Concurso AFT pode ter chamada imediata de 25% dos excedentes

Sindicato apresenta necessidade de auditores e pede a convocação imediata de 25% dos excedentes do concurso AFT. Confira mais detalhes!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:13/02/2025 às 11:58
Atualizado em:13/02/2025 às 12:18

Boa notícia para os candidatos aprovados no concurso AFT, realizado no ano passado por meio do Concurso Nacional Unificado (CNU). A convocação dos excedentes já está no radar e pode ocorrer antes do previsto.


Isso porque o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait) solicitou a chamada imediata de 25% dos aprovados além das vagas previstas no edital, os chamados excedentes ou remanescentes.


O pedido foi feito pelo presidente do sindicato, Bob Machado, ao secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão.


De acordo com o Sinait, as 900 vagas ofertadas para o cargo de auditor-fiscal do trabalho não serão suficientes para suprir a demanda atual.


Além do déficit já existente, cerca de 500 servidores recebem abono de permanência e podem se aposentar a qualquer momento.

“Precisamos nos antecipar a esse grande problema. Além disso, uma convocação futura pode representar maior custo, uma vez que teria que ser realizado novo curso de formação”, explicou o presidente do SINAIT.

Segundo Bob Machado, a nomeação dos 900 novos auditores-fiscais não será capaz de suprir nem 15% dos cargos vagos.


Atualmente, a necessidade real da pasta é de 3.644 servidores, número correspondente às vacâncias existentes.


A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI

Após os resultados do CNU, sindicato pede que excedentes do concurso AFT sejam convocados

(Foto: Governo Federal)


Vale lembrar que todos os órgãos federais podem solicitar a convocação de 25% dos excedentes, após o preenchimento das vagas imediatas. No entanto, essa solicitação precisa ser aprovada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).


Para novas convocações, além desse percentual previsto em lei, é necessário um decreto presidencial, mesmo que o órgão ainda possua aprovados no cadastro de reserva.

Concurso AFT tem resultados divulgados

O MGI já disponibilizou os resultados finais da 1ª edição do Concurso Nacional Unificado. As notas podem ser consultadas pelos candidatos na página oficial da seleção e da banca organizadora, a Cesgranrio. Saiba aqui como consultar!


Agora, muitos concorrentes estão interessados em saber qual foi a nota de corte do concurso AFT, para auditor-fiscal do trabalho.


Dessa forma, é possível identificar quantos pontos foram necessários para ser convocado para o curso de formação.


Por exemplo, na lista de ampla concorrência, o último convocado conseguiu a nota final de 83,95 pontos, considerando a prova discursiva e a prova objetiva de Conhecimentos Específicos e Gerais.


Já na parte da cota de pessoas com deficiência, a nota final de corte foi de 82,05 pontos. Já para negros, foi de 81,55 pontos.


+ Confira a nota de corte do concurso AFT no CNU

Mais de 300 mil pessoas concorreram às vagas de AFT

O concurso AFT foi um dos mais concorrido dentro do Enem dos Concursos. Ao todo, foram 315.899 inscrições para as 900 vagas imediatas disponíveis, na carreira de auditor-fiscal do trabalho.


Do total de candidatos no Concurso Unificado, a carreira de AFT foi a terceira mais concorrida, ficando atrás apenas de técnico em indigenismo (Funai), com 323.250 inscritos, e técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE (região Nordeste), com 316.543.


Os candidatos foram avaliados por meio das provas objetivas e discursivas do CNU, aplicadas em agosto de 2024.


Com exigência do nível superior em qualquer área, a carreira de auditor-fiscal do trabalho tem remunerações iniciais de R$23.921,71, já com o vencimento básico e o auxílio-alimentação de R$1 mil.


Baixe agora a lista completa com as classificações do CNU para as vagas da Funai, IBGE e Mapa e veja sua posição com prioridade no cargo, nota final, nota da objetiva e nota da redação. Acesse aqui!

Clique para entrar agora