Banca do CNU 2025 e pedidos de concursos se destacam na semana
A escolha da banca do CNU 2025 e pedidos de novos concursos federais foram alguns dos destaques desta primeira semana de junho. Veja!
Política e Concursos
Autor:Mateus Melis
Publicado em:06/06/2025 às 18:43
Atualizado em:09/06/2025 às 09:43
Nesta primeira semana de junho, de 1º a 6, diversas seleções foram destaques, como os pedidos de novos concursos federais e a definição da banca do CNU 2025.
Com o término do prazo para o envio de pedidos de concursos federais (31 de maio), diversos órgãos confirmaram suas solicitações ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), órgão responsável pelas autorizações de novos editais. Foram eles:
O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!
Outro destaque da semana foi a definição da banca organizadora da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025.
De acordo com documento divulgado no Portal Nacional de Contratações Públicas, a seleção ficará sob a responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Plenário do Tribunal de Contas da União aprovou a proposta de atualização do plano de carreira dos servidores do TCU. Entre as mudanças estão a alteração nos vencimentos e, principalmente, a mudança da escolaridade do cargo de técnico.
Com edital válido até 2026, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que solicitará ao Ministério da Gestão e Inovação a chamada de 129 excedentes do seu concurso Anvisa, para o cargo de especialista.
PGE recomenda retificação para retomada do concurso Sefaz GO
A Procuradoria-Geral do Estado de Goiás recomendou ao governo a retificação do edital do concurso Sefaz GO, para que a seleção passe a contar com 20% das vagas reservadas às pessoas negras.
Boa notícia para quem aguarda o novo concurso Alego, com mais de 100 vagas efetivas. O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, confirmou que o edital já está pronto para publicação.
Foi divulgado o extrato de contrato entre a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), para a organização do concurso PC RS.
A realização do concurso Seduc MA está em estudo. A pasta confirmou ao Qconcursos Folha Dirigida que analisa a viabilidade de um novo edital para a contratação de professores efetivos.
O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina deu mais um passo rumo à realização do seu novo concurso TCE SC, que contará com vagas para o cargo de auditor fiscal de controle externo. Uma comissão foi oficialmente formada.
A Lei Geral que regulamenta os concursos RJ será debatida na próxima segunda-feira, 9, em audiência pública promovida pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) divulgou um novo edital com 500 vagas para médicos de família e comunidade. Os profissionais contratados por meio deste concurso AgSUS terão iniciais de R$16.587,90.
Foi publicado o edital do novo concurso MP RJ, com vagas para o cargo de promotor de Justiça. A carreira é destinada a quem tem nível superior e proporciona ganhos atrativos, acima de R$37 mil mensais.
Antes mesmo da criação oficial da Força Municipal de Segurança RJ, foi publicado o edital para a seleção de 600 guardas municipais para a Divisão de Elite Armada.
O quantitativo será dividido em duas chamadas sucessivas, cada uma com 300 aprovados, em agosto e outubro. O processo seletivo é interno e destinado, exclusivamente, aos servidores efetivos da GM Rio.