Barretos-SP prepara novo concurso para Guarda Municipal com 40 vagas

Em São Paulo, a Prefeitura de Barretos escolheu o Instituto Mais como banca organizadora de novo concurso para Guarda Municipal.

Autor:
Publicado em:05/12/2019 às 07:20
Atualizado em:05/12/2019 às 07:20

A Prefeitura de Barretos, em São Paulo, prepara o primeiro concurso para a recém-criada Guarda Municipal. Os trâmites para a publicação do edital estão nas etapas finais. O prefeito Guilherme Henrique de Avila autorizou a contratação do Instituto Mais como banca organizadora.

A ratificação ao contrato foi divulgada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de terça-feira, 3. Com isso, o Instituto Mais será o responsável por receber as inscrições do concurso em seu site e aplicar as etapas, como provas objetivas.

Após a contratação da banca, as partes se reúnem para finalizar os detalhes do edital, como cronograma de atividades. Por isso, é possível que o documento com as regras do concurso Guarda de Barretos-SP saia ainda este ano.

Em setembro, o prefeito anunciou a criação da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública. O projeto de lei 032/19, que foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo Executivo, prevê que a corporação será uniformizada, armada e equipada.

O ingresso será feito por concurso público. A oferta, de acordo com a prefeitura, será de 40 vagas iniciais. Desse total, 36 serão para homens e quatro para mulheres. Os candidatos deverão estar dentro de um padrão adotado, inspirado na Polícia Militar.

Prefeitura de Barretos-SP inicia preparativos do primeiro concurso
para Guarda Municipal (Foto: Divulgação)

 

O município já tinha anunciado, em setembro, que contrataria banca organizadora para realização do concurso ainda em 2019. Um prazo para divulgação do edital, porém, não foi passado.

A prefeitura também não informou quais serão os requisitos para participação no concurso e os salários dos aprovados. O secretário municipal de Ordem Pública, Cláudio Muroni, por sua vez, garantiu que o projeto foi elaborado com todo cuidado para não ter brechas.

“Na elaboração tomamos vários cuidados, fizemos estudos, buscamos informações da experiência de outras Guardas Municipais já ativas e suas estruturas, pois é uma responsabilidade muito grande. É um importante passo que está sendo dado pelo prefeito Guilherme Ávila, que vai proporcionar esta melhoria tão importante para o cidadão e a cidade”, frisou Muroni.

+ Tenha a assinatura ilimitada Folha Dirigida!
+ Barretos-SP divulga edital de concurso para níveis médio e superior

Concurso Guarda de Barretos-SP: chamadas em julho de 2020

O prefeito de Barretos, Guilherme Henrique de Avila, estima que os aprovados no concurso para Guarda Municipal sejam chamados para o treinamento até julho de 2020.

“Entregamos o projeto para que (...) seja realizado o concurso público, convocação e treinamento do efetivo. Se correr dentro do previsto, até julho de 2020 tudo estará em pleno funcionamento”, acrescentou Guilherme.

A Guarda de Barretos-SP tem como principais atribuições prestar auxílio ao público e proteção dos bens, das instalações e dos serviços municipais. Assim como apoiar a Administração no exercício de seu poder de Polícia Administrativa.

É competência geral da Guarda Civil Municipal, a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município.

“Esta é também uma reivindicação antiga minha desde a época que era vereador e um projeto meu de campanha desde 2012. Porém, por conta de uma lei federal ficou um pouco distante. Após estudos mais profundos, a busca de informações em outras cidades que tem a Guarda Civil Municipal, conseguimos encontrar uma saída com a legislação vigente e o projeto será uma realidade”, destacou o prefeito.

Como será o primeiro concurso para Guarda Municipal, os interessados podem basear os estudos nos concursos de outras corporações. Além dos editais anteriores da banca, Instituto Mais.