Concurso CDP estende prazo de inscrição e muda data da prova

Cronograma do concurso CDP para guarda portuário é retificado e provas tem aplicação remarcada.

Autor:
Publicado em:18/12/2019 às 05:00
Atualizado em:18/12/2019 às 05:00

O cronograma do concurso CDP – Companhia Docas do Pará – foi retificado. O prazo de inscrições, que seria encerrado no dia 13 de janeiro de 2020, agora vai até 23 do mesmo mês. 

Com isso, outras datas da seleção também foram remarcadas. A aplicação das provas objetivas, por exemplo, passaram de 26 de fevereiro para o dia 1º de março. A retificação foi divulgada no site do Instituto Consulplan, organizador. Confira as novas datas:

O concurso CDP visa o preenchimento de 20 vagas no cargo de guarda portuário, que exige o ensino médio e tem vencimento inicial de R$1.786,75. Das oportunidades, quatro são reservadas para negros e uma para portador de deficiência.

A jornada de trabalho será de 36 horas semanais, em turno de revezamento e/ou horário administrativo, de acordo com a lotação. O regime de contratação dos empregados da Companhia Docas do Pará é o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Os interessados em uma das vagas devem se inscrever por meio do site do Instituto Consulplan até as 16h do dia 23 de janeiro. Para confirmar participação é preciso pagar uma taxa no valor de R$90. 

Pessoas de baixa renda e doadores de medula óssea puderam pedir isenção do pagamento até o dia 13 de dezembro. Este prazo não foi estendido com a retificação. No dia 9 de janeiro serão publicadas as respostas aos pedidos. 

(Foto: CDP/Divulgação)
Concurso CDP tem 20 vagas para guarda portuário
(Foto: CDP/Divulgação)

Concurso CDP terá duas etapas de avaliação

A prova objetiva vai compor a primeira etapa de avaliação do concurso CDP, com caráter eliminatório e classificatório. O exame, marcado para 1º de março, compreenderá 40 questões de Conhecimentos Gerais e Específicos, distribuídos da seguinte forma:

Conhecimentos Gerais
 
Língua Portuguesa 15 questões
Raciocínio Lógico cinco questões
Conhecimentos Específicos Legislação Específica dez questões
Conhecimentos do emprego dez questões

A prova objetiva terá valor total de 40 pontos, de modo que cada questão valerá 1 ponto. Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de aproveitamento no exame. 

No mesmo dia da prova objetiva os candidatos ainda serão submetidos a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório. O exame consistirá na elaboração uma redação dissertativa contendo de 20 a 30 linhas. 

A redação terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 a 100 pontos. Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 50% dos pontos. 

► Descubra como a FOLHA DIRIGIDA pode ajudar na sua preparação para concursos públicos!

Vale destacar que somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados na prova objetiva e que ficarem classificados em até dez vezes o número de vagas, com exceção daqueles que concorrem às vagas reservadas. 

A aplicação das provas objetiva e discursiva terá duração máxima de quatro horas, no turno da tarde, de 13h às 17h. Os locais de realização dos exames serão divulgados a partir de 21 de fevereiro de 2020 no site da banca. 

A segunda etapa do concurso público, eliminatória, compreenderá teste médico, teste de aptidão física e teste de aptidão psicológica. Esses serão aplicáveis somente aos habilitados nos dois exames da primeira etapa.