TRT6 adota medidas para prevenir a transmissão do coronavírus
Tribunal Regional da 6º Região (TRT-PE) libera servidores para atividades na modalidade de teletrabalho como prevenção ao coronavírus.
Autor:
Publicado em:11/03/2020 às 10:10
Atualizado em:11/03/2020 às 10:10
O Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região (TRT-PE), que abrange o Estado de Pernambuco, liberou mais servidores para trabalhar em casa. A medida faz parte de uma prevenção diante dos riscos de transmissão do novo coronavírus, causador da COVID-19.
Por nota emitida na última terça-feira, 10, o tribunal informou que, por decisão do Pleno, as unidades judiciárias e administrativas do TRT-PE estão autorizadas a permitir que servidores realizem suas atividades pela modalidade de teletrabalho acima do limite de 30% da lotação por setor. No entanto, o serviço de atendimento ao público não poderá ser afetado.
"A medida é tomada sem que haja prejuízo no incremento da produtividade previsto na norma, cabendo a cada gestor assegurar que o percentual da equipe em atividade presencial seja suficiente para a adequada prestação de serviços", informou o Tribunal.
Mesmo após a decisão de liberar servidores para trabalhar em casa, o TRT-PE ressalta que todas as audiências nas Varas do Trabalho e nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de primeiro e segundo graus, bem como as sessões do Tribunal e das Turmas estão mantidas e não sofrerão qualquer impacto com a medida.
O texto divulgado pelo órgão afirma que algumas atividades são incompatíveis com a modalidade de teletrabalho, entre elas, o estágio probatório. No entanto, situações referentes a esses servidores podem ser relativizadas pelo superior hierárquico a partir de requerimento fundamentado, ficando autorizada a avaliação do Núcleo de Saúde do TRT6 sempre que necessário.
TRT-PE libera servidores para trabalhar em casa como prevenção ao coronavírus
(Foto: Divulgação/TRT6)
Casos de coronavírus em Pernambuco
De acordo com matéria publicada no site do G1 na última terça-feira, 10, o Estado de Pernambuco registrou entre os dias 25 de fevereiro e 10 de março, 34 notificações para possíveis casos suspeitos de infecção para o vírus Sars-Cov-2, o novo coronavírus.
Em entrevista coletiva, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que 12 ocorrências ainda estão sendo investigadas e as outras 22 foram descartadas.
No início de março o TRT-PE divulgou um texto com as providências adotadas para proteger as pessoas que transitam em suas unidades da contaminação pelo coronavírus. Entre elas, o início do processo para aquisição de álcool antisséptico para higienização das mãos, que será disponibilizado em dispensers pelos Fóruns e setores administrativos.
Além disso, orientou a equipe de limpeza sobre reforçar os cuidados com botões de elevadores, corrimãos, maçanetas, salas de audiência, Centros de Conciliações/Cejusc e outros locais de grande circulação.
Segundo o TRT6, as medidas estão alinhadas ao protocolo da SES que, por sua vez, segue orientações do Ministério da Saúde.