"CNPq não participará do Concurso Unificado", confirma órgão

O CNPq confirmou que não fará adesão ao Concurso Nacional Unificado e o seu edital com até 282 vagas será publicado separadamente. Veja detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:20/09/2023 às 07:51
Atualizado em:20/09/2023 às 09:30


A informação foi passada pela Coordenadora de Administração de Pessoal (Coape) do CNPq, na última terça-feira, 19.


Vale lembrar que a informação de que não estaria no edital unificado já havia sido passada pelo órgão à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos na última semana.


No entanto, na lista divulgada pelo MGI, com os órgãos confirmados até o último dia 18, consta as 50 vagas autorizadas para o CNPq, o que tem gerado dúvidas.


Apesar da afirmação da Coape, o setor de Comunicação do CNPq ainda não deu um posicionamento, assim como o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos não explicou o desencontro quando à adesão.


Já em relação à publicação do edital, de forma separada, o CNPq disse que ainda não há uma previsão, pois segue em estágio de contratação da banca organizadora.


O órgão finaliza os trâmites burocráticos junto ao Cebraspe, que foi o escolhido para organizar.

CNPq pode ter edital este mês

Conforme consta na portaria que autorizou o concurso CNPq, o edital deve ser publicado até dezembro. No entanto, a autarquia pretende abrir sua seleção antes desse prazo. 


O CNPq informou que estima que as provas sejam aplicadas em novembro. Já as nomeações de aprovados estão previstas para 2023, no mês de dezembro. 


Como o intervalo mínimo entre as provas e o edital será de dois meses, conforme a portaria autorizativa do concurso, o edital deve ser divulgado ainda este mês. 


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Concurso CNPq pode ter até 282 vagas

O aval dado pelo Governo Federal ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico visa preencher 50 vagas de analista em ciência e tecnologia. Mas o número de convocados pode ser quase seis vezes maior.


Fontes da Folha Dirigida por Qconcursos revelaram que a seleção contará com um cadastro de reserva com mais 232 postos. Portanto, o concurso oferecerá até 282 oportunidades.


Outra informação é de que serão corrigidas 464 provas discursivas , o que representa o dobro do cadastro de reserva. As provas estão previstas para acontecer ainda este ano, por isso, o edital não deve demorar para sair.


O concurso do CNPq será composto por provas objetivas e discursivas, aplicadas somente em Brasília, no Distrito Federal. 


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Concurso CNPq será para o nível superior

A carreira de analista em ciência e tecnologia é destinada a quem tem o nível superior em qualquer área.


As remunerações iniciais são de R$5.869,48, incluindo o vencimento básico recém-reajustado pelo governo e o auxílio-alimentação de R$658.


comissão para este concurso foi autorizada dias após o aval ser confirmado.