Saiba como fazer um plano de estudos para concurso policial
Com o Smart Planner, ferramenta gratuita da Folha Dirigida, você pode ter um plano de estudos personalizado para concursos policiais
Autor:
Publicado em:16/10/2020 às 08:35
Atualizado em:16/10/2020 às 08:35
O que as Polícias Civis do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Amazonas têm em comum? Todas têm novos concursos públicos previstos!
Nesta quinta, 5, o concurso que chama atenção é o da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que voltou a avançar. A nova autorização para 864 vagas foi publicada no Diário Oficial.
Você sabia que pode estudar para todos esses concursos com a mesma base de conteúdos? Isso é possível com o Smart Planner, ferramenta gratuita da Folha Dirigida que planeja a sua preparação até a posse.
O Smart Planner monta um plano de estudos personalizado para concurso policial, de acordo com a sua disponibilidade de horários. Se você tiver mais horas para estudar, a ferramenta distribuirá os conteúdos para essa carga.
Porém, se concilia a preparação com o trabalho e dispõe de menos horas para estudar, não tem problema. O Smart Planner se adapta a você e a sua rotina.
Smart Planner faz um plano de estudos personalizado para
concursos da área policial (Foto: Divulgação)
Para quem busca aprovação em concurso policial, a ferramenta trabalha com um plano com base nos cargos de: agente, escrevente, escrivão, inspetor e investigador.
O Smart Planner distribui a grade de estudos para área policial pelas seguintes disciplinas:
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Estatuto dos Servidores Públicos Federais (Lei 8.112/90);
Direito Penal;
Leis Penais Especiais;
Processo Penal;
Raciocínio Lógico;
Informática;
Língua Portuguesa.
Vale destacar que essa é uma base comum a todos os cargos da carreira policial. Porém, se o edital do concurso já tiver sido publicado, a recomendação é estudar pelas especificidades que serão cobradas na prova.
Mas afinal, como funciona o plano de estudos? O Smart Planner, de forma gratuita e automatizada, divide todo o conteúdo programático em tópicos a serem estudados por dia.
A distribuição do conteúdo é feita em blocos de: teoria, revisão e exercícios. Tudo planejado conforme a disponibilidade do usuário. Cada ciclo de estudos tem de duas a três disciplinas por vez.
Uma nova disciplina só é acrescentada ao ciclo depois das anteriores serem finalizadas.
O conteúdo do Direito Administrativo, por exemplo, é constituído por 12 tópicos que devem ser estudados:
1/12 - Órgãos Públicos: Conceito, Desconcentração, Criação e Extinção, Características, Teorias, Classificação
2/12 - Atos Administrativos: Fatos Administrativos, Atos da Administração, Atos Jurídicos e Atos Administrativos
3/12 - Agentes Públicos: Regime Constitucional (Concurso Público, Acessibilidade, Acumulação de Cargos e Funções, Estabilidade, Regime Previdenciário, Disponibilidade, Mandato Eletivo, Sistema Constitucional de Remuneração, Associação Sindical e Direito de Greve, Direitos Sociais dos Servidores)
4/12 - Poderes e Deveres Administrativos: Uso e Abuso de Poder
5/12 - Licitações: Modalidades (Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso, Leilão e Pregão)
6/12 - Lei 10.520/02: Modalidade de Licitação Denominada Pregão
7/12 - Controle da Administração: Controle Administrativo
8/12 - Controle da Administração: Controle Judicial
9/12 - Controle da Administração: Controle Legislativo
10/12 - Responsabilidade Civil: Responsabilidade Civil do Estado
12/12 - Princípios: Explícitos (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência) e Implícitos na Constituição
Ao passo que os tópicos forem finalizados , o futuro servidor vai completando o plano de estudos. Tudo de forma personalizada. Isto é, caso não consiga concluir o conteúdo do dia, o Smart Planner faz o replanejamento das atividades automaticamente.
A ferramenta também alertará você sobre o dia da reposição. Nessa data é possível repor os blocos de teoria perdidos na última semana, além de exercitar todo o conteúdo estudado nos últimos sete dias.
Ao elaborar o seu plano de estudos para concursos, o Smart Planner perguntará qual melhor dia para você fazer suas revisões. Essa indicação tem como base técnica científica o chamado método "Repetição Espaçada".
A técnica indica que seja estudado um determinado assunto e que, depois, sejam definidos intervalos de tempo para retornar a ele.
No início, esses intervalos são menores, porém, aos poucos ficam cada vez mais espaçados. A revisão 24/7/30, inclusive, utiliza a Repetição Espaçada como base para seu cronograma.
Para a usar o Smart Planner é bem simples e rápido. Confira a seguir o passo a passo para montar seu plano de estudos personalizado:
1º Passo - Faça o cadastro na ferramenta, clicando aqui e, em seguida, clique no botão "Quero meu acesso gratuito";
2º Passo - Informe como deseja se cadastrar, se por meio de contas em redes já existentes ou com um novo cadastro;
3º Passo - Seleciona o concurso ou a área que está se preparando (caso o concurso não esteja cadastrado, é possível solicitar a inclusão no sistema);
4º Passo - Informe o tempo que tem disponível para estudar por dia;
5º Passo - Pronto! Você já pode desfrutar do Smart Planner.
No 3º passo, é necessário indicar o cargo do concurso do seu interesse, no campo de busca da plataforma. Se não encontrar a função que busca, é permitido indicar uma sugestão no link na parte inferior da página.
Já no 4º passo, você deve preencher a data de início do planejamento. Nesta etapa, é preciso selecionar quantas horas que tem disponíveis por dia da semana para os estudos. Assim como o melhor dia para exercícios e reposições.
Ao finalizar o cadastro e criar o plano, a plataforma irá gerar um planejamento de estudos, conforme as disciplinas do concurso escolhido. Tudo isso terá como base a metodologia dos ciclos de estudo.
Gostou do Smart Planner? Faça já seu cadastro na ferramenta gratuita da Folha Dirigida!