- Data desejada: 30 de novembro
- Data estimada: 6 de dezembro
O processo está em fase de parecer da Procuradoria Federal Especializada (PFE) da Anatel.
Em resposta enviada ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), a Anatel também revela que "foram realizadas reuniões com diversas bancas examinadoras, com o objetivo de captar as tendências atuais deste mercado" e que está em andamento o levantamento e definição dos perfis.
Folha Dirigida por Qconcursos também apurou que a Gerência de Administração e Desenvolvimento de Pessoas da Anatel solicitou ao Superintendente de Administração e Finanças (SAF) uma revisão do orçamento de 2023, para incluir a contratação da banca organizadora.
Veja a seguir:
Concurso Anatel tem etapas confirmadas
Em ofício obtido pela Folha Dirigida por Concursos, a Anatel revela que o seu próximo concurso público será composto por três fases:
- Aplicação de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Análise de títulos, de caráter classificatório; e
- Curso de formação, etapa obrigatória para os cargos de Especialista em Regulação nos termos do art. 14, § 6º, da Lei nº 10.871/2004, de caráter eliminatório e classificatório.
O documento ainda antecipa que, historicamente, na Anatel, a contratação da banca já inclui a execução do Curso de Formação em um único contrato, sem que haja necessidade de novas contratações no caso de provimento de vagas adicionais.
A Anatel também já tem comissão formada, que conduz os preparativos internos.
Recentemente, em setembro, a autarquia revelou que os preparativos estão em fase de planejamento.
"No momento, a Agência encontra-se em fase de definição dos critérios que vão nortear o planejamento do concurso, não tendo sido iniciada a elaboração de projeto básico", disse a agência.
A Anatel decidiu não aderir ao Concurso Nacional Unificado.
Vagas do concurso Anatel
O Governo Federal autorizou um concurso para a Anatel que visa o provimento de 50 vagas efetivas e imediatas na carreira de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações, cuja exigência é o nível superior completo.
A portaria de autorização não informa as especialidades e caberá a Anatel definir quais são as áreas prioritárias de acordo com a sua necessidade de pessoal.
A carreira de especialista proporciona uma remuneração inicial de R$17.071,35, sendo o valor referente ao vencimento inicial mais o auxílio-alimentação.
Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!
Anatel já faz contato com bancas organizadoras e deve ter anúncio em novembro
(Foto: Agência Brasil/André Luís Pires de Carvalho)
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Embora tenha recebido aval para o preenchimento de 50 vagas, a carência de servidores na agência é maior.
Segundo a Anatel, são 404 cargos vagos atualmente, sendo:
- 54 vagas para o cargo de analista administrativo;
- 122 vagas para o cargo de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações;
- 119 vagas para o cargo de técnico administrativo; e
- 109 vagas para o cargo de técnico em regulação de serviços públicos de telecomunicações.
Para suprir essa demanda, apenas com uma nova autorização, já que o Governo Federal concedeu aval somente para uma carreira, a de especialista.
Último concurso Anatel foi em 2014
O último concurso Anatel foi realizado em 2014, ficando válido até 2017. Ou seja, a agência não pode mais convocar aprovados, sendo necessário realizar uma nova seleção para suprir os cargos vagos.
Em 2014, foram ofertadas 100 vagas. Do total, 20 foram para o cargo de técnico administrativo, nas áreas de Administração e Comunicação, e 12 para o técnico em regulação de serviços de telecomunicação. As funções tinham o nível médio como requisito.
Já no nível superior as vagas foram distribuídas pelos cargos de analista administrativo (20), nas áreas de Arquitetura, Direito e Engenharia Civil, e especialista em regulação de serviços de telecomunicação (48), nas especialidades de Economia e Contabilidade, entre outras.
Com organização do Cebraspe, o concurso foi composto por provas objetiva, discursiva e de títulos.
No exame de múltipla escolha foram cobradas 120 questões, sendo elas de Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70).
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!