CNU 2024: candidatos de CR deverão indicar permanência na seleção

De acordo com portaria do MGI, os aprovados em lista de espera deverão informar se desejam ou não continuar concorrendo às vagas. Veja!

Autor:Mateus Melis
Publicado em:09/09/2025 às 07:36
Atualizado em:09/09/2025 às 07:36

Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 9 de setembro, o edital do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) para que os aprovados em lista de espera do CNU 2024 indiquem se ainda desejam continuar concorrendo às vagas para as quais foram aprovados.

De acordo com o documento, a manifestação de interesse deverá ser indicada no aplicativo SOUGOV ou no endereço eletrônico da Sigepe.


O período para a indicação terá início às 10h desta terça-feira (9 de setembro) e ficará aberto até as 23h59 do dia 18 de setembro.


As manifestações dos candidatos deverão ser efetuadas separadamente para cada cargo em que estejam aprovados em lista de espera.


É importante destacar que todos os aprovados em lista de espera dos blocos do CNU 2024 deverão responder à convocação.


Ainda de acordo com a portaria, os candidatos que não acessarem o sistema no prazo indicado ou que não concluírem o processo de manifestação de interesse dentro do prazo estarão eliminados do banco de candidatos aprovados em lista de espera do Concurso Nacional Unificado.


Os resultados da manifestação de interesse serão divulgados até o dia 10 de outubro.

Governo deve nomear excedentes em quase todos os órgãos

O Governo Federal prepara a nomeação de excedentes da primeira edição do CNU.

De acordo com fontes ouvidas pelo Qconcursos Folha Dirigida, praticamente todas as carreiras e órgãos devem ser contemplados.


Os trâmites para as nomeações avançaram. No momento, o processo está na Secretaria de Orçamento Federal (SOF), aguardando o ateste orçamentário.


Diversos órgãos que participaram do CNU têm manifestado interesse em contar com mais aprovados.


A Fundação Nacional dos Povos Indígenas pediu o aval para a nomeação de mais 502 aprovados no concurso Funai, ou seja, o dobro das oportunidades preenchidas inicialmente.


>> Maratona CNU 2025. Comece AGORA a estudar gratuitamente com os professores do Qconcursos!<<



Já o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira, solicitou ao MGI o provimento adicional de 742 vagas de nível superior para o Incra, por meio do cadastro de reserva do CNU 2024. O quantitativo também corresponde ao dobro da oferta inicial.


Confira as próximas etapas do CNU 2025

O CNU 2025 já teve seu edital publicado, e a data de aplicação das etapas se aproxima.


Os inscritos no CNU 2025 serão avaliados por meio de provas objetiva, discursiva e de títulos.


Na nova edição, as etapas objetiva e discursiva serão aplicadas em dias distintos.


Enquanto a fase objetiva será realizada no dia 5 de outubro, a fase discursiva será em 7 de dezembro, para os candidatos habilitados na primeira etapa.


A prova objetiva será composta por 90 itens de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.


A etapa discursiva, destinada aos cargos de nível superior, será formada por duas questões dissertativas, enquanto os de nível médio realizarão uma redação.


Clique para se preparar

Carregando...