Basf cria política de diversidade e inclusão para 6 mil colaboradores
A Basf criou uma cartilha para estimular a diversidade e inclusão de seus colaboradores e parceiros, que já foi flexibilizada em toda a América do Sul.
Autor:
Publicado em:20/10/2020 às 17:30
Atualizado em:20/10/2020 às 17:30
A Basf, empresa química líder mundial, promoveu uma semana de diversidade e inclusão. E, para isso, lançou uma cartilha que ajuda e ajudará mais de 6 mil colaboradores fortalecerem seus posicionamentos sobre a valorização dessa temática no dia a dia.
E a cartilha foi lançada para toda a América do Sul, apresentando ainda o programa de afiliados da empresa para a causa LGBTI+.
→ A cartilha auxilia quase 6 mil colaboradores a fortalecer o posicionamento da BASF em relação à vivência e à prática da valorização da diversidade e promoção da inclusão no dia a dia.
→ O 'Programa Aliados e Aliadas' convida os colaboradores a serem embaixadores das políticas internas voltadas à comunidade LGBTI+.
O documento foi lançado durante a Semana de Diversidade e Inclusão, promovida pela empresa entre os dias 13 e 16 de outubro, com o objetivo de compartilhar conquistas, desafios e próximos passos de promoção de igualdade no ambiente de trabalho.
E a Basf destaca que, também nesta semana foi criado o programa 'Programa Aliados e Aliadas'. Esta iniciativa foi idealizada pela empresa com o objetivo de reforçar o posicionamento da BASF quanto à valorização e inclusão de seus colaboradores e colaboradoras LGBTI+.
Diversos colaboradores e parceiros contribuíram com a cartilha
Mas, qual o foco ideal da cartilha? Somente conscientizar? Na verdade, é muito mais do que isso: ela busca possibilitar uma conversa sobre o tema entre as equipes, para que, assim, os colegas de trabalho estejam alinhados com a temática e possam melhorar o ambiente em que vivem.
A gerente de diversidade e inclusão da Basf, Karina Chavez, comenta que a produção da cartilha não foi isolada e contou com a participação de diversos colaboradores e parceiros, ouvidos para definir temas e abordagens.
"Esta é mais uma oportunidade para refletir sobre o tema e contribuir, em todos os lugares e relacionamentos, para que diversidade e inclusão estejam sempre presentes e produzindo impactos positivos em nossas vidas e na sociedade", destacou.
E durante a Semana da Diversidade, neste mês de outubro, a Basf chegou a hastear a bandeira do movimento LGBTI+ em suas fábricas, para reforçar o seu compromisso com a diversidade sexual.
A empresa ainda idealizou o 'Programa Aliados e Aliadas', que visa engajar colaboradores LGBTI+ ou não para participar das atividades do BYou na BASF.
Segundo a empresa, ele tem o objetivo de que aliados possam praticar o acolhimento e sejam um ponto seguro para conversar, tirar dúvidas sobre a diversidade e inclusão LGBTI+.
Para Henrique Campos, gerente sênior de Controlling e Marketing para Químicos de Performance da BASF América do Sul e um dos idealizadores da iniciativa, a motivação para criar o grupo surge do desejo de levar a mensagem do respeito e da diversidade para o cotidiano de todas as pessoas.
"O papel do aliado deve ser o de um embaixador contra o preconceito, para prevenir e combater a discriminação. Os embaixadores podem participar das atividades do grupo BYou, manifestar publicamente seu apoio e ser um ponto de acolhimento para as pessoas LGBTI+", aponta Henrique.