Na noite da última quarta, 19, a portaria autorizativa, que confirma o aval do concurso Anvisa, foi publicada no Diário Oficial da União.
O documento confirma que o concurso será destinado ao posto de especialista em regulação e vigilância sanitária, com 50 vagas.
A carreira é destinada a quem tem curso de nível superior em qualquer área. Já a remuneração inicial será de R$17.071,35, incluindo o vencimento básico recém-reajustado e o auxílio-alimentação de R$658.
Concurso Anvisa tem prazo para edital divulgado
De acordo com a portaria publicada, o prazo para a publicação do edital do concurso Anvisa será de até seis meses, ou seja, até o dia 15 de janeiro de 2024.
Caso o documento não saia até esta data, acarretará:
- na perda dos efeitos desta portaria; e
- no cancelamento do atesto de disponibilidade orçamentária para a realização do concurso público.
Mas, a expectativa é que os órgãos com novos concursos autorizados não cheguem ao limite previsto na portaria. Isso porque, segundo a ministra Esther Dweck, a intenção é que os editais sejam publicados ainda este ano.
A informação foi passada com exclusividade à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos.
Quer se preparar para concursos? A Orange Week do Qconcursos está com descontos imbatíveis. Clique aqui e confira!
![](https://atreus-prd.qconcursos.com/articles/images/32c3e5da-0eab-4e86-94ca-80399ed4890a/fachada-anvisa-foto-marcelo-camargo.jpg)
Agência de Vigilância Sanitária recebe aval para novo concurso Anvisa
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária havia confirmado o envio de um pedido de autorização para um novo concurso, visando ao preenchimento der 129 vagas efetivas.
A informação foi confirmada à reportagem e a oferta solicitada destinava-se aos seguintes cargos de níveis médio, médio/técnico e superior:
- especialista em regulação e vigilância sanitária – 55 vagas;
- analista administrativo – 17 vagas;
- técnico em regulação e vigilância sanitária – 07 vagas; e
- técnico administrativo – 50 vagas.
Prepare-se para concursos! Confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Anvisa chega a 123 cargos vagos
A realização de um novo concurso Anvisa é importante para a agência, sobretudo para amenizar a necessidade de pessoal, que carece de novos servidores.
Sem concurso nos últimos anos, o quadro da agência vem reduzindo. Segundo informações do Sistema de Acesso à Informação, já são mais de 120 cargos vagos, sendo eles:
- nível médio: técnico em regulação e vigilância sanitária (sete cargos vagos) e técnico administrativo (47); e
- nível superior: especialista em regulação e vigilância sanitária (52) e analista administrativo (17).
Em novembro de 2022, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antonio Barra Torres, defendeu a realização de um novo concurso Anvisa.
"As minhas expectativas são as melhores possíveis, sou pessoa otimista, positiva. Acredito que a relação seja boa. Diga-se de passagem, não tenho queixa da relação anterior com o governo atual. Acredito que teremos uma ótima relação com o governo que entra. A agência é uma agência de Estado, objetivos são nacionais", disse.
A declaração foi dada, na época, após uma reunião entre Barra Torres e os demais diretores da agência, com os integrantes do grupo de Saúde da então equipe de transição do governo Lula.
Último concurso Anvisa ocorreu em 2016
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizou o seu último concurso Anvisa em 2016. Na época, foram oferecidas 78 vagas, na carreira de técnico administrativo, de nível médio.
O Cebraspe foi o organizador. Já os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva.
A primeira etapa contou com 120 questões sobre as seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Básicos: Português, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Ética no Serviço Público;
- Conhecimentos Específicos: Noções de Administração, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Legislação Específica.
Antes disso, em 2013, a Anvisa selecionou servidores para todas as carreiras da autarquia, incluindo cargos de níveis médio e superior. Ao todo, foram oferecidas 314 oportunidades.
As etapas de avaliação foram as mesmas de 2016, mas a prova objetiva teve 80 questões, para os cargos de nível médio, e 130, para os de nível superior. Confira abaixo as disciplinas cobradas em 2013:
- nível médio: Português; Raciocínio Lógico; Direito Constitucional, Administrativo e Ética; Regulação e Administração Pública; Vigilância Sanitária e Saúde Pública; e Conhecimentos Específicos.
- nível superior: Português; Inglês; Direito Constitucional e Administrativo; Políticas Públicas e Gestão Pública; Regulação; Vigilância Sanitária; e Conhecimentos Específicos.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!