Concurso CPRH PE: governo forma grupo de trabalho para novo edital
A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH PE) inicia os preparativos de novo concurso para ingresso de servidores
Autor:
Publicado em:05/05/2020 às 11:02
Atualizado em:05/05/2020 às 11:02
O governo de Pernambuco deu o primeiro passo para realização do novo concurso da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH PE). Um grupo de trabalho foi instituído para avaliar a necessidade da seleção e quais cargos devem ser contemplados.
A nomeação do grupo foi publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira, 5 de maio. A comissão tem por objetivo atender a nota técnica da Secretaria de Administração (SAD) referente à autorização para abertura de concurso público da Agência.
O grupo de trabalho tem o prazo de 60 dias para concluir os trabalhos iniciais e é composto pelos seguintes servidores:
Paulo Roberto Pereira Barros e Silva;
Artur Cezar de Souza Melo Teixeira;
Augusto de Albuquerque Queiroz Neto
Fausto Paixão De Santa Clara;
Kelly Aurelia da Silva.
A partir da conclusão dos estudos iniciais, o governo deve conceder o aval para realização do concurso CPRH PE. A partir disso, a comissão poderá elaborar o projeto básico da seleção, que funciona como um espelho para o edital.
Também conhecido como termo de referência, esse documento apresenta dados importantes como vagas, cargos, escolaridades e etapas da seleção. Quando pronto, o projeto básico integra a escolha da banca organizadora.
As participantes da licitação recebem o documento para que possam propor o preço para ficar à frente do concurso. Em geral, a que apresenta o melhor valor e atende aos requisitos é contratada. Assim, ganha o direito de receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.
A Agência Estadual de Meio Ambiente ainda não informou os cargos, escolaridades e salários do concurso CPRH PE. Isso porque tais detalhes serão definidos após os estudos do grupo de trabalho.
O último concurso para CPRH de Pernambuco foi realizado em 2008. O edital, na época, trouxe a oferta de 300 vagas para os níveis médio, técnico e superior.
No nível médio/técnico, as oportunidades foram para técnico ambiental e técnico em desenvolvimento organizacional. A remuneração, há 12 anos, era de R$1.365,52.
Já no nível superior, as chances foram para as carreiras de analista ambiental, analista de desenvolvimento organizacional e assessor jurídico. Os ganhos eram de R$2.731,04.
As vagas foram para diferentes municípios, como Recife, Fernando de Noronha, Petrolina, Cabo de Santo Agostinho e Itamaracá.
A banca organizadora foi a Universidade de Pernambuco (UPENET). Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
As perguntas foram distribuídas entre as disciplinas de Português, Matemática, Informática, Legislação Ambiental Básica e Conhecimentos Específicos, de acordo com cada cargo.
Entidade autárquica especial estadual, a CPRH PE é responsável pela execução da política estadual de meio ambiente.
Tem como atribuição promover a melhoria e garantir a qualidade do meio ambiente no Estado de Pernambuco, visando ao desenvolvimento sustentável mediante a racionalização do uso dos recursos ambientais, da preservação e recuperação do meio ambiente e do controle da poluição e da degradação ambiental.