Série Carreiras Digitais: entenda as profissões mais promissoras

Série de entrevistas aborda cenário, preparação e atuação

Autor:
Publicado em:27/07/2020 às 13:00
Atualizado em:27/07/2020 às 13:00

Já ouviu falar em designer UX? E em desenvolvedor front end? Essas algumas das profissões que fazem parte do universo das carreiras digitais. Para algumas pessoas, essas carreiras e nomenclaturas da área são bem comuns. Já para outros... Não fazem ideia do que se trata.

Ao falar dessas careiras muitos vão achar que estamos falando de um futuro bem remoto. Errado! Para profissionais da área já estamos vivendo intensamente a transformação das carreiras sob a dinâmica digital. 

A pandemia do novo Coronavírus também acelerou a digitalização de muitas empresas e setores da economia, demandando, inclusive mais profissionais digitais. Entre as vagas de emprego abertas no período, boa parte é para setor de Tecnologia, que não para de contratar.

+ Dti Digital contrata para 50 novas vagas de emprego e estágio em BH

Pensando em trazer os trabalhadores e futuros profissionais para essa realidade digital, a FOLHA DIRIGIDA conversou com diversos especialistas em carreiras digitais. A série Carreiras Digitais com a Gama Academy abordou temas, como:

Confira a programação completa da Série Carreiras Digitais:

⇒ Segunda - 27/07

Habilidades das carreiras do futuro com Guilherme Junqueira - CEO da Gama Academy

⇒ Terça - 28/07

Vendas com Giovanni Del Negro - Head de Produto da Gama Academy

⇒ Quarta - 29/07
Design com Giulia Gomes - Product Designer na Delivery Hero

⇒ Quinta - 30/07
Programação com JC Bombardelli - Tech Lead da Gama Academy

⇒ Sexta - 31/07
Marketing Digital com Luis Quintanilha - CMO da Gama Academy

Série aborda carreiras vendas, marketing digital, programação, design e habilidades
que o mercado requer (Foto: Pixabay)

Para contar um pouco sobre as habilidades exigidas pelo mercado digital, conversamos com o CEO da Gama, Guilherme Junqueira, que também comentou sobre o perfil e preparação para quem deseja ingressar na área.

Giovani Del Negro, Head de Produto da Gama, ao contar um pouco da sua própria história de transição de carreira, de vendedor tradicional para vendedor digital, enumerou três características fundamentais para se dar bem na função: praticar escuta ativa, ser resiliente e empático. 

Somente na área de Design, por exemplo, em 2018, a demanda por profissionais com capacidade em desenvolver projetos digitais, triplicou, além de ser uma das carreiras mais rentáveis, como apontou a Designer Product na Delivery Hero, Giulia Gomes.

No papo sobre Programação, JC Bombardelli, Tech Lead da Gama, além das habilidades, falou dos diferenciais e como se capacitar para ser um ótimo programador. Para quem deseja investir na carreira ela recomendou que se introduzam na área as poucos, fazendo cursos e se propondo a programar pequenos projetos.

Por fim, Luis Quintanilha, CMO da Gama, apresentou o cenário promissor do Marketing Digital. Segundo ele, a área tem recebido altos investimentos, portanto, a tendência é que continue crescendo exponencialmente.  

Quer entender melhor as Carreiras Digitais? As entrevistas da série vão ao ar no canal do Youtube da FOLHA DIRIGIDA a partir desta segunda-feira, 27, às 19h.Hoje, vai ao ar a entrevista Carreiras Digitais: Marketing Digital. Confira!

 

Fintech Pag! revela desafios em contratar profissionais de tecnologia

Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, apenas dois milhões de trabalhadores são graduados nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Tal fator explica a dificuldade das empresas em contratar profissionais habilitados para atuarem nessas áreas.

Entre os profissionais do segmento, os desenvolvedores de softwares são os mais requisitados. Um levantamento do GetNinjas, aplicativo especializado em contratação de serviços, revela que mesmo na pandemia, a busca por esses profissionais deu um salto de 92% na demanda.

Isso ocorreu, especialmente, por conta da migração de muitos serviços para o digital. A expectativa é que essa tendência de contratação de profissionais de Tecnologia continue no próximo biênio. 

Principalmente, por causa das transformações digitais, que vão impactar diversos setores como: varejo, restaurantes, educação, setor bancário e saúde.

"Estamos continuamente contratando profissionais de áreas mais técnicas, como tecnologia e dados, mas isso tem se acelerado, estamos em uma fase de crescimento e com novos projetos, por isso, queremos abrir ainda mais espaço para os profissionais desta área e atrair os grandes talentos do mercado", afirmou o CEO do pag!, Felipe Félix. 

Pag! abre vagas para desenvolver em todo o país

Empresas devem contratar mais funcionários remotos no pós-pandemia

Além disso, as mudanças decorrentes da pandemia também vão estimular contratações remotas. Profissionais de tecnologia terão mais flexibilidade e as empresas se sentirão mais confortáveis em contratar novos funcionários tanto fora dos grandes centros quanto aqueles que moram em outros países.

"O sucesso no meio digital depende da tríade construção de um bom produto, compreensão das necessidades do cliente e ações bem direcionadas. Para que isso aconteça, é preciso investir em bons profissionais, independentemente de onde eles morem", destacou Felipe Félix.

Para os que já estão formados nas áreas demandadas pelo mercado, o desafio é escolher a melhor opção diante da oferta de vagas. Alguns pontos podem ser observados pelos profissionais antes de aceitar uma oportunidade. Entre eles, a cultura organizacional da empresa — que inclui o clima no ambiente de trabalho —, benefícios e as oportunidades de crescimento oferecidas. 

Uma das preocupações da Pag!,  por exemplo,  é criar uma cultura de aprendizado, mentoria e crescimento para os desenvolvedores.

Botão com link para Newsletter