Cielo, Tim e B2Mamy lançam programas de incentivo à startups

Prazos de inscrição variam entre julho e agosto

Autor:
Publicado em:21/07/2020 às 08:30
Atualizado em:21/07/2020 às 08:30

Se você é empreendedor e tem uma startup pode encontrar uma nova oportunidade de crescimento nos próximos meses. Como?

Por meio dos programas de incentivo das empresas Cielo, Tim e B2Mamy. São processos seletivos para startups que englobam desde mentorias e qualificação a novas oportunidades de empreender. 

A seguir você confere mais detalhes sobre o programa de cada empresa e quais os requisitos para participar. Mas é importante ficar atento aos prazos de inscrição, que variam:

  • Programa da Cielo - até 9 de agosto
  • Programa B2Mamy - até 24 de julho
  • Programa Tim - até 11 de agosto

Botão com link para Nwsletter

Programa da Cielo recebe inscrições até agosto

A terceira edição do programa de mentoria de startups da Cielo,empresa líder em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina, está com inscrições abertas. Antes previsto para ocorrer em março, o processo foi adiado devido à pandemia.

A edição, batizada de "Programa de mentoria 2020 Cielo - Como será o novo normal?”, será realizada virtualmente, sob a coordenação da diretoria Cielo Fintech e conduzido pelo Garagem Cielo, hub de inovação da companhia.

O objetivo é “multiplicar o poder empreendedor, contribuir para o ecossistema de inovação e potencializar resultados das startups”, levando em conta o contexto pós-pandemia e as dificuldades e oportunidades criadas nessa nova conjuntura. 

Vice-presidentes e diretores da Cielo serão mentores no programa, que ocorrerá entre agosto deste ano e março de 2021. Startups de todos os setores podem participar.

As inscrições para o programa podem ser feitas pelo site da Cielo Mentoria até 9 de agosto. A abertura será no dia 27 do mesmo mês. As startups selecionadas participarão de encontros com mentores ao longo dos seis meses.

Na edição do ano passado, foram 18 participantes que tiveram acesso a mais de 100 horas no processo de mentoria ao longo de dez meses. De acordo com o Head da Cielo Fintech, Francisco Santos, o programa conta com três metas centrais.

“O processo de mentoria em si, em que as startups se utilizam da experiência dos mentores; a conexão de executivos da Cielo com os empreendedores, criando um network interessante para os dois lados; e a aceleração de iniciativas da própria Cielo, com a que podem resultar em parcerias com as empresas participantes. (...) Essa troca é proveitosa para as duas partes porque há um estímulo constante para encontrarmos novas abordagens para as resoluções dos problemas que podem ser incorporadas ao dia a dia da Cielo e das startups.”

WR Educacional oferta 3 mil cursos de capacitação 100% grátis

Programa Pulse da B2Mamy busca acelerar startups em fase inicial

Já o programa da B2Mamy é voltado para mulheres que querem impulsionar suas startups, aprender os diversos conceitos do empreendedorismo e imergir nesse mundo ou implementar processos mais ágeis. 

Essa é a primeira empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia para que elas sejam líderes e livres economicamente, por meio do Programa Pulse.

+ Empreendedorismo feminino deve crescer com a crise econômica 

O programa de aceleração powered by Google for Startups é focado em startups early stage, ou seja, que estejam na fase inicial. A 8ª edição, assim como a anterior, acontece totalmente online. 

São 10 vagas subsidiadas por marcas apoiadoras, como Huggies e ConectCar. As inscrições estão abertas somente até 24 de julho e as empresas interessadas devem preencher os seguintes critérios:

  • Estarem em estágio inicial (early stage);
  • Lideradas ou fundadas por mulheres e mães (com reserva de 30% das vagas para outros perfis);
  • Negócios no contexto digital com soluções em tecnologia (marketplace, EAD, APPS e SaaS).

O cadastro é realizado por meio de um formulário online. As aulas estão previstas para começar já no início de agosto, entre os dias 6 e 7.

 

Oportunidades para startups
Empresas oferecem oportunidades para startaups 
(Foto: Reprodução/ Pixabay)

Programa da Tim é para startups com soluções de IoT voltadas ao agronegócio

A Tim lançou o Desafio 4G TIM no Campo em busca de startups que tenham soluções inovadoras em IoT ("Internet of Things") para o agronegócio. Com o tema Conectividade para eficiência no controle de pragas, doenças e plantas daninhas na agricultura, a iniciativa tem parceria da AgTech Garage.

Empreendedores terão a oportunidade de trabalhar com grandes empresas do setor, validando suas soluções e realizando provas de conceito das ferramentas. Como as inovações devem funcionar na rede 4G em 700MHz, padrão utilizado pela Tim no agro, as startups selecionadas têm potencial de se tornarem parceiras da operadora no projeto "4G TIM no Campo".

O Desafio 4G TIM no Campo busca soluções, conectadas à rede 4G e/ou à plataforma Narrow Band-IoT, que contribuam para a melhor eficiência e sustentabilidade no processo de controle de pragas, doenças e plantas daninhas, com ênfase nas culturas de algodão, milho, soja e cana-de-açúcar. 

Para isso, a AgTech Garage e a empresa de telefonia vão conectar os empreendedores com diversos parceiros que irão auxiliar no desenvolvimento das ferramentas, com o objetivo de construir parcerias relevantes e duradouras (modelo de revenue-share) das startups com a operadora.

As startups podem inscrever os seus projetos, desde que estejam relacionados ao tema Conectividade para eficiência no controle de pragas, doenças e plantas daninhas na agricultura, até 11 de agosto. O cadastro é pelo site da AgTech Garage, na página do programa.

Estão elegíveis soluções como sistemas de precisão para eficiência de aplicação e redução da sobreposição na pulverização de defensivos; de eficiência operacional e minimização de custos para controle de pragas, doenças e plantas daninhas; controle de pragas com soluções alternativas ao uso de defensivos agrícolas; e controle da deriva em aplicação aérea.

Os projetos selecionados serão anunciados entre 19 e 31 de agosto. No dia 2 de setembro, será realizada uma rodada de apresentações para um painel de jurados e as startups serão avaliadas com base no potencial da solução e sinergia com a iniciativa 4G Tim no Campo. 

Após seleção do projeto – ou projetos – acontecerá o planejamento da prova de conceito da solução que será aplicada em um parceiro da operadora a ser definido durante o processo de seleção, respeitando as limitações impostas pela pandemia.