Hospital Naval divulga 54 vagas para residência médica no Rio
O Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio, divulga processo seletivo com 54 vagas para residência médica. Inscrições serão recebidas até 24 de setembro.
Autor:
Publicado em:09/09/2020 às 13:30
Atualizado em:09/09/2020 às 13:30
Foi divulgado nesta quarta-feira, 9, o edital para processo seletivo de admissão aos programas de Residência Médica do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD). Ao todo, são ofertadas 54 oportunidades.
Para participar da seleção, é preciso ser médico formado ou estar cursando o último período da graduação, com conclusão até 28 de fevereiro de 2021. Em alguns casos, o profissional também deverá apresentar certificado ou declaração de residência médica para as especialidades que exigem pré-requisito.
A duração da residência varia de acordo com a área de atuação, podendo chegar até três anos. As oportunidades estão divididas da seguinte forma:
Especialidades com acesso direto: clínica médica, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, neurologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, psiquiatria, pré-requisito em área cirurgia básica, radiologia e diagnóstico por imagem.
Especialidades com pré-requisito em clínica médica: cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia e hemoterapia, pneumologia, reumatologia, geriatria e gerontologia.
Especialidades com pré-requisito em cirurgia geral: cirurgia plástica, urologia, coloproctologia e cirurgia vascular.
Especialidades com pré-requisito em ortopedia e traumatologia: ombro e cotovelo.
Especialidades com pré-requisito em cirurgia vascular: R3 em angiorradiologia e cirurgia endovascular.
Especialidades com pré-requisito em ortopedia e traumatologia ou cirurgia plástica: cirurgia de mão.
Inscrições para Residência Médica no HNMD seguem abertas até 24 de setembro
As inscrições para Residência Médica no HNMD já está aberta e os interessados podem se inscrever no site do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM) até o dia 24 de setembro. Para que o cadastro seja efetivado é necessário quitar a taxa no valor de R$120.
A seleção dos inscritos será feita por prova objetiva de conhecimentos profissionais, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação, marcada para o dia 8 de novembro, será composta por 50 questões.
O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir de 16 de dezembro. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos que obtiverem nota inferior a 50 pontos, em uma escala de zero a 100 pontos.
Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas deverão comparecer à Escola de Saúde da Marinha para a efetivação da matrícula em horário e data estipulados no edital. O início do curso está marcado para 2 de março de 2021.
Aqueles que não forem classificados na primeira chamada, poderão ingressar na residência se forem convocados nas reclassificações, que estão marcadas para as seguintes datas:
9 de março de 2021: 1ª reclassificação para as especialidades de pré-requisito em área cirúrgica básica, clínica médica, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, psiquiatria, neurologia, otorrinolaringologia, patologia e R3 em angiorradiologia e cirurgia endovascular.
10 de março de 2021: 1ª reclassificação para as especialidades de gastroenterologia, cirurgia de mão, geriatria e gerontologia, hematologia e hemoterapia, cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, cirurgia plástica, urologia, coloproctologia, cirurgia vascular, R4 em ortopedia e traumatologia (ombro e cotovelo) e radiologia e diagnóstico por imagem.
23 de março de 2021: 2ª reclassificação para as especialidades de anestesiologia, pré-requisito em área cirúrgica básica, clínica médica, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina nuclear, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, pediatria, psiquiatria, neurologia, otorrinolaringologia, patologia e R3 em angiorradiologia e cirurgia endovascular.
24 de março de 2021: 2ª reclassificação para as especialidades de gastroenterologia, cirurgia de mão, geriatria e gerontologia, hematologia e hemoterapia, cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, cirurgia plástica, urologia, coloproctologia, cirurgia vascular, R4 em ortopedia e traumatologia (ombro e cotovelo) e radiologia e diagnóstico por imagem.
30 de março de 2021: 3ª reclassificação para todas as especialidades.