Método Q: como estudar por videoaulas para concursos públicos?

O coordenador acadêmico do Qconcursos, Ricardo Baronovsky, orienta como os candidatos podem estudar por videoaulas para concursos públicos.

Autor:Repórter Folha
Publicado em:05/01/2024 às 18:13
Atualizado em:12/01/2024 às 13:22

Estudar para concursos públicos é um desafio que exige disciplina, organização e uma estratégia eficaz. Definir o método de estudo muitas vezes acaba se tornando algo dificultoso para a execução do planejamento.


Estudar por videoaulas pode ser uma maneira valiosa nesse processo e pode proporcionar uma abordagem mais dinâmica e interativa para absorver o conteúdo.


O coordenador acadêmico do Qconcursos, Ricardo Baronovsky, orienta como os concurseiros podem estudar por videoaulas.



O objetivo é fazer com que os candidatos possam ter um rendimento melhor dos estudos por meio desse método, com dicas como:


  • PDF ou videoaula?
  • Estudo ativo X Estudo passivo
  • Complementação do caderno
  • Estudo final pelo caderno


Método Q! Em 2024, querer é poder! No QC a sua aprovação não é um sonho, é seu próximo passo!


No vídeo, o professor relata os mais de 15 anos de experiência na preparação para concursos públicos, com aprovações e também com resultados insatisfatórios, que segundo ele trouxe muitos aprendizados.


"Ouça quem já trilhou aquele caminho. O que me acalentava nas derrotas era ouvir quem já tinha sido aprovado naquele concurso. Isso para mim era muito importante."


PDF ou videoaula?


Para Ricardo Baronovsky não há um sistema que predomine em relação a outro. É importante que o candidato entenda sobre os horários ou turnos em que possa estar mais atento e disposto para determinado método.


De acordo com o professor, o aluno que acredita que rende mais pela manhã pode fazer a leitura do PDF neste período, pois estará mais tranquilo e atento, com melhor capacidade para absorver o conteúdo.


No entanto, nas partes do dia em que não estiver muito enérgico poderá assistir a videoaula, sendo do mesmo tema estudado no período em que se sentia mais disposto.


"Não existe um método só tem gente que usa fichinha de anotação, outro usa caderno, outro usa livro. Mas o que eu percebi é que a maioria ou utiliza PDF ou a maioria utiliza videoaula ou parte substancial deles, da qual eu me incluo, utilizava dois."


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Inscreva-se para conhecer o Método Q!


Como estudar de forma eficaz com videoaulas?


Ricardo Baronovsky orienta que mal utilizada, a videoaula pode ser um caminho ineficaz para o candidato. Isso porque, pode estar configurando um estudo passivo.


"Mal utilizada ela configura o estudo passivo, em que você (es)tá, às vezes, com a TV ligada, (es)tá um pouco no celular. Quer dizer: a sua Atenção não está totalmente na videoaula."


O professor questiona sobre como está o estudo dos candidatos por meio de videoaulas e dá dicas importantes sobre como aplicar o método de forma satisfatória.


"Quando você (es)tá assistindo a videoaula, você (es)tá escrevendo as informações que são importantes para você (...) Quando a gente anota as informações, a gente retém mais elas no dia da prova. Aquela informação, principalmente manuscrita, vai te ajudar a absorver por mais tempo o conteúdo."


→ Confira a análise completa do Censo dos Concursos Públicos 2023


A importância das anotações no estudo para concursos públicos


A importância de o candidato anotar pontos de destaques dos materiais estudados, seja PDF, videoaula ou outra ferramenta, é uma das principais orientações do professor Ricardo Baronovsky.


Segundo ele, o estudo ativo é aquele que exige um comportamento comissivo de quem está estudando. Isto é, fazer uma anotação ou tomar um apontamento, fazer um grifo, etc.


“Quando você tiver lendo, por favor, tome seus apontamentos, tome anotações.”


Para Baronovsky um dos principais erros da maioria dos candidatos é ficar apenas no estudo passivo, que segundo ele também é importante. Mas não tem a mesma eficácia, caso o aluno esteja tomando as anotações sobre o conteúdo.


"Não tenha preguiça de construir o seu próprio material. Ele que você vai carregar até o Diário Oficial."


Algumas dicas para otimizar os estudos por meio de videoaulas



Antes de começar, selecione plataformas confiáveis que ofereçam conteúdo atualizado e alinhado com o edital do concurso desejado. Avalie depoimentos de outros candidatos e verifique a reputação da plataforma e dos professores.


Além disso, é importante criar um ambiente de estudo tranquilo e livre de distrações. Certifique-se de que sua conexão com a internet esteja estável para evitar interrupções durante as aulas.


Outro ponto é desenvolver um cronograma de estudos que inclua períodos específicos para assistir às videoaulas. Divida o conteúdo de forma equilibrada, priorizando as disciplinas de maior peso no concurso.


Conforme abordado pelo professor Ricardo Baronovsky, durante as videoaulas, faça anotações relevantes. Isso ajuda na fixação do conteúdo e fornece um material de revisão mais tarde.


Um dica é utilizar diferentes cores para destacar pontos importantes.


Um outro destaque é definir metas de estudo realistas e mensuráveis. Evite sobrecarregar seu dia, mas mantenha um ritmo consistente.


Por fim, agende períodos regulares para revisar o conteúdo aprendido por meio das videoaulas. A repetição espaçada é uma técnica eficaz para consolidar informações na memória de longo prazo.


Com essas dicas, você poderá tirar o máximo proveito das videoaulas e aumentar suas chances de sucesso nos concursos públicos.

Carregando...