Concurso IBGE: órgão revela se enviou pedido para novo edital
Dentro do CNU, o Instituto Brasileiro de Geogratia e Estatítica informa se foi encaminhado novo pedido de concurso IBGE. Veja todos os detalhes!
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:08/07/2024 às 12:15
Atualizado em:08/07/2024 às 12:20
Todos os órgãos federais tiveram até 31 de maio para encaminhar os seus pedidos de autorização ao MGI visando mais vagas. Será que um novo concurso IBGE para efetivos foi solicitado?
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que não realizou nova solicitação de concurso público para 2025.
O IBGE dá como motivos a sua participação no Concurso Público Nacional Unificado e que o prazo de validade poderá ser de até dois anos. Veja a seguir a resposta do órgão:
"Informamos que o IBGE não realizou nova solicitação de concurso público para 2025 uma vez que está participando do Concurso Público Nacional Unificado cujos editais têm validade de 12 meses a contar da data de publicação do Edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Portanto, o IBGE deve esperar o encerramento do CNU para pensar em um novo concurso para efetivos.
Recentemente, o órgão anunciou a implementação do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) na sua polícia de Gestão de Pessoas. Essa metodologia visa facilitar a autorização de novo concurso IBGE.
A ministra Esther Dweck informou que a equipe do Ministério da Gestão e Inovação está intoduzindo o DFT junto aos órgãos para prever as vagas que são necessárias e conceder as autorizações.
Concurso IBGE preencherá 895 vagas efetivas
Dentro do CNU, o concurso IBGE para efetivos vai preencher 895 vagas em cargos de níveis médio e superior. A seleção está entre os editais autorizados pelo governo no ano passado.
No Concurso Unificado, as vagas são divididas por blocos temáticos.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística conta com vagas em 7 dos 8 blocos temáticos disponíveis no Concurso Unificado, não estando presente apenas no "Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor".
Veja a divisão de vagas por cargo
Nível médio
técnico em informações geográficas e estatísticas (300).
Nível superior
analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas (275 vagas);
tecnologista em informações geográficas e estatísticas (312); e
pesquisador em informações geográficas e estatísticas (oito).
Além disso, poderá ser formado um cadastro de reserva para convocações futuras. Os aprovados além das vagas imediatas poderão ser convocados durante todo o prazo de validade.
Nível médio: prova objetiva, contendo 20 questões, e redação; e
Nível superior: prova objetiva de Conhecimentos Gerais, contendo 20 questões, mais discursiva Específica do bloco.
Tarde - 3h30 de duração
Nível médio: prova objetiva, contendo 40 questões; e
Nível superior: prova objetiva de Conhecimentos Específicos, contendo 50 questões.
Para não ser eliminado do Concurso Unificado, o candidato não poderá obter nota inferior a 40% da pontuação, nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicas.
No caso da prova discursiva, será eliminado o candidato que obtiver nota igual a zero na etapa.
Com o "Manual das Provas CNU", você tem acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas.BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!