Seduc-RJ e Google oferecerão conteúdos a distância para rede estadual

Com suspensão das aulas, a ideia é não prejudicar o calendário escolar

Autor:
Publicado em:20/03/2020 às 04:00
Atualizado em:20/03/2020 às 04:00

Professores e alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro terão acesso a conteúdos gratuitos de ensino a distância em uma plataforma disponibilizada pelo Google. A parceria entre a Secretaria de Educação e a empresa de tecnologia foi anunciada nesta quinta-feira, dia 19.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Educação (Seduc-RJ), a medida tem o objetivo de garantir a aplicação dos conteúdos, durante o período em que não houver aulas presenciais, por causa do Coronavírus. A FOLHA DIRIGIDA tentou esclarecer qual seria o conteúdo oferecido, mas não obteve resposta quanto a essa questão.

Tanto os alunos, quanto os docentes, terão acesso a um aplicativo, onde poderão fazer o download gratuito dos materiais disponíveis na plataforma. O acesso poderá ser feito pelo smartphone ou pelo computador.

“O Governo do Estado vai custear o link patrocinado junto às operadoras de internet para que alunos e professores não gastem seus pacotes de dados, possibilitando assim o acesso a todos. Essa ferramenta deverá ser disponibilizada após o recesso de 15 dias para que não haja prejuízos às atividades escolares e à carga horária dos docentes”, explicou o secretário de Educação, Pedro Fernandes.

As aulas nas escolas estaduais do Rio de Janeiro foram suspensas por 15 dias, por meio de decreto publicado pelo governador do Estado na última sexta, dia 13. A medida trata-se de uma prevenção à proliferação do Coronavírus.

Segundo Pedro Fernandes, todo esse esforço está sendo feito para que o calendário letivo não ultrapasse o programado. E, dessa forma, não prejudique as férias de final de ano de alunos e professores.

+ Coronavírus: Sindicato critica propostas do governo contra desemprego

Google
Parceria entre o Governo do Estado e o Google foi anunciada
nesta quinta, dia 19 (Foto: Pexels)
 

 

Instituições oferecem cursos online gratuitos em diversas áreas

A principal recomendação para conter a circulação do vírus é ficar em casa. Com isso, muitas empresas tem adotado o sistema de home office. Os funcionários se beneficiam com a medida, com a economia do tempo gasto em transporte.

Pensando nisso, diversas instituições aproveitaram o momento para oferecer cursos online e gratuitos, em diversas áreas. Há oportunidades para quem quer ser aperfeiçoar e dar um up no currículo ou para estudantes que precisam de horas de atividades extras para a faculdade.

Dentre as empresas que aderiram à ideia e estão oferecendo formações gratuitas há grandes nomes, como Havard, Sebrae, FGV, Udemy, entre outras. Os cursos também estão divididos por diferentes áreas: negócios, design, fotografia, marketing, TI e desenvolvimento pessoal, entre outras.

Quer ficar por dentro da lista de cursos que podem te ajudar durante esse período de isolamento social? Então confira: FGV, Harvard, Sebrae, Udemy e outras instituições oferecem cursos gratuitos.