Secretário confirma concurso Penal MG com 1.178 vagas este ano

Em reunião na Assembleia Legislativa, secretário Rogério Greco reforça previsão de abertura de novo concurso Polícia Penal MG, com 1.178 vagas. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:03/06/2025 às 16:58
Atualizado em:04/06/2025 às 08:33

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, reforçou nesta terça-feira, 3, a abertura de um novo concurso Penal MG, com 1.178 vagas este ano. O edital deve ser divulgado no segundo semestre.


O prazo foi informado durante reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como parte da Prestação de Contas do Governo 2025, estratégia que compõe o programa Assembleia Fiscaliza.

"A previsão é que, este ano ainda, a gente já publique o edital. Ao contrário do concurso anterior, que foi extremamente demorado e complicado, este novo concurso vamos fazer nos moldes da Polícia Militar e da Polícia Civil", disse o secretário.

Rogério Greco, porém, não explicou quais serão as mudanças efetivas no concurso para se aproximar das seleções da PM e da Polícia Civil.


De acordo com a apresentação do secretário, com o novo concurso, o quantitativo de policiais penais estabelecido em lei para Minas Gerais será atingido.


Ele ainda afirmou que o concurso não será regionalizado. Isto é, as vagas serão estaduais e não serão distribuídas por localidade. A escolha da lotação será por ordem de classificação.

Secretário Rogério Greco reforça previsão de novo concurso Polícia Penal MG

(Foto: Guilherme Bergamini/ ALMG)


Além do concurso, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública confirmou a realização de um processo seletivo simplificado (PSS) com 686 vagas temporárias.


A medida, segundo o governo, terá caráter excepcional e transitório, visando atender necessidades imediatas do sistema prisional até a efetivação dos novos concursados.


Na reunião desta terça, 3, na Assembleia Legislativa, o secretário indicou que a contratação dos temporários deverá ocorrer até dezembro de 2025.


Desta forma, o edital e as etapas não devem demorar. "A gente espera que seja o último processo seletivo para temporários", disse.


Comece sua preparação para o concurso Polícia Penal MG com videoaulas, apostilas e questões. Acesse aqui!

Concurso Penal MG: veja salários e requisitos do cargo

No último concurso para a Polícia Penal de Minas Gerais, em que o edital foi divulgado em 2021, foram cobrados os seguintes requisitos:

  • nível médio completo; e
  • idade mínima de 18 anos na data da posse.

Não houve limite de idade máxima, altura ou necessidade de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


O salário inicial do aprovado era de R$4.631,25, para jornada de 40 horas.


O último concurso foi encerrado recentemente. No total, foram 3.405 novos policiais penais nomeados, ultrapassando o número inicial de 2.420 vagas.


A abertura de novas vagas foi anunciada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais em abril deste ano. A comissão organizadora do concurso já está formada e trabalhando nos preparativos do edital.


O próximo passo será a contratação da banca. Uma instituição será escolhida para receber as inscrições e aplicar as provas aos candidatos.


No último concurso da Polícia Penal MG, o Instituto Selecon foi o organizador contratado.


O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!

Veja como foi o último concurso para a Polícia Penal MG

Publicado em 2021, o edital do concurso Polícia Penal MG ofertou 2.420 vagas. As chances foram para ambos os sexos e divididas da seguinte maneira:


Sexo masculino (1.944 vagas)

  • ampla concorrência: 1.750 vagas; e
  • pessoas com deficiência: 194 vagas.

Sexo feminino (476 vagas)

  • ampla concorrência: 428 vagas; e
  • pessoas com deficiência: 48 vagas.


Com organização do Instituto Selecon, os candidatos foram avaliados por várias etapas, sendo elas:

  • prova objetiva e redação;
  • avaliação psicológica;
  • exames médicos;
  • teste de aptidão física;
  • investigação social; e
  • Curso de Formação Técnico Profissional (CFTP).

As provas objetivas e de redação foram aplicadas no dia 13 de março de 2022. Foram cobradas 60 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, cinco para Informática Base e 10 de Noções de Direito.


Além de dez questões de Direitos Humanos, 20 de Legislação Especial e cinco de Raciocínio Lógico. Também foi preciso elaborar uma redação de 20 a 30 linhas.

Clique e saiba mais!

Carregando...