Portanto, todos os trâmites do concurso Aneel devem ser conduzidos junto ao Ministério da Gestão e Inovação, que prevê a publicação do edital unificado em dezembro deste ano e provas no primeiro trimestre de 2024.
Todas as vagas autorizadas para a Aneel são para a carreira de especialista em regulação de serviços públicos de energia. Para concorrer, será preciso ter o nível superior completo.
Atualmente, a carreira conta com ganhos iniciais de R$17.071,35, sendo o valor referente ao vencimento inicial mais o auxílio alimentação, ambos reajustados no início do ano pelo Governo Federal.
+ Aneel fala de edital, provas, lotação e mais. Leia aqui a entrevista completa!
Concurso Unificado já tem mais de 5 mil vagas confirmadas
A Aneel se junta aos órgãos confirmados e que já indicaram ao governo que irão aderir ao Concurso Unificado de 2023.
Na última terça-feira, 19, o MGI divulgou à Folha Dirigida por Qconcursos uma lista com os que já se manifestaram, totalizando 5.151 vagas até o momento, que devem ser ofertadas.
Até o final do mês, outros órgãos ainda indicarão se vão aderir ou declinar da proposta. Vale lembrar que a adesão ao CNU é voluntária. Isto é, cada órgão pode decidir se vai participar ou se deseja seguir com os preparativos do concurso por conta própria.
O Concurso Nacional Unificado é uma proposta do Governo Federal para centralizar as seleções autorizadas este ano. A ideia é ter um único dia de provas, no primeiro trimestre de 2024, em cerca de 180 cidades espalhadas pelo país.
Quer se preparar para o Concurso Nacional unificado? Então acesse o material exclusivo do Qconcursos. Clique aqui e confira!
Agência Nacional de Energia Elétrica confirma adesão ao Concurso Nacional Unificado
(Foto: Divulgação)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Veja lista de desistentes do Concurso Nacional Unificado
Embora alguns já tenham se manifestado de maneira favorável, como a Aneel, diversos órgãos que receberam aval declinaram e não participarão do concurso unificado. Veja a lista atualizada:
Concurso Unificado terá vagas por blocos temáticos
Esta primeira edição do Concurso Nacional Unificado, ou “Enem dos Concursos” como também é chamado, terá as vagas agrupadas em oito blocos temáticos:
- Administração e Finanças Públicas;
- Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
- Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
- Educação Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
- Trabalho e Previdência;
- Dados, Tecnologia e Informação Pública; e
- Nível intermediário (cargos de nível médio).
A divisão já foi revelada oficialmente pelo MGI.
As inscrições do CNU serão feitas no site da banca organizadora a ser contratada. A instituição também ficará responsável pela aplicação das provas. Serão mais de dez editais, conforme apurou a reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos.
O MGI informou que ao realizar a inscrição, primeiro, o candidato deverá escolher entre um dos blocos temáticos. Em seguida, deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.
Veja como serão as provas do Concurso Unificado
O Concurso Nacional Unificado será realizado em duas etapas.
Na primeira, os candidatos realizarão provas objetivas de matriz curricular comum a todos os candidatos; provas objetivas específicas; e provas dissertativas por bloco temático.
A aplicação das provas objetivas e discursivas será em um único turno (com quatro horas e meia de duração). Em seguida, será realizada a avaliação de titulação acadêmica e/ou experiência profissional pregressa.
Disciplinas do concurso unificado
Membros do MGI afirmaram que o conteúdo programático e as disciplinas das provas só serão divulgados após o ministério ter clareza de quais órgãos participarão do concurso unificado.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!