo tempo e, consequentemente, sair prejudicado na avaliação.
Uma dica importante é escolher o livro mais adequado e que seja atualizado. Não existe Vade Mecum melhor ou pior, essa é uma questão subjetiva e você pode escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.
Em relação aos procedimentos e os materiais de consulta, existem algumas regras. Não é permitido o uso de códigos comentados, anotados, comparados ou com organização de índices estruturando roteiros de peças processuais.