Concurso Bombeiros TO está no PLOA 2021 e já tem vagas confirmadas
Com vagas confirmadas, o concurso público para o Corpo de Bombeiros de Tocantins está previsto no Orçamento anual de 2021. Veja mais!
Autor:
Publicado em:08/12/2020 às 12:11
Atualizado em:08/12/2020 às 12:11
Sem novidades há alguns meses, o concurso Bombeiros TO volta a ser notícia e pode ter edital divulgado em breve. O PLOA 2021 traz previsão de provimentos para a corporação, o que aumenta ainda mais a expectativa.
A Proposta Orçamentária de 2021 para o Tocantins prevê a realização de oito novos concursos públicos no estado. Entre eles, os da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Com isso, a Segurança Pública do Estado de Tocantins deverá receber um bom número de reforços ao longo dos próximos anos.
Entretanto, o edital do concurso para o Corpo de Bombeiros ainda não tem data programada. A boa notícia é que, no início do ano, os preparativos estavam avançados.
É importante destacar que a previsão de orçamento não garante a realização do concurso, de fato. É apenas uma estimativa de que há reserva orçamentária e que a seleção deverá ser viabilizada.
Estão previstas 115 vagas, sendo 100 para soldado e 15 para oficial. As carreiras exigem os níveis médio e superior, respectivamente.
A Assessoria de Imprensa da instituição, informou também que já havia uma comissão formada. O grupo realizara estudos prévios para definir a banca organizadora e elaborar o edital.
Com isso, o grupo formado dá início ao processo de contratação da banca organizadora - que ainda não foi anunciada e deve ser confirmada em breve.
Concurso Bombeiros TO tem salários bem atrativos
Dados deextraídos da seleção de 2016 indicam que a remuneração inicial do Corpo de Bombeiros do Tocantins é bem atrativa. Para os solados, o valor é de R$4.455,46, enquanto para o cargo de oficial, o vencimento inicial é de R$8.382,10.
Quem for selecionado também terá direito a benefícios, como:
Para concorrer, é preciso ainda ter idade mínima de 18 anos. Para ser soldado ou oficial do Corpo de Bombeiros é preciso ter altura mínima de 1,63m, se do sexo masculino, e 1,60m, se do sexo feminino.
No último concurso, os candidatos foram avaliados por meio de seis etapas:
1ª prova objetiva e prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório; 2ª teste físico, de caráter eliminatório; 3ª avaliação psicológica, de caráter eliminatório; 4ª exames médicos e odontológicos, de caráter eliminatório; 5ª investigação social, de caráter apenas eliminatório; 6ª Curso de Formação de Soldados, de caráter eliminatório e classificatório.
A primeira etapa compreendeu uma redação e 60 questões de múltipla escolha sobre Língua portuguesa, Raciocínio Lógico, Conhecimentos regionais e atualidades, Informática básica e Normas do CBMTO.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!