Mais uma vez, Bayer lidera ranking referência de sustentabilidade

A Bayer, por mais um ano, alcançou a classificação mais alta no CDP por suas atividades nas categorias Clima e Água. Confira iniciativas da empresa.

Autor:
Publicado em:11/12/2020 às 18:30
Atualizado em:11/12/2020 às 18:30

A empresa química e farmacêutica alemã, Bayer, recebeu, mais uma vez, uma nomeação entre as empresas internacionais líderes nas categorias Clima e Água da organização CDP (Carbon Disclosure Project). A organização é referência mundial para avaliar a transparência de atividades corporativas de sustentabilidade.

A nomeação recebida pela Bayer tem a classificação duplo "A", a mais alta possível. Além da Bayer, somente outra empresa na Alemanha recebeu essa mesma classificação, na categoria Clima e Água.

Para chegar a essas nomeações foi realizada uma pesquisa com mais de 5,8 mil empresas. Dessas, somente 182 alcançaram a classificação "A" por suas atividades climáticas e outras 72 receberam a mesma classificação, mas na categoria de água.

A Bayer integra o ranking do CDP, desde 2005. A empresa é considerada líder mundial quando o assunto é ambição, ação e transparência. Isso graças às medidas adotadas, que podem ser comprovadas no combate às mudanças climáticas e para garantir a disponibilidade de água limpa. 

A Bayer também foi destacada no ranking “CDP Forest” pela primeira vez, neste ano, e alcançou o status “B”. Para esse ranking, foram ouvidas 687 empresas nessa parte da pesquisa, que avalia como as companhias gerenciam os riscos e oportunidades relacionados às florestas, informam sobre o progresso de forma transparente e contribuem ativamente para a restauração das áreas verdes e dos ecossistemas.

"Ao longo do último ano, temos trabalhado para desenvolver a sustentabilidade como um pilar estratégico do nosso Grupo. Nossas operações nos campos da saúde e nutrição nos permitem prestar uma contribuição significativa para ajudar as pessoas a alcançar uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo em que respeitamos os limites do nosso planeta. Para nós, a classificação atribuída pelo CDP é um importante reconhecimento do fato de sermos uma das empresas líderes mundiais no campo da sustentabilidade", disse Werner Baumann, Presidente do Conselho de Administração da Bayer AG e Chief Sustainability Officer.

+ Para além da contratação, Bayer promove políticas internas de inclusão

Bayer
Empresa apresentou progressos nos últimos meses em relação à
sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Bayer está atuando em diferentes projetos em prol da sustentabilidade

Durante os últimos 12 meses, a Bayer apresentou progressos significativos no campo da sustentabilidade. 

Entre eles, a iniciativa Science Based Targets confirmou que a Bayer está fazendo sua parte para limitar o aquecimento global a 1,5°C, em conformidade com as exigências do Acordo de Paris. Nesse sentido, a empresa reduzirá suas emissões em 42% até 2029, utilizando como comparação o ano de 2019. Em 2020, a Bayer já mudou seus contratos de eletricidade na Espanha e no México para energia verde.

Além disso, no início deste ano, a Bayer foi a primeira empresa nos Estados Unidos e no Brasil a desenvolver uma abordagem transparente, colaborativa e baseada em ciência para desenvolver um mercado de carbono para os agricultores. Com isso, os agricultores podem ter uma renda extra por introduzirem boas práticas de cultivo favoráveis ao clima.

Pela primeira vez na agricultura, a Bayer tem um modelo desenvolvido externamente através do qual é possível medir o impacto ambiental de cada pesticida em cada lavoura, em todo o mundo. Além disso, a empresa já revisou todo o seu portfólio e suas aplicações globais.

A partir de 2021, 20% das metas quantitativas de todo o Grupo serão usadas para determinar a remuneração variável de longo prazo do Conselho de Administração e dos altos executivos. Dentre essas metas constam as relacionadas à proteção climática.

O Conselho Externo de Sustentabilidade da Bayer, estabelecido este ano, já iniciou seus trabalhos. Além das atividades climáticas, a estratégia de sustentabilidade da Bayer também pretende melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Um exemplo é o programa “Fazendas Melhores, Vidas Melhores”. Neste projeto, a empresa está apoiando até dois milhões de pequenos produtores afetados pela crise do COVID-19 em todo o mundo. 

A Bayer também está colaborando com a "The Challenge Initiative", que visa ao desenvolvimento de soluções no campo do planejamento familiar e saúde reprodutiva para mulheres e meninas que vivem em áreas urbanas carentes na África e na Ásia. 

Só em 2020, a Bayer atendeu 42 milhões de pessoas em comunidades economicamente desfavorecidas ou desprovidas de recursos médicos com soluções mais acessíveis para a autossuficiência de cuidados de saúde. 

As iniciativas contribuem para a forma como a Bayer pretende atingir sua meta de 100 milhões até 2030. Em países de baixa e média renda, a meta da Bayer é fornecer a 100 milhões de agricultores acesso a métodos agrícolas modernos e a 100 milhões de mulheres acesso a recursos modernos de planejamento familiar. Outro perspectiva é dar acesso a serviços de saúde diários a 100 milhões de pessoas.

⇒ Como é trabalhar na Bayer: inovação está no DNA

Avaliação do CDP é considerada padrão-ouro em relação às atividades ambientais corporativas

Paul Simpson, CEO do CDP, considera o compromisso com a ação ambiental um importante destaque para a economia do futuro.

"Estendemos nossas congratulações a todas as empresas incluídas na lista A neste ano. Assumir a liderança em transparência e ação ambiental é um dos passos mais importantes que as empresas podem dar, e isso torna-se ainda mais impressionante neste ano desafiador marcado pela COVID-19. Nossa lista A enaltece as empresas que estão se preparando para se destacar na economia do futuro, agindo hoje.”

O processo de avaliação anual do CDP é reconhecido como o padrão-ouro quando se trata da transparência das atividades ambientais corporativas. Em 2020, mais de 515 investidores com ativos superiores a US$ 106 trilhões e mais de 150 grandes clientes cujas transações de compras ultrapassaram US$ 4 trilhões pediram às empresas que utilizassem a plataforma CDP para divulgar dados sobre impactos ambientais, riscos e oportunidades.

O resultado foi que, neste ano, o CDP avaliou mais empresas do que nunca. Ao todo, foram 9.600 participantes.

Dentre os critérios usados para a avaliação estavam a integridade da divulgação, conscientização e gerenciamento dos riscos ambientais, além da evidência das melhores práticas.

Botão com link para newsletter

Carregando...