CNU: por segurança, candidatos não poderão levar caderno de prova
Organização do Concurso Nacional Unificado confirma que candidatos não poderão levar os cadernos de provas e fazer anotação do gabarito. Veja!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:16/04/2024 às 11:45
Atualizado em:16/04/2024 às 11:45
Como medida de segurança, os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU)não poderão levar os cadernos de provas no dia 5 de maio, em nenhum dos turnos.
Além disso, não será permitido fazer nenhum tipo de anotação dos gabaritos no cartão de confirmação. As informações foram confirmadas nesta terça-feira, 16, pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), organizador do concurso.
O coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal, justificou que em outras provas, os candidatos podiam escrever suas respostas no verso do cartão de confirmação, que é impresso pelos candidatos para entrar nos locais de prova.
No Concurso Unificado, no entanto, isso não será permitido.
“Isso gera um problema de segurança, que é o seguinte: quem escrever as respostas no cartão de confirmação, pela manhã, vai voltar de tarde com ele, e aí a gente teria que conferir se o que está escrito são as anotações dele, ou se era algum tipo de cola. Então, para aumentar a segurança, não vai ser permitida anotações de nenhum tipo no verso do cartão de confirmação. Se a pessoa fizer qualquer tipo de anotação, ela fica sujeita a ser eliminada da prova. E principalmente, ela não vai poder entrar na parte da tarde de volta na prova com anotações no verso do cartão de confirmação”, explicou o coordenador-geral.
De acordo com o MGI, organizador do concurso, depois do término das provas, os cadernos de questões serão disponibilizados na página oficial do concurso.
Provas do concurso serão realizadas no dia 5 de maio em 228 cidades brasileiras
(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
A imagem do cartão-resposta de cada um dos participantes será disponibilizado na página do candidato no dia 03 de junho, conforme o edital. Com o cartão-resposta, será possível verificar suas respostas com o gabarito oficial.
A organização do concurso também já divulgou o que os candidatos podem ou levar no dia das provas. Confira a lista completa aqui!
No dia das provas, 5 de maio, os candidatos deverão levar, obrigatoriamente:
o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que será disponibilizado a partir do dia 25 de abril, na página do concurso;
um documento de identidade original com foto; e
caneta preta, fabricada em material transparente.
É importante se organizar para chegar aos locais de prova com antecedência. Os candidatos serão submetidos a questões nos turnos da manhã e da tarde.
Veja os horários de cada turno a seguir:
Turno da manhã
Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da aplicação: 9h
Duração da prova: 2h30
Turno da tarde
Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da aplicação: 14h30
Duração da prova: 3h30
Pela manhã, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) deverão responder a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico.
Para o bloco de nível médio (8), os candidatos farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
No período da tarde, para os blocos de nível superior (1 a 7), serão cobradas 50 questões objetivas de Conhecimentos Específicos.
Já os inscritos no bloco de nível médio (8) farão mais 40 questões objetivas.
Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% da pontuação nas provas objetivas de Conhecimentos Gerais e Específicos ou nota zero na prova discursiva.
No total, estão disponíveis 6.640 vagas imediatas para diferentes cargos dos níveis médio e superior de 21 órgãos do Poder Executivo Federal.
Essas oportunidades estão agrupadas por oito blocos temáticos, que representam as áreas de Políticas Públicas Brasileiras. Só foi possível se inscrever para um dos blocos temáticos.
Abaixo, confira a relação candidato por vaga, de acordo com o bloco temático do CNU:
Bloco 1 - Infraestrutura, Exatas e Engenharias
Vagas: 727
Inscritos: 121.838
Concorrência: 167,59 candidatos
Bloco 2 - Tecnologia, Dados, e Informação
Vagas: 597
Inscritos: 77.943
Concorrência: 130,55 candidatos
Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológicas
Vagas: 530
Inscritos: 102.922
Concorrência: 194,19 candidatos
Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor
Vagas: 971
Inscritos: 336.284
Concorrência: 346,32 candidatos
Bloco 5- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Vagas: 1.016
Inscritos: 300.766
Concorrência: 296,02 candidatos
Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação
Vagas: 359
Inscritos: 74.283
Concorrência: 206,91 candidatos
Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública