Como escolher meu concurso? Fernando Mesquita explica

Você já definiu sua rota para a aprovação em 2024? Se não, saiba como escolher o concurso certo com dicas de Fernando Mesquita.

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:03/01/2024 às 15:54
Atualizado em:03/01/2024 às 16:04

Você já definiu sua rota para a aprovação em 2024? Se não, saiba como escolher o concurso certo com dicas valiosas de Fernando Mesquita, Diretor de Mentoria do Qconcursos.


Em uma recente live, Mesquita compartilhou o primeiro passo fundamental para todo concurseiro iniciante que quer conquistar um cargo público: a escolha assertiva do concurso.


Compreender que estudar para qualquer concurso sem um foco definido pode ser um erro fatal é crucial, e é exatamente sobre isso que Mesquita aborda de maneira aprofundada.


Saber o seu concurso é o ponto de partida do MétodoQ de Estudos para conquistar à sua aprovação. Comece a sua jornada rumo à aprovação!


Saiba como escolher seu concurso com Fernando Mesquita.


Como escolher a área do concurso?

O ponto de partida para escolher o seu concurso é escolher a sua área de atuação, como aponta Fernando Mesquita.


Para definir a sua área de atuação, é necessário compreender o conceito de "área". Neste contexto, o Diretor de Mentorias do Qconcursos define área como um conjunto de atribuições, englobando cargos, e também um conjunto de disciplinas.


Escolher uma área específica é um passo fundamental, pois permite a otimização do tempo de estudo, com uma abordagem mais eficaz, cobrindo disciplinas comuns a essa área.


"Quando se tem uma área, você aproveita melhor o seu tempo. Por exemplo, se eu começo a estudar para a área policial, vou estudar: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal Extravagante, como também TI (Tecnologia da Informação), Estatística, Informática Geral, ou seja, uma série de conteúdos que são comuns a área policial", explica Fernando Mesquita.


Ao permanecer em uma área específica, o candidato pode aproveitar o conhecimento adquirido em futuras provas, evitando o recomeço do zero a cada mudança de área.


Um fator a ser observado, é saber quais são as mais promissoras, ou seja, com carreiras que ofertam a maior quantidade de vagas. Neste aspecto, as áreas da saúde, educação e segurança são as que mais se destacam.


Todos esses pontos devem ser considerados ao optar por um concurso público. Como destaca Fernando Mesquita: “Um candidato que não entende as áreas, os pontos positivos e negativos de cada área, é um candidato muito iniciante".


O que considerar para escolher o concurso

Fernando Mesquita destaca cinco elementos essenciais a serem considerados ao escolher um concurso, são eles:

  • Remuneração;
  • Atuação;
  • Localização geográfica;
  • Formação necessária; e
  • Possíveis impedimentos (físicos ou logísticos).


Entender os prós e contras de cada área é imprescindível para tomar uma boa decisão. A partir da análise de cada elemento, a estratégia de escolha deverá ser feita por exclusão.


Como explica Mesquita, a exclusão é um método que simplifica a decisão eliminando opções que não atendem aos critérios definidos. Essa abordagem torna o processo de escolha mais focado e eficiente.


"Por exemplo: 'Eu quero uma remuneração de R$10.000'. Então vai ter algumas carreiras que não vão me atender. Se eu quero um trabalho em que eu não tenha que sair à rua, então já há outros que irei eliminar. Então aquelas carreiras que tem uma quantidade de características que te atendem vai ser a que você irá escolher."


Escolher a área certa é o primeiro passo para uma preparação bem-sucedida em concursos públicos, e as estratégias compartilhadas por Mesquita oferecem uma bússola confiável nessa jornada. Confira a live completa no canal do Youtube do Qconcursos!


Prepare-se com sabedoria e esteja um passo mais próximo da aprovação em 2024. No QC, a aprovação não é um sonho é o próximo passo! CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Carregando...