Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 8, a portaria que autoriza a nomeação de 459 aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024 para o cargo de analista técnico de políticas sociais (ATPS).
Com o aval do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), o provimento dos cargos ficará condicionado aos seguintes pontos:
- à existência de vagas na data da nomeação das pessoas candidatas; e
- à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
O subsídio inicial da carreira de ATPS será de R$9.446,21. Ao final da carreira, o valor poderá chegar a R$19.719,92.
As vagas do concurso ATPS foram ofertadas no CNU 2024, por meio dos blocos 2, 4, e 5.
→ Foi aprovado com a ajuda do Qconcursos? Ao contar sua história, você inspira outros concurseiros e ainda pode ganhar um brinde exclusivo. Envie aqui!
Carreira já conta com autorização para excedentes
Além dos 459 servidores que ingressarão na carreira, o Ministério da Gestão já autorizou a convocação de 200 excedentes. A portaria com essa liberação foi divulgada no último dia 2.
Além de novos aprovados para a carreira de ATPS, o Governo Federal também liberou 1.784 excedentes para diversos outros órgãos, como a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Banco Central do Brasil e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mais recentemente, no dia 6 de outubro, o MGI também autorizou 875 excedentes para as carreiras de EPPGG, analista de comércio exterior e analista de infraestrutura, entre outros.
Estude e transforme vontade em aprovação de verdade. Clique aqui e prepare-se!

MGI autoriza nomeações para a carreira de ATPS
(Foto: Divulgação)
Gabaritos do CNU 2025 já estão disponíveis
Para cargos de nível médio, a prova do CNU cobrou 68 questões objetivas. Já para os de nível superior foram 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.
Somente os classificados, em até nove vezes o número de vagas por cargo, serão convocados para a prova discursiva, no dia 7 de dezembro.
A Fundação Getulio Vargas já divulgou os gabaritos preliminares das provas. Os recursos serão aceitos até esta quarta, 8.
Edição de 2025 registrou 20% menos faltosos que o edital de 2024
As provas do Concurso Nacional Unificado deste ano foram aplicadas no último domingo, 5, em 228 cidades espalhadas pelo país. Nesta nova edição, o destaque ficou por conta da redução no número de faltosos.
Conforme dados divulgados pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o CNU 2025 registrou 324.971 ausentes, o que correspondeu a 42,8% dos inscritos.
O número representa uma queda em relação aos dados de 2024, quando a primeira edição do Concurso Nacional Unificado registrou uma taxa de abstenção de 54,12%.
O índice de abstenção caiu 11,32 pontos percentuais em comparação ao CNU 2024, o que equivale a uma redução aproximada de 20,9% no número de faltosos em termos de queda relativa.
Nesta edição, o ministério informou que a abstenção percentual foram os estados do Acre (50,3%), Amazonas (51,2%), Sergipe e Ceará (49,4%).























