Concurso Unificado: Aneel confirma adesão e ofertará 40 vagas

A Agência Nacional de Energia Elétrica confirmou a adesão ao Concurso Nacional Unificado e preencherá todas as 40 vagas autorizadas pelo governo.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:20/09/2023 às 12:24
Atualizado em:20/09/2023 às 12:44

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que fará adesão ao Concurso Nacional Unificado. A autarquia preencherá todas as 40 vagas que foram autorizadas pelo Governo Federal.


A Aneel já havia formado comissão, mas ainda não tinha dado mais avanços aos preparativos, como no caso da escolha da banca organizadora.


Portanto, todos os trâmites do concurso Aneel devem ser conduzidos junto ao Ministério da Gestão e Inovação, que prevê a publicação do edital unificado em dezembro deste ano e provas no primeiro trimestre de 2024.


Todas as vagas autorizadas para a Aneel são para a carreira de especialista em regulação de serviços públicos de energia. Para concorrer, será preciso ter o nível superior completo.


Atualmente, a carreira conta com ganhos iniciais de R$17.071,35, sendo o valor referente ao vencimento inicial mais o auxílio alimentação, ambos reajustados no início do ano pelo Governo Federal.


+ Aneel fala de edital, provas, lotação e mais. Leia aqui a entrevista completa!

Concurso Unificado já tem mais de 5 mil vagas confirmadas

A Aneel se junta aos órgãos confirmados e que já indicaram ao governo que irão aderir ao Concurso Unificado de 2023.


Na última terça-feira, 19, o MGI divulgou à Folha Dirigida por Qconcursos uma lista com os que já se manifestaram, totalizando 5.151 vagas até o momento, que devem ser ofertadas.


Até o final do mês, outros órgãos ainda indicarão se vão aderir ou declinar da proposta. Vale lembrar que a adesão ao CNU é voluntária. Isto é, cada órgão pode decidir se vai participar ou se deseja seguir com os preparativos do concurso por conta própria.


O Concurso Nacional Unificado é uma proposta do Governo Federal para centralizar as seleções autorizadas este ano. A ideia é ter um único dia de provas, no primeiro trimestre de 2024, em cerca de 180 cidades espalhadas pelo país.


Quer se preparar para o Concurso Nacional unificado? Então acesse o material exclusivo do Qconcursos. Clique aqui e confira!

Agência Nacional de Energia Elétrica confirma adesão ao Concurso Nacional Unificado

(Foto: Divulgação)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Veja lista de desistentes do Concurso Nacional Unificado

Embora alguns já tenham se manifestado de maneira favorável, como a Aneel, diversos órgãos que receberam aval declinaram e não participarão do concurso unificado. Veja a lista atualizada:

Concurso Unificado terá vagas por blocos temáticos

Esta primeira edição do Concurso Nacional Unificado, ou “Enem dos Concursos” como também é chamado, terá as vagas agrupadas em oito blocos temáticos:

  1. Administração e Finanças Públicas;
  2. Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
  3. Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
  4. Educação Ciência, Tecnologia e Inovação;
  5. Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
  6. Trabalho e Previdência;
  7. Dados, Tecnologia e Informação Pública; e
  8. Nível intermediário (cargos de nível médio).

A divisão já foi revelada oficialmente pelo MGI.


As inscrições do CNU serão feitas no site da banca organizadora a ser contratada. A instituição também ficará responsável pela aplicação das provas. Serão mais de dez editais, conforme apurou a reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos.


O MGI informou que ao realizar a inscrição, primeiro, o candidato deverá escolher entre um dos blocos temáticos. Em seguida, deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.

Veja como serão as provas do Concurso Unificado

O Concurso Nacional Unificado será realizado em duas etapas.


Na primeira, os candidatos realizarão provas objetivas de matriz curricular comum a todos os candidatos; provas objetivas específicas; e provas dissertativas por bloco temático.


A aplicação das provas objetivas e discursivas será em um único turno (com quatro horas e meia de duração). Em seguida, será realizada a avaliação de titulação acadêmica e/ou experiência profissional pregressa.

Disciplinas do concurso unificado

Membros do MGI afirmaram que o conteúdo programático e as disciplinas das provas só serão divulgados após o ministério ter clareza de quais órgãos participarão do concurso unificado.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!