Auxílio emergencial: Caixa libera calendário de saque da 1ª parcela
Ao todo são 4,9 milhões de trabalhadores que aguardavam pagamento
Autor:
Publicado em:13/06/2020 às 14:58
Atualizado em:13/06/2020 às 14:58
A Caixa Econômica Federal divulgou neste sábado, 13, o cronograma de pagamento para os novos beneficiários do auxílio emergencial. Os 4,9 milhões de brasileiros que estavam aguardando para receber a primeira parcela poderão sacar os recursos em espécie a partir do dia 6 de julho. O calendário levará em conta o mês de aniversário do beneficiário.
De acordo com a Caixa, a partir da próxima terça-feira, 16, os nascidos de janeiro a julho já poderão movimentar os recursos digitalmente pelo aplicativo Caixa Tem. Já os nascidos entre julho e dezembro, poderão fazê-lo a partir da quarta, 17.
Essa nova rodada de pagamentos totalizará R$3,2 bilhões. Ao todo, foram analisados 8,9 milhões de pedidos de inclusão na lista de benefícios do auxílio emergencial.
Para o público que começou a receber a primeira parcela depois do dia 30 de abril, as datas de liberação da segunda parcela do benefício serão divulgadas posteriormente pelo Ministério da Cidadania.
Agências dos Correios fazem cadastro do auxílio emergencial
O cadastro do auxílio emergencial de R$600 agora pode ser feito pelas agências dos Correios. A parceria entre o Ministério da Economia e a estatal tem o objetivo de atender a população mais vulnerável, que não tem acesso ao mundo digital e ainda não conseguiu solicitar o benefício.
A expectativa é que sejam realizados até 27 milhões de atendimento nas mais de seis mil agências do Correios, presente em todos os municípios do país, que já estão habilitadas a fazer o cadastro de quem precisa do auxílio.
"Há uma porção importante da sociedade brasileira que é ainda mais vulnerável e que precisa de ajuda para fazer o cadastramento, contestar uma informação. Então, esse convênio é importante porque os Correios têm uma vasta capilaridade em todas as cidades brasileiras. As agências dos Correios estão preparadas para receber as pessoas", disse o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.
O contrato foi assinado com os Correios na última sexta-feira, 5. Para o presidente da estatal, general Floriano Peixoto Vieira Neto, a parceria é uma oportunidade para a empresa reafirmar seu compromisso social.
"Além do seu negócio, de oferecer serviços que aproximam as pessoas, a empresa mostra que tem uma enorme vocação social. E neste momento tão importante, em que o Ministério da Cidadania, o governo Bolsonaro, abre essa oportunidade de auxiliar as pessoas, a empresa, como sendo a única instituição a estar presente em todos os municípios do Brasil, se sente bastante honrada por mais uma vez contribuir no esforço federal de auxílio à população."