Concurso ANM: novo edital será solicitado, confirma autarquia

Agência Nacional de Mineração confirma que enviará pedido por novo concurso ANM e revela que carência atual é de 1.338 cargos. Veja detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:08/04/2024 às 11:01
Atualizado em:08/04/2024 às 11:47

A Agência Nacional de Mineração confirmou que irá solicitar autorização para a realização de um novo concurso ANM. Atualmente, há mais de 1,3 mil cargos vagos no quadro da autarquia e que podem ser preenchidos.


De acordo com a ANM, o pedido de autorização será encaminhado ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e já está sendo preparado.

"A ANM irá solicitar autorização para realização de concurso público sim, o processo encontra-se em fase de instrução. A data da publicação do edital depende da data da aprovação pelo MGI, de modo que não temos como fazer essa previsão", informou a agência.

Recentemente, em ofício encaminhado à Fazenda, a ANM comentou a respeito da necessidade do fortalecimento da estrutura da agência e reforçou o status do quantitativo de servidores, com uma demanda de regressão desde 2010.


Segundo a ANM, a falta de concurso para a reposição de servidores tem agravado o quantitativo de vacâncias.


Com isso, estipula que seriam necessárias, pelo menos, 300 vagas para amenizar a carência atual.


O processo de um concurso público é cheio de termos técnicos e específicos. Baixe o e-book gratuito “Dicionário dos concursos e compreenda exatamente o que está escrito nos editais. Acesse aqui!

Concurso ANM: agência confirma 1.338 cargos vagos

De acordo com a ANM, a sua carência de pessoal só tem crescido nos últimos anos. Atualmente, são 1.338 cargos que estão vagos e podem ser preenchidos com aprovados em concurso.


A maior demanda é para a carreira de especialista em recursos minerais, de nível superior.


Vale ressaltar que vários concursos para o cargo de especialista, em agências reguladoras, foram autorizados em 2023. A ANM, no entanto, não foi contemplada com autorização.


Veja a carência atualizada da ANM:


Embora não tenha recebido aval para concurso, o Governo Federal autorizou, no ano passado, a convocação de candidatos excedentes do último concurso ANM, realizado em 2021.


Foram contemplados aprovados lotados nas cidades de Belo Horizonte MG, Belém PA, São Paulo SP, Brasília DF e Salvador BA.


A seleção teve 40 vagas para a carreira de especialista em recursos minerais. No entanto, a demanda a ANM é bem maior e o concurso não conseguiu suprir toda a necessidade.


Para ingressar na carreira de especialista da ANM, é preciso ter o nível superior em algumas das seguintes áreas: Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal.


>>>Participe agora do nosso Grupo do Telegram e fique por dentro das principais notícias do mundo dos concursos!

Novo concurso da ANM será solicitado e já está em pauta

(Reprodução/Site)


Concurso ANM está em pauta desde 2023

A realização de um novo concurso ANM está na pauta e no radar do Governo Federal, desde 2023.


Inclusive, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, recebeu, em junho do ano passado, deputados para dialogar questões referentes ao fortalecimento da Agência Nacional de Mineração.


No encontro, a realização de um novo concurso ANM foi discutida.


A publicação de um edital de concurso na Agência Nacional de Mineração chegou a estar prevista para o segundo semestre de 2023 e era bastante aguardada pela autarquia. No entanto, a seleção não foi autorizada e não pôde ser aberta.


Segundo o MGI, com as novas nomeações e aval para a chamada de excedentes, a pasta pode avançar na autorização do novo concurso para a ANM.


No último pedido enviado pela autarquia, a ANM solicitou concurso para o provimento de 1.003 vagas para os cargos de especialista, analista administrativo, técnico em atividades de mineração e técnico administrativo.


Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!


Como foi o último concurso ANM?

A seleção de 2021 foi organizada pelo Cebraspe e ofereceu 40 vagas para especialista em recursos minerais.


Para ingressar na carreira, o candidato deveria possuir nível superior em algumas das seguintes áreas: Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal.


Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Ética no Serviço Público; e
  • Tópicos de conhecimentos específicos.

O salário inicial do aprovado era de R$12.400,27.

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos
InstitutoAgência Nacional de Mineração

Cargos

5

Vagas

1072
PRÓXIMA LIVEVer todas
Imagem do vídeo principal

CNU - Bloco 8 - Aula de Língua Portuguesa: Acentuação Gráfica | #maratonaqc

Equipe Qconcursos