Concurso CBMERJ: edital de soldados volta à PGE para análise
Com banca contratada, o edital do concurso CBMERJ voltou para análise da PGE. A seleção contará com 144 vagas para o cargo de soldado. Confira!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:15/05/2025 às 13:05
Atualizado em:15/05/2025 às 14:35
O edital do concurso CBMERJ, com vagas para soldado, é bastante aguardado pelos candidatos, mas ainda não tem data prevista para publicação. A minuta do documento segue em análise jurídica e ainda não foi aprovada.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro informou que aguarda o retorno do processo para, então, realizar a divulgação oficial do edital, com todas as regras e datas.
"O Corpo de Bombeiros informa que está aguardando o processo retornar da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Assim que a Corporação receber a devolutiva positiva, o edital poderá ser publicado", disse o CBMERJ.
Em janeiro, o Qconcursos Folha Dirigida apurou com exclusividade que a minuta do edital do concurso já havia sido finalizada e encaminhada à Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ) para análise e aprovação.
O Idecan, organizador da seleção, informou que o documento estava sob avaliação do setor Jurídico. A PGE, por sua vez, solicitou ajustes por parte do Corpo de Bombeiros, antes da publicação do edital.
Com o avanço das tratativas, a expectativa era de que o edital fosse divulgado em breve. No entanto, o processo acabou estagnado.
Além disso, um novo impasse surgiu, o que pode provocar mais atrasos: a indefinição sobre o limite de idade para ingresso na corporação.
A discussão ganhou destaque em março, quando o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu uma medida cautelar suspendendo os efeitos da Lei 9.546/2022, que estipula o limite de 32 anos para participação em concursos da PMERJ e do CBMERJ.
A Procuradoria-Geral do Estado informou à reportagem que o julgamento definitivo da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), movida pelo Ministério Público do Rio contra a referida lei, ainda não foi realizado.
Diante desse cenário, a PGE afirmou que aguardará a decisão final para definir quais medidas judiciais poderão ser adotadas. Isso tende a impactar os trâmites do concurso CBMERJ, podendo adiar ainda mais a publicação do edital.
Com banca contratada, CBMERJ tem entrave para novo concurso de soldado
(Foto: Divulgação)
Concurso CBMERJ tem oferta de vagas confirmada
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro foi oficialmente autorizado a realizar um novo concurso público em outubro.
A autorização foi formalizada por meio de despacho assinado pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Estado.
A seleção contará com 144 vagaspara o cargo de soldado bombeiro militar, com atuação específica na área de Busca e Salvamento.
Para se candidatar, será necessário possuir o ensino médio completo.
Do total de vagas, 20% serão destinadas a candidatos negros e indígenas, enquanto 10% ficarão reservadas para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As demais serão disputadas na ampla concorrência.
O Idecan, cujo contrato já foi assinado, ficará responsável pelo recebimento das inscrições e aplicação das provas.
Atualmente, um soldado em formação recebe remuneração de R$2.956,43. Após concluir o curso, o valor sobe para R$5.233,88, o que torna o concurso uma oportunidade atrativa para quem deseja integrar a corporação.
O concurso para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro já teve sua estrutura de avaliação estabelecida.
As informações constam no termo de referência utilizado no processo de escolha da banca organizadora.
Os candidatos passarão por uma prova objetiva, composta por 60 questões, a serem divididas igualmente entre os seguintes conteúdos:
30 questões de Língua Portuguesa; e
30 questões de Matemática.
Cada item contará com cinco alternativas, sendo apenas uma correta. Segundo o documento técnico, as provas serão aplicadas de forma descentralizada, abrangendo diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Além da etapa objetiva, o concurso incluirá fases classificatórias e eliminatórias, conforme descrito a seguir: