Sai edital do concurso TJ-RS com 45 vagas de juiz substituto

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul divulgou o edital do concurso TJ-RS para juiz substituto.

Autor:
Publicado em:18/12/2019 às 14:02
Atualizado em:18/12/2019 às 14:02

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul divulgou nesta quarta-feira, 18, o edital de abertura do concurso TJ-RS para a magistratura. São oferecidas 45 vagas imediatas para provimento efetivo na carreira de juiz substituto.

Edital

O documento foi publicado no Dário da Justiça Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul e também já consta no site da organizadora. A empresa escolhida foi a Fundação de Apoio da Universidade Federal - a FAURGS.

Para concorrer ao cargo de juiz substituto é necessário ser bacharel em Direito e ter exercido atividade jurídica por pelo menos três anos, contados a partir da obtenção do grau.  O salário inicial oferecido na carreira é de R$25.851,96, referente ao mês de dezembro de 2019.

Das 45 vagas previstas, são 33 para ampla concorrência, três para deficientes e nove para negros. Para os dois últimos, as vagas reservadas que não forem preenchidas serão revertidas aos demais candidatos da lista geral, respeitando a ordem classificação.

(Foto: Divulgação)
Edital TJ-RS de juiz é publicado com 45 vagas
(Foto: Divulgação)

Concurso TJ-RS começa inscrições em janeiro

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul começará a receber inscrições a partir do dia 7 de janeiro de 2020, pela internet. Os cadastros serão aceitos até 5 de fevereiro, em caráter preliminar.

Inicialmente, os participantes interessados deverão acessar o site da FAURGS, pesquisar a área destinada ao concurso do TJ-RS e preencher o formulário de inscrições com os principais dados para cadastro.

A taxa custa R$258 e deve ser paga por meio de boleto bancário, impresso no site da banca, gerado no ato da inscrição. O valor poderá ser quitado até o dia 6 de fevereiro, sendo a inscrição confirmada a partir daí.

Inscritos no Cadastro Único - CadÚnico que sejam membros de família baixa renda poderão solicitar a isenção do valor da taxa. O prazo é de 7 a 10 de janeiro de 2020, pela internet, no site da banca.

TJ-RS terá primeira etapa com 100 questões

A primeira etapa do concurso TJ-RS da magistratura será composta por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. O exame está agendado para acontecer no dia 29 de março de 2020, com cinco horas de duração.

Os participantes responderão a 100 questões de múltipla escolha, divididas em três blocos, sendo:

  • Bloco I: Língua Portuguesa, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente - 40 quarenta questões, valendo quatro pontos;
  • Bloco II: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Eleitoral - 30 questões - valendo 3 três pontos;
  • Bloco III: Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo - 30 questões - valendo 3 três pontos.

+ Descomplique seus estudos e seja aprovado no concurso!

A segunda etapa será composta por duas provas escritas, que serão uma prova discursiva e uma prática de sentença. As datas prováveis para realização são os dias 25, 26 e 27 de junho de 2020. Em seguida, será realizada a inscrição definitiva.

Na terceira etapa, ocorrerão a sindicância da vida pregressa e investigação social e os exames de sanidade física e mental e psicotécnico. Na quinta etapa, com caráter classificatório, será realizada uma prova de títulos.

O prazo de validade do concurso TJ-RS para o cargo de juiz será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Durante esse tempo, mais vagas poderão ser preenchidas.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas