Veja a seguir o documento na íntegra:

A Fundatec já havia sido confirmada no final de janeiro, quando a dispensa de licitação foi divulgada no Diário Oficial.
Com a assinatura do contrato, o concurso do Corpo de Bombeiros do RS se encontra em estágio de iminência, indicando que não há mais entraves e o edital pode ser publicado.
Agora, a banca e a corporação devem se reunir para realizar os ajustes finais e definir o cronograma oficial do concurso. Em seguida, o documento com todas as regras será divulgado, embora ainda não tenha sido fixada uma data para a publicação.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Edital do concurso Bombeiros RS terá 400 vagas para soldados
(Foto: Acervo/Bombeiros RS)
Vale destacar que a contratação da Fundatec é uma notícia positiva para aqueles que já iniciaram os estudos, afinal, a banca também foi a responsável pelo último concurso do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.
Realizada em 2017, a seleção ofertou 450 vagas para o cargo de soldado
O governador Eduardo Leite aprovou a realização de novos concursos para a área de Segurança no Rio Grande do Sul, totalizando 2,7 mil vagas. Destas, 400 serão destinadas ao Corpo de Bombeiros Militar.
Todas as oportunidades serão para o cargo de soldado, que exigirá o nível médio.
Além da autorização, o governo também anunciou o cronograma de convocações dos aprovados. No caso do Corpo de Bombeiros, as nomeações ocorrerão em duas etapas:
- 200 convocados em outubro de 2025;
- 200 convocados em abril de 2026.
Com essas novas contratações, o estado alcançará o maior efetivo das forças de Segurança Pública dos últimos dez anos.
"Estamos honrando o nosso compromisso de garantir as condições para fazer a reposição programada de efetivo, depois de tanto tempo em que governos deixaram a defasagem aumentar, assegurando também a responsabilidade com as contas públicas. Seguiremos trabalhando para reforçar a Segurança Pública e, assim, garantir a atenção que o povo gaúcho merece, com um Estado tranquilo, em paz, e que seja o melhor lugar para se viver”, disse o governador.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
Requisitos do concurso Bombeiros RS
A portaria que autorizou a dispensa de licitação para a escolha da banca organizadora também confirmou que o cargo de soldado exigirá, como requisito fundamental, a conclusão do ensino médio.
Além da escolaridade, a carreira possui outros critérios obrigatórios. Entre eles, estão a altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior, no momento da posse.
Com base no último edital, confira a seguir a lista completa de requisitos para o cargo de soldado:
- ter nacionalidade brasileira;
- ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos de idade, até o último dia da inscrição para o Concurso;
- possuir a altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e 1,60m para candidatas do sexo feminino;
- estar quite com as obrigações eleitorais;
- não estar respondendo a processo criminal;
- não ter sofrido condenação criminal com pena privativa de liberdade, medida de segurança ou qualquer condenação incompatível com a função de Bombeiro Militar;
- estar quite com as obrigações militares, mediante a comprovação por meio de documento militar, que informe ter prestado ou ter sido liberado definitivamente do Serviço Militar Inicial;
- não ter sido isentado do Serviço Militar por incapacidade física definitiva;
- se praça licenciada a pedido ou “ex officio”, neste último caso, não poderá ter sido licenciada por falta de natureza grave ou licenciada/excluída a bem da disciplina, devendo estar, no mínimo, no comportamento “BOM”;
- possuir ensino médio (2º grau) completo ou equivalente;
- ser portador de Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir dentro do prazo de validade, que lhe permita conduzir veículo automotor durante o curso básico de formação bombeiro militar, classificada no mínimo na categoria "B", até o dia previsto em edital para a entrega da documentação quando formalizada a posse/inclusão no Corpo de Bombeiros Militar;
- ter obtido aprovação em todas as etapas; e
- não apresentar resultado positivo no exame toxicológico para detecção de drogas ilícitas, mediante laudo a ser apresentado por ocasião da entrega da documentação - Sindicância da Vida Pregressa do Candidato para Posse/Inclusão.
Etapas do concurso Bombeiros RS
No edital publicado em 2017, os candidatos foram avaliados pelas seguintes fases:
1ª Fase: exame intelectual;
2ª Fase: exame de saúde;
3ª Fase: exame de capacitação gísica, composto de duas etapas obrigatórias:
- Testagem de Aptidão Física (TAF); e
- TAF para bombeiro;
4ª Fase: exame psicológico, composto por duas etapas obrigatórias:
- testagem coletiva; e
- entrevista individual.
A expectativa é que a estrutura do próximo concurso seja similar, mas ainda não foram confirmadas se serão as mesmas fases.
Na prova objetiva, foram cobradas 50 questões que versaram sobre os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais e Informática.
