De acordo com o titular do Depen PR, os interessados nos cargos de agente penitenciário (efetivo) e guarda prisional (temporário) devem entender que há diferenças entre as carreiras. Uma das principais diz respeito às atividades.
Os guardas costumam ter menos responsabilidades e, com isso, salários menores. Este profissional ainda atua dentro das cadeias públicas, mas principalmente na parte de hotelaria.
"O agente anda armado, atua na área de Segurança, em sistemas do estado e cuida mais da parte de segurança", explicou o diretor.
Selecionar profissionais para atuar em cadeias públicas, de forma temporária, é uma prática que se tornou comum no Estado do Paraná. Neste caso, são feitos processos seletivos simplificados para guardas prisionais nas penitenciárias públicas.
"No entanto, com o passar do tempo e a expansão do Depen, além da economia de recursos, já que os guardas têm um salário reduzido em relação aos agentes penitenciários, acabou se optando, no estado, por contratar os guardas prisionais para atuar nas penitenciárias", revelou o diretor.
+ Preparação de concursos: análise de editais PF, PRF, DEPEN e DEAP-SC
Depen PR pode chamar além das 1.394 vagas
O processo seletivo do Depen PR conta com 1.394 vagas temporárias. No entanto, mais aprovados podem ser convocados ao longo do prazo de validade da seleção, que será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
Isso ocorre porque, segundo o diretor do Departamento Penitencário, mais 200 profissionais devem ser convocados, totalizando assim 1.594 chamadas. O aumento no número de convocações ocorre devido à expansão do Depen PR.
"Nós temos uma previsão de um aumento em torno de 200 vagas. Até porque o Depen irá absorver mais de 30 carceragens que hoje pertencem à Polícia Civil. Então nós precisaríamos de mais 200 profissionais para fazer essa incorporação das penitenciárias", disse.
O resultado final do processo seletivo do Depen PR será divulgado no dia 10 de julho. Já as convocações estão previstas para a partir do dia 13 de julho. Segundo Francisco Caricati, o objetivo é chamar os aprovados imediatamente.
"Nossa previsão é a contratação imediata. Tão logo os inscritos sejam selecionados, nós pretendemos fazer essas contratações, até porque já no dia 21 de julho já iniciam as atividades desses profissionais", revela o diretor.
Das 1.394 vagas oferecidas, 227 são destinadas às mulheres, segundo o edital. Em relação à chamada dessas candidatas, o diretor explicou que estas guardas serão alocadas de acordo com a região escolhida, no momento da inscrição.
No entanto, elas poderão atuar em penitenciárias femininas e masculinas. "Não é uma garantia de que a pessoa vai trabalhar em uma cadeia feminina, até porque a masculina também absorve mão de obra feminina e vice-versa. A nossa preferência é para que elas atuem onde há mulheres presas", explicou o diretor.
Saiba tudo sobre a seleção do Depen PR
- Órgão: Departamento Penitenciário do Paraná
- Banca: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR);
- Cargos: guarda prisional
- Requisitos: nível médio completo
- Vagas: 1.394 temporárias
- Lotação: Estado do Paraná
- Remuneração: R$3.055,69
- Inscrições: de 19 a 29 de maio
Depen PR terá análise de títulos
O processo seletivo do Depen PR contará com duas etapas: análise de títulos e exame de investigação de conduta. O resultado da primeira fase está previsto para ser revelado a partir do dia 17 de junho.
Também a partir do dia 17, os aprovados serão convocados para a segunda etapa. Ao todo, serão chamados até 11.152 candidatos para esta fase.
Deste total, 1.816 serão do sexo feminino e 9.336 do sexo masculino, em uma distribuição de acordo com as regionais de atuação (nove no total). O resultado final do processo seletivo do Depen PR será divulgado no dia 10 de julho.
Já as convocações estão previstas para a partir do dia 13 de julho. Os candidatos não convocados irão integrar um cadastro reserva, caso ocorra vacância ou surgimento de novas vagas ao longo da validade da seleção.