A agência também confirmou a distribuição das 129 vagas solicitadas, que, se autorizadas, irão contemplar cargos de níveis médio, médio/técnico e superior, sendo eles:
- especialista em regulação e vigilância sanitária – 55 vagas;
- analista administrativo – 17 vagas;
- técnico em regulação e vigilância sanitária – 07 vagas; e
- técnico administrativo – 50 vagas.
Agora, a Anvisa aguarda por uma análise do MGI e espera uma possível autorização para poder realizar o seu concurso.
"Sem a autorização para o concurso, não é possível estimar as datas de publicação de edital nem de aplicação das provas", disse a Anvisa à reportagem.
A realização de um novo concurso Anvisa é de interesse da agência e pode, inclusive, já estar no radar do governo. Mas, ainda, não há previsão de autorização.
Diretor defende novo concurso Anvisa
No final do ano passado, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, defendeu a realização de um novo concurso Anvisa.
"As minhas expectativas são as melhores possíveis, sou pessoa otimista, positiva. Acredito que a relação seja boa. Diga-se de passagem, não tenho queixa da relação anterior com o governo atual. Acredito que teremos uma ótima relação com o governo que entra. A agência é uma agência de Estado, objetivos são nacionais", disse.
A declaração foi dada após uma reunião entre Barra Torres e os demais diretores da agência com os integrantes do grupo de Saúde da então equipe de transição do governo Lula.
Segundo o presidente da Anvisa, é necessário recompor o quadro de servidores da agência.
Atualmente, são cerca de 1,6 mil profissionais em exercício, sendo que 600 já podem se aposentar. Considera-se como ideal ter, aproximadamente, 2,2 mil funcionários.
"É um número difícil de ser atingido para um primeiro concurso, mas na medida que não há concurso nenhum desde 2005, a gente precisa de concurso público com número de vagas que possa, pelo menos, a curtíssimo prazo, mitigar problemas", declarou.
![](https://atreus-prd.qconcursos.com/articles/images/199241e8-2798-4e78-9b21-4b151d109524/anvisa-fachada-foto-marcelo-camargo-agencia-brasil.jpg)
Anvisa confirma pedido de concurso e solicitava mais de 120 vagas para níveis médio e superior.
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Anvisa está há sete anos sem edital de concurso
O último concurso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi realizado em 2016. Foram oferecidas 78 vagas, na carreira de técnico administrativo, de nível médio.
A última seleção contou com organização do Cebraspe. Já os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva.
A primeira etapa contou com 120 questões sobre as seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Básicos: Português, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Ética no Serviço Público;
- Conhecimentos Específicos: Noções de Administração, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Legislação Específica.
Antes disso, em 2013, a Anvisa selecionou servidores para todas as carreiras da autarquia, incluindo cargos de níveis médio e superior. Ao todo, foram oferecidas 314 oportunidades.
As etapas de avaliação foram as mesmas de 2016, mas a prova objetiva teve 80 questões, para os cargos de nível médio, e 130, para os de nível superior. Confira abaixo as disciplinas cobradas em 2013:
- nível médio: Português; Raciocínio Lógico; Direito Constitucional, Administrativo e Ética; Regulação e Administração Pública; Vigilância Sanitária e Saúde Pública; e Conhecimentos Específicos.
- nível superior: Português; Inglês; Direito Constitucional e Administrativo; Políticas Públicas e Gestão Pública; Regulação; Vigilância Sanitária; e Conhecimentos Específicos.
Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!