Rio Acima MG inscreve até esta quinta, 4, para agente de nível médio
A Prefeitura de Rio Acima, em Minas Gerais, divulgou um novo edital de processo seletivo com oferta de vagas para agente de saúde.
Autor:
Publicado em:04/06/2020 às 08:01
Atualizado em:04/06/2020 às 08:01
A Prefeitura de Rio Acima, em Minas Gerais, a 34 km da capital, na Região Metropolitana de BH, realiza um novo processo seletivo para agente de saúde. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira, 4 de junho.
Em seguida, o candidato deverá preencher o formulário com os principais dados para cadastro. Todas as informações prestadas deverão ser comprovadas em seguida.
Por último, é preciso imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de inscrição. O valor é de R$50 e poderá ser pago até esta sexta-feira, 5.
Rio Acima MG oferta vagas de nível médio
O edital do processo seletivo da Prefeitura de Rio Acima, em Minas Gerais, trouxe sete vagas de nível médio. Todas as oportunidades são para o cargo de agente comunitário de saúde.
Desse total, são seis vagas para ampla concorrência e uma destinada a pessoas com deficiência. As chances são para três regiões:
Jatobá;
Rosário; e
Centro.
A carreira de agente comunitário de saúde proporciona um vencimento inicia de R$1.400 para 40 horas semanais. Além da escolaridade, é necessário residir na área da comunidade em que atuar e ter um curso de formação inicial, com carga também de 40 horas.
Rio Acima MG prevê provas para julho
Os candidatos ao processo seletivo de Rio Acima MG serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. O exame está agendado para acontecer no dia 5 de julho.
Essa data, no entanto, ainda pode ser revista em função da pandemia do novo Coronavírus. [tag_teads]
O edital prevê que os candidatos sejam avaliados com 40 questões de múltipla escolha, versando pelas disciplinas de: Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Legislação, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos. Ao todo, valerão 100 pontos.
Quais são as atribuições do agente de saúde?
Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;
Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter cadastros atualizados;
Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;
Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;
Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês;
Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;
Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco;
Estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidade implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe;
Ocorrendo situação de surtos e epidemias, executar em conjunto com o agente de endemias ações de controle de doenças, utilizando as medidas de controle adequadas, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores, de acordo com a decisão da gestão municipal.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!