Concurso Depen: locais de prova serão divulgados em agosto
Mesmo com a pandemia, o concurso Depen mantém seu cronograma inicial. Confira as datas das próximas etapas.
Autor:
Publicado em:08/06/2020 às 16:00
Atualizado em:08/06/2020 às 16:00
Tendo o prazo de inscrições do concurso Depen encerrado no sábado, 6, os candidatos da seleção do Departamento Penitenciário Nacional devem ficar atentos às próximas datas da seleção para agente federal e especialista.
A divulgação dos locais das provas objetivas, marcadas para 6 de setembro, está prevista para 26 de agosto. Antes disso, porém, o Depen deve divulgar o número de inscritos na seleção.
Para aqueles que pediram isenção da taxa, a lista provisória com a relação dos requerimentos está prevista para o dia16 deste mês.
[tag_teads]
Nesse caso, caberá interposição de recursos a partir das 9h do dia 17 até as 18h do dia 18. Já o resulto definitivo dos candidatos isentos está agendado para o dia 26.
Caso o pedido seja indeferido, a participação no concurso será confirmada somente após o pagamento da taxa. Os valores são de R$120 para agente e R$130 para especialista, e poderão ser quitados até o dia 30 de junho.
Confira abaixo as próximas datas do concurso Depen:
Consulta aos locais de prova ⇒ 26 de agosto.
Aplicação das provas objetivas ⇒ 6 de setembro.
Gabaritos preliminares ⇒ 8 de setembro.
Interposição de recursos contra os gabaritos ⇒ a partir das 9h do dia 9 até as 18h do dia 10 de setembro.
Gabarito e resultado finais das provas objetivas e resultado provisório da discursiva ⇒ 28 de setembro.
Embora diversos concursos estejam adiando suas etapas devido à pandemia, o concurso Depen mantém o cronograma de atividades.Conforme o calendário inicial do Cebraspe, as provas objetivas acontecerão em 6 de setembro.
Ao todo, a seleção avaliará por prova objetiva; prova discursiva; exame de aptidão física; avaliação médica; avaliação psicológica; investigação social.
Esses exames estão previstos para acontecer nas 26 capitais brasileiras e nos municípios de Catanduvas PR e Mossoró RN. Na ocasião, os concorrentes responderão a 120 questões no estilo Certo ou Errado.
Para agentes (nível médio), serão cobrados 30 itens de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico, Informática).
Também haverá 50 de Conhecimentos Específicos (Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social, Legislação Especial) e 40 de Conhecimentos Complementares (Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional).
Já para especialistas (nível superior), os exames trarão 40 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social), 50 de Conhecimentos Específicos (variáveis em cada especialidade) e 30 de Conhecimentos Complementares (Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional).
A prova discursiva, por sua vez, será um texto dissertativo de até 30 linhas sobre Atualidades.
Requisitos para aprovação no concurso Depen
Segundo o edital, para ser aprovado na objetiva é preciso alcançar o valor mínimo de 36 pontos totais.
No caso do agente será necessário conseguir ainda dez pontos em Conhecimentos Específicos, seis em Conhecimentos Básicos e oito em Conhecimentos Complementares.
Para especialista, além dos 36 pontos totais, será necessário alcançar oito pontos em Conhecimentos Básicos e seis em Conhecimentos Complementares.
Apenas os habilitados na objetiva terão as provas discursivas corrigidas. Ao todo, até 2.440 aprovados na objetiva terão a prova discursiva corrigida. Esse quantitativo poderá ser maior, pois os empatados na última posição determinada no edital serão considerados aptos à correção.
Desses, 2.940 são agentes e 1.500 especialistas. Confira a seguir o quantitativo de redações corrigidas por cargo e tipo de concorrência.
Agente federal de execução penal
Total de aprovados: 2.940
Ampla concorrência: 2.205
Negros: 588
Deficientes: 147
Especialista - Enfermagem
Total de aprovados: 900
Ampla concorrência: 675
Negros: 180
Deficientes: 45
Especialista - Médico Clínico
Total de aprovados: 100
Ampla concorrência: 75
Negros: 20
Deficientes: 5
Especialista - Médico Psiquiatra
Total de aprovados: 100
Ampla concorrência: 75
Negros: 20
Deficientes: 5
Especialista - Odontologia
Total de aprovados: 100
Ampla concorrência: 75
Negros: 20
Deficientes: 5
Especialista - Psicologia
Total de aprovados: 100
Ampla concorrência: 75
Negros: 20
Deficientes: 5
Especialista - Serviço Social
Total de aprovados: 100
Ampla concorrência: 75
Negros: 20
Deficientes: 5
Especialista - Terapia Ocupacional
Total de aprovados: 100
Ampla concorrência: 75
Negros: 20
Deficientes: 5
Todos os candidatos os aprovados na discursiva serão convocados para o exame de aptidão física. Os inscritos para agente deverão realizar os testes de barra fixa, flexão abdominal, impulsão horizontal e corrida de 12 minutos.
Já os participantes a especialista serão submetidos aos testes de flexão abdominal e de corrida de 12 minutos. Os aprovados em todas as fases ainda serão chamados para um curso de formação, realizado pelo próprio Depen.
Conforme a assessoria de imprensa do Depen explicou à reportagem da FOLHA DIRIGIDA, as 309 vagas oferecidas na seleção já irão suprir todo o déficit atual no departamento, de modo que não haverá a necessidade de futura chamada de excedentes.
Após a homologação, o concurso terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Diferente dos anos anteriores, não há previsão de formação de cadastro de reserva para esse concurso.
Resumo do concurso Depen 2020
Órgão: Departamento Penitenciário Nacional
Vagas: 309
Cargos: agente federal de execução penal e especialista federal em assistência à execução penal