Concurso Aneel tem comissão formada para edital de especialista

A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou a comissão organizadora que ficará responsável pelo novo concurso Aneel, já autorizado.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:09/08/2023 às 07:22
Atualizado em:09/08/2023 às 08:47

Foi divulgada a comissão de servidores que ficará responsável pelo concurso Aneel. A seleção foi autorizada pelo governo e vai ofertar 40 vagas efetivas, ainda este ano.


A portaria, que designa os membros da comissão, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 9. O grupo é composto pelos seguintes servidores:

  • Bruno Minoru Akimoto;
  • Carlos Átila Mendonça Bueno;
  • Carlos Campos da Costa Neto;
  • Gabriel Maimoni Faria;
  • Joseanne Carla de Aguiar Santos;
  • Renan Silva do Nascimento; e
  • Rodrigo Pereira de Mesquita.

A comissão ficará responsável por elabora o projeto básico e proceder com o processo de escolha da banca, da prospecção das propostas até a efetiva contratação da empresa.


Assim que contratada a instituição, o edital ficará livre para ser publicado. Seguindo o prazo da portaria, o documento pode ser divulgado em até seis meses, sendo assim, até o dia 15 de janeiro de 2024, com até dois meses após para a realização das provas objetivas.


No entanto, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos que os editais autorizados devem ser publicados ainda este ano.


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Aneel forma comissão organizadora de novo concurso

(Foto: Divulgação)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Concurso da Aneel terá 40 vagas de nível superior

A Agência Nacional de Energia Elétrica poderá preencher 40 vagas na carreira de especialista em regulação de serviços públicos de energia.


Para concorrer, será preciso ter o nível superior completo em qualquer área.


Atualmente, a carreira conta com remuneração inicial de R$17.071,35, sendo o valor referente ao vencimento inicial mais o auxílio alimentação, ambos reajustados no início do ano pelo Governo Federal.


Um novo concurso Aneel é uma necessidade e vem sendo solicitado há alguns anos.


Em documento enviado ao ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, em 2021, o ex-diretor-geral André Pepitone da Nóbrega evidenciou o déficit de pessoal na agência.

"A entrada dos novos servidores beneficiará a sociedade, permitindo que a agência cumpra sua missão de zelar pelo equilíbrio dinâmico dos vários agentes envolvidos no setor elétrico, dentro do modelo que privilegia a qualidade dos serviços, a atratividade de investimentos, a modicidade tarifária, a justiça social e a sustentabilidade ambiental", disse Nóbrega.

Último concurso Aneel tem mais de 10 anos

A autarquia não realiza concurso público para efetivos há mais de dez anos. Em 2010, foi publicado o último edital e o Cebraspe foi o escolhido para organizar a seleção.


Na época, foram abertas 186 vagas, com a maior oferta para a carreira de especialista em regulação, de nível superior.


O prazo de validade terminou em 2014, desta forma, a agência não tem mais a possibilidade de convocar aprovados, já que novos servidores só poderão ser contratados com a homologação de um novo edital.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos