O número representa uma queda em relação aos dados de 2024, quando a primeira edição do Concurso Nacional Unificado registrou uma taxa de abstenção de 54,12%.
O índice de abstenção caiu 11,32 pontos percentuais em comparação ao CNU 2024, o que equivale a uma redução aproximada de 20,9% no número de faltosos em termos de queda relativa.
Nesta edição, o ministério informou que a abstenção percentual foi maior nos seguintes estados:
- Acre (50,3%);
- Amazonas (51,2%); e
- Sergipe e Ceará (49,4%).
Confira a tabela abaixo:

Candidatos destacam dificuldade nas provas
A aplicação da etapa objetiva repercutiu entre os candidatos que realizaram as provas do CNU 2025.
Alguns acharam a prova coerente e dentro do esperado. Outros, porém, não gostaram do exame e consideraram as questões cansativas.
Os relatos foram registrados em uma pesquisa feita pelo Qconcursos Folha Dirigida, após a aplicação das provas do CNU 2025.
Entre os participantes, há unanimidade de que a prova aplicada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) não foi fácil.
Ao todo, 49,2% dos candidatos que responderam à pesquisa acharam a prova muito difícil, enquanto 44,9% a consideraram mediana.
Do total de respostas, apenas 5,9% avaliaram a prova como fácil e indicaram que poderão estar na fase discursiva, cuja aplicação ocorrerá em dezembro.
Além da dificuldade das provas, os inscritos também relataram alguns problemas na aplicação da etapa objetiva. Veja aqui!
"Na hora que seria para começar a prova (13h), o fiscal começou a coletar digital e não liberou o início da prova. A sala teve atraso de 8 minutos. Após reunião com a coordenação, eles acrescentaram 8 minutos para a sala onde eu fiz a prova. Eu saí da sala dentro desses 8 minutos de acréscimo (era ± 16h35) e ainda tinham muitos candidatos em outras salas da unidade também", relatou um candidato que fez a prova em Fortaleza CE.
O Qconcursos coloca você no caminho certo para a aprovação. Acesse e confira!

CNU registrou menos faltosos na edição de 2025
(Foto: Divulgação)
Gabaritos estão disponíveis para consulta
Para cargos de nível médio, a prova do CNU cobrou 68 questões objetivas. Já para os de nível superior foram 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.
Somente os classificados, em até nove vezes o número de vagas por cargo, serão convocados para a prova discursiva, no dia 7 de dezembro.
A Fundação Getulio Vargas divulgou os gabaritos preliminares das provas nesta segunda, 6. Os recursos serão aceitos entre os dias 7 e 8 de outubro.
Qconcursos lançou a calculadora CNU 2025. A ferramenta possibilita ao candidato calcular a nota das provas por cargo.
Confira o passo a passo para usar a Calculadora do CNU do Qconcursos:
- Selecione o seu nível/bloco temático: escolha entre os blocos 1 a 7 (nível superior) ou 8 e 9 (nível médio);
- Indique o número do bloco temático correspondente à prova que realizou;
- Escolha o cargo para o qual prestou o concurso;
- Informe o número de acertos em Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos (por eixo temático);
- Pronto! A calculadora exibirá sua pontuação e mostrará se você alcançou a nota mínima para ser habilitado.
A ferramenta utiliza a mesma fórmula oficial do Concurso Nacional Unificado, garantindo resultados precisos e confiáveis.
