Concurso Câmara: o que estudar para policial legislativo
O novo concurso Câmara dos Deputados terá vagas para policial legislativo. Veja o que estudar para a função!
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:17/10/2025 às 12:49
Atualizado em:17/10/2025 às 12:50
O cargo de Policial Legislativo será contemplado no novo concurso Câmara dos Deputados, com a exigência do nível superior de escolaridade. A última seleção ocorreu em 2014, quando ainda era exigido o nível médio.
Em 2023, a carreira passou por reestruturação, com nova nomenclatura e atualização dos requisitos. Assim, a preparação demanda foco em conteúdos compatíveis com o novo perfil.
Como a Câmara não oferece referência recente de prova para o cargo, é possível organizar os estudos com base no edital do concurso Senado de 2022. Ainda assim, vale observar o que a Câmara cobrou em 2014.
Após mais de dez anos sem uma nova seleção para a função, a expectativa é de alta concorrência entre os candidatos. Por isso, a recomendação é iniciar o estudo desde já.
Por onde começar a estudar para o concurso Câmara dos Deputados
Como a carreira passou a exigir nível superior em 2023, o edital do concurso Senado 2022 para Policial Legislativo funciona como base mais próxima.
Sob a organização do Cespe/UNB, atual Cebraspe, a prova objetiva foi composta por 70 questões, divididas em 40 de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos.
Em conhecimentos Gerais, foram cobradas as disciplinas de:
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico-Matemático;
Língua Inglesa;
Direito Constitucional; e
Direito Administrativo.
Em Conhecimentos Específicos, os candidatos foram avaliados em:
Direito Penal e Processual Penal;
Criminalística;
Direito Digital;
Direitos Humanos;
Informática;
Conhecimentos na área de atuação.
O edital do Senado também trouxe etapas de provas discursiva, exame psicotécnico, teste de aptidão física (TAF), sanidade física e mental e investigação social.
O que o concurso Câmara cobrou em 2014
Apesar do requisito ser o ensino médio, o edital de 2014 ajuda a entender os conteúdos exigidos para o Policial Legislativo na Câmara dos Deputados.
A última seleção avaliou os candidatos por provas objetivas, discursiva e teste de aptidão física (TAF), sob a organização do Cespe/UnB, atual Cebraspe.
Na parte objetiva, os candidatos responderam a 140 questões, sendo 70 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.
A parte de conhecimentos básicos cobrou as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa (30);
Legislação (20);
Informática e Raciocínio lógico (20).
Já em conhecimentos específicos foram exigidos assuntos relacionados as atividades do cargo.
Cargo de Policial Legislativo será contemplado no novo concurso Câmara dos Deputados
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Requisitos do cargo de policial legislativo
O cargo de policial legislativo foi renomeado para técnico legislativo – especialidade policial legislativo federal. Para concorrer, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
graduação em nível superior;
Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria “B” ou superior, válida e sem impedimentos;
aprovação em curso de formação, que constituirá fase do concurso;
boa saúde física e mental, comprovadas por exame médico;
realização de exame psicotécnico;
idoneidade moral e bons antecedentes, avaliados por investigação social.
A resolução que reformulou os cargos efetivos da Casa, além de alterar os requisitos para todos os cargos, mudou regras sobre o porte de arma do policial legislativo. O documento prevê que ele poderá ser suspenso após avaliação psicológica e preventivamente em casos urgentes.
Além disso, será suspenso de forma obrigatória caso o servidor seja indiciado em inquérito policial ou responda a ação penal por crime com violência ou grave ameaça.
Antes, a norma previa apenas avaliação psicológica periódica e habilitação em curso de treinamento renovado a cada dois anos, sem a vinculação direta a crimes de violência ou grave ameaça.
O projeto também atualizou as nomenclaturas de diversos cargos efetivos da Câmara dos Deputados.
Concurso Câmara dos Deputados é autorizado
A Câmara dos Deputados confirmou a autorização do seu novo concurso público. O ato, publicado no Diário Oficial da Casa, também apresentou a relação de cargos que devem compor o próximo edital.
A seleção contemplará as funções de técnico legislativo e analista legislativo, em várias especialidades. O foco tende a ficar para policial legislativo Federal e assistente legislativo, áreas que costumam ser bastante concorridas.
"Eu quero anunciar aqui o início do processo de realização do novo concurso público da Casa. Nós vamos fazer uma reposição de pessoal em importantes áreas (...) que vai ser importante para podermos recuperar setores em que os funcionários se aposentaram, melhorar as condições de trabalho, trazer novos servidores, porque isso é reconhecer a importância do servidor público para o nosso trabalho", declarou Motta durante reunião com servidores.
Na ocasião, ele acrescentou que todos os detalhes serão divulgados em breve pelo diretor-geral da Câmara, Guilherme Barbosa Brandão. Assista ao vídeo!
Saiba mais sobre o concurso da Câmara dos Deputados!
Veja os cargos do concurso Câmara dos Deputados
A autorização da Mesa, publicada no Diário Oficial, confirmou as especialidades de técnico legislativo e analista legislativo:
A seguir, confira as funções que serão ofertadas no edital:
Técnico legislativo:
Policial Legislativo Federal
Assistente Legislativo e Administrativo
Analista legislativo:
Registro e Redação
Processo Legislativo e Gestão
Comunicação Social
Documentação e Informação Legislativa
Museólogo
Engenheiro
Médico
Para todos os cargos será exigido nível superior, inclusive para técnico legislativo. A exigência passou a valer em dezembro de 2023, após a reformulação dos cargos efetivos.
A resolução também deixa claro: a exigência de nível superior não iguala salários de técnico e analista, não configura ascensão e não altera a remuneração do cargo de técnico, que antes exigia nível médio.
Em alguns casos, será aceito nível superior em qualquer área. É o caso de analista legislativo nas especialidades Processo Legislativo e Gestão e Registro e Redação, além de Técnico Legislativo – Policial Legislativo Federal e Técnico Legislativo – Assistente Legislativo e Administrativo.