TRF6 escolhe banca para novos editais e concurso segue previsto

O Instituto Consulplan foi escolhido para ficar responsável pelos novos editais no TRF6, enquanto o concurso para servidores segue previsto. Veja!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:28/11/2023 às 11:57
Atualizado em:28/11/2023 às 12:10

Com editais de concurso TRF6 previstos e iminentes, o Tribunal Regional Federal da 6ª região segue se movimentando e definiu banca organizadora para sua nova seleção.


O Instituto Consulplan foi anunciado para ficar responsável pela seleção de estagiários e residentes jurídicos, que atuarão no TR6 e na Seção Judiciária de Minas Gerais.


Veja a seguir o documento na íntegra:

(Reprodução: Diário Oficial)


A contratação do Instituto Consulplan para esses editais não tem ligação com o concurso para efetivos.


No entanto, liga um alerta para quem está se preparando, pois indica que o TRF6 está realizando movimentações internamente para a contratação de pessoal.

Concurso TRF6 para servidores tem comissão formada

Recentemente, uma nova comissão de servidores foi formada para realização do primeiro concurso TRF6 da área de Apoio.


Os nomes foram divulgados por meio da portaria da presidência do órgão.


A portaria indica que a comissão está responsável pelo planejamento, supervisão e organização de todas as etapas da nova seleção, auxiliando a administração do órgão nas seguintes atividades:

  • I - realizar levantamentos, estudos e sugestões, bem como a elaborar artefatos e assinar documentos que lhe couberem;
  • II - sugerir a distribuição e o perfil das vagas do certame, observado o número de servidores existentes nas diversas unidades do Tribunal, bem como as regras legais e normativas aplicáveis;
  • III - encaminhar o processo de realização do concurso público ao Conselho de Administração para análise e homologação do resultado dos estudos realizados;
  • IV - aprovar a redação final do edital, observadas, especialmente, as partes relativas à pessoa com deficiência e à pessoa inscrita nas cotas para negro, bem como providenciar sua devida publicação;
  • V - responsabilizar-se pela instrução do procedimento de contratação da empresa especializada para realização do certame;
  • VI - cumprir as regras e o cronograma dispostos no edital.

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região revelou que a formação da comissão e os preparativos intensificados para um novo concurso se deve por conta da dificuldade no aproveitamento da lista de aprovados em outros concursos devido à diferença de localidade ou falta de previsão de aproveitamento em edital.


Outro motivo é o prazo de validade do último edital do TRF1, que se encerrará no dia 15 de novembro deste ano.

Concurso TRF6 teve previsão de edital com 150 vagas

Em 2022, foi informado que a previsão era de que o primeiro concurso TRF6 fosse destinado ao provimento de 150 oportunidades. A maior parte contemplaria a área de Tecnologia da Informação (TI).


O objetivo do órgão, com mais servidores na área de TI, é facilitar a migração dos sistemas informatizados do TRF da 1ª Região, em Brasília, para o TRF6, instalado em Belo Horizonte MG


Além dos cargos de técnicos e analistas, o TRF6 ainda possui as funções de oficial de justiça e agente de segurança judiciária.


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Tribunal Regional Federal da 6ª região escolhe banca para novos editais de estágio e residência

(Foto: Divulgação)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Concurso TRF6 para juízes é aprovado

Além do edital para servidores, também haverá um concurso TRF6 voltado para a magistratura, com vagas para a carreira de juiz. Em setembro, a seleção foi aprovada.


O aval para o primeiro concurso TRF6 de juiz foi dado pelo Pleno Administrativo do Tribunal Regional Federal da 6ª Região

"O Plenário Administrativo, por unanimidade, aprovou a proposta de abertura de concurso público para provimento de cargos de juiz federal substituto no âmbito da 6ª Região, nos termos do voto da Relatora e Presidente", disse o Tribunal.

Com o concurso aprovado, os preparativos devem ser iniciados internamente e podem avançar em breve.


Ainda não há previsão de quando o edital será publicado.


A carreira de juiz federal é destinada a quem tenha o curso de bacharel em Direito há, no mínimo, três anos. Por se tratar do primeiro concurso do TRF6, não há histórico com mais informações.


O salário deve ser atrativo, em torno de R$33 mil no início da carreira.

TRF6 foi criado há dois anos

O TRF6 é um órgão recém-criado. A lei de criação foi sancionada em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e prevê que os provimentos do novo órgão ocorram por meio de concurso público.


Recentemente, o regimento interno do Tribunal Regional Federal da 6ª região foi publicado.


A iniciativa de criação do TRF6 veio de uma proposta legislativa apresentada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o objetivo de acelerar a tramitação das ações. Mais de um terço (30%) dos processos que tramitavam no TRF1 eram oriundos de Minas Gerais.

"Além de agilizar o julgamento dos processos judiciais originários de Minas Gerais, a criação do TRF6 irá desafogar a imensa carga de processos que tramita no TRF da 1ª Região, beneficiando não apenas os mineiros, mas outras 13 unidades da federação abrangidas pelo TRF com sede em Brasília", destacou o presidente do STJ, durante cerimônia de sanção da lei no Palácio do Planalto.

Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 13.202,62

Cargos

3
AO VIVOVer todas
Imagem do vídeo principal

CNU - Blocos 4 - Aula de Conhecimentos Específicos (eixo 5) [Aula 1] #MaratonaQC

Equipe Qconcursos